O que vale mais no Facebook: Quantidade de fãs ou Engajamento?

Postado por em Facebook, Graph Monitor

Vamos confessar que medir o sucesso de uma fan page pela quantidade de fãs é algo que nos atrai facilmente. Talvez porque a quantidade chame mais nossa atenção do que necessariamente a qualidade desse número de fãs.

Mas o que realmente significa ter 50 mil fãs no Facebook? Isso é muito, pouco ou precisa melhorar? Será que essa é a métrica que prova o sucesso de uma marca no Facebook?

Quando você ganha um like de um fã no Facebook, significa que a partir daquele momento a pessoa está mostrando para todos os seus amigos que gosta da sua marca. E ainda, está dando uma chance de sua mensagem chegar diretamente a ela através do mural. Mas isso só vai acontecer se o seu conteúdo for relevante para fazer as pessoas interagirem, ou seja, dar likes, comentarem ou compartilharem com os amigos.

quantidade de fãs ajuda a amplificar o boca a boca social. Se cada brasileiro tem em média mais de 130 amigos no Facebook, a partir do momento que curte uma marca, todos os amigos vão saber disso.

E para continuar essa amplificação do boca a boca social no Facebook é importante se preocupar com o engajamento, ou seja, em como sua marca vai interagir com os seus públicos e isso pode ser feito através de conteúdos exclusivos, promoções, aplicativos, etc. Só não acredite que para engajar seus públicos em torno da marca, é preciso ficar postando mensagens o dia inteiro ou só “viver de promoções”.

Exemplo de interação e conteúdo relevante para os fãs no Facebook em 2011 foram as fan pages BrahmaFla e Guaraná Antarctica, que chegaram a receber, respectivamente, 31.091 e 29.922 likes em uma única publicação. O interessante é observar também o tipo de conteúdo dessas publicações. A BrahmaFla provocou seus fãs a sacanearem o rival Vasco e o Guaraná Antarctica fez um post relacionado a amizade e o mais importante é que ambos usaram um “call to action” (“clica em COMPARTILHAR” ; “Dê um curtir”) para chamarem os fãs para a ação. E deu resultado, não é mesmo?

Resumindo… acompanhar a quantidade de fãs é importante, porque a partir do momento que sua fan page recebe likes, você ganha a oportunidade de engajar cada uma das pessoas que diz gostar da sua marca. Daí o peso de medir também qual a taxa de engajamento de sua marca!

Me diz, o que significa ter 50 mil fãs no Facebook e 5% de taxa de engajamento? Significa simplesmente que uma fan page pode ter muitos fãs, mas ninguém pode estar realmente interessado na mensagem que a marca está querendo passar. E isso não é nada bom, porque você pode estar falando sozinho no Facebook.

Acompanhar a taxa de engajamento é importante para medir a efetividade de sua fan page e entender o que pode ser feito para, além de buscar aumentar o número de fãs, conseguir engajá-los em torno de sua marca.

 

 

*O GraphMonitor, nossa ferramenta de monitoramento e mensuração de resultados no Facebook, terá uma área especial para você analisar o engajamento da sua fan page e de seus concorrentes em períodos específícos.

Quer conhecer mais sobre a ferramenta? Deixe um comentário aqui no post ou visite o site: www.graphmonitor.com

(O GraphMonitor ainda está em fase Beta fechado, mas você já pode se inscrever para ficar sabendo do lançamento e já pedir quais fan pages do Facebook você quer monitorar.)