4 campanhas de push notification para ativar usuários do seu app mobile

Entre as dificuldades que os aplicativos para aparelhos móveis enfrentam, a principal é manter ativo o interesse dos usuários.

Varejistas que trabalham com apps para smartphone sabem que incentivar as pessoas a instalar é apenas o primeiro passo. Pouco adianta trazer muitos usuários se eles não usam o aplicativo frequentemente.

A melhor maneira de superar esse desafio da retenção é ter em mãos um bom app, que seja funcional e ágil, tenha um design chamativo e sempre traga novidades.

Mas só isso não basta para competir com as outras dezenas de aplicativos instalados nos aparelhos. É preciso trabalhar o engajamento com campanhas por push notifications.

Para quem não conhece, as notificações push mobile são aqueles avisos que aparecem na barra de status do seu smartphone sempre que os apps instalados desejam compartilhar alguma informação relevante, mesmo que não estejam sendo usados naquele momento.

Tais notificações podem ser enviadas de forma manual ou automática a usuários específicos, com base em dados como comportamento de uso, localização ou característica da pessoa. O grande desafio é segmentar e personalizar as mensagens para conquistar a atenção das pessoas.

Campanhas desinteressantes e irrelevantes dificilmente despertam o interesse dos usuários e, assim, não são capazes de elevar o engajamento com o aplicativo.

Para ajudar os profissionais de marketing a elaborar campanhas com bons resultados, listamos aqui 4 ideias de abordagens para mensagens com foco em retenção.

1) Faça perguntas ao usuário

Em um mundo em que o consumidor tem o poder de voz cada vez maior, fazer perguntas é uma forma de você mostrar que valoriza a opinião do seu usuário e que conhece bem seu perfil de uso.

As questões podem envolver a preferência da pessoa sobre um produto, um assunto do momento ou sobre o próprio app.

Aplicativos de e-commerce podem, por exemplo, perguntar sobre a cor preferida do usuário. Apps de serviços podem usar questões para divulgar funcionalidades não usadas, no estilo de curiosidades (“Você sabia que…?). Já os games podem fazer perguntas sobre a preferência dos jogadores.

2) Incentive com alguma recompensa

Simplesmente pedir ao usuário que abra seu aplicativo provavelmente não irá resultar em um aumento significativo no engajamento com o app. É preciso incentivá-lo com algum propósito ou recompensa, como um código promocional ou uma novidade avassaladora.

Para isso, basta que a chamada da notificação contenha um apelo poderoso e que demonstre urgência, como dizer que o desconto só estará disponível por algumas horas ou que a novidade só será revelada aos primeiros cem usuários que acessarem o aplicativo.

3) Crie suspense para levar ao app

Dispare dicas cativantes e deixe seus usuários entenderem que descobrirão mais sobre o assunto abrindo o aplicativo. Envolva-os em um clima de mistério, forneça pistas através das notificações push e deixe-os que descubram, acessando o app, alguma coisa interessante.

Bom lembrar que, como esta tática envolve gamification, deve ser usada com moderação para que não caia na rotina e acabe por afastar o usuário ao invés de atraí-lo. E não custa dizer que é preciso realmente ter algo interessante.

Caso contrário, o resultado será frustração.

4) Seja pessoal e vá direto ao ponto

Nesse mix de campanhas de push notification, guarde sempre espaço também para testar mensagens bem diretas. Se você monitora o comportamento de uso das pessoas, pode inferir o que desejam.

Neste caso, ofereça aquilo que seus usuários realmente querem, sempre de forma personalizada.

Mensagens push mobile do tipo “curto e grosso” podem funcionar bem e apresentar boas taxas de abertura e retenção se forem enviadas para as pessoas certas e na hora certa.

Só tome cuidado para criar os segmentos e gatilhos automáticos que realmente disparem uma mensagem relevante para cada usuário.

Em resumo… teste e avalie

Use campanhas de notificações push com criatividade e as pessoas sempre estarão ativas e engajadas com seu aplicativo.

É importante sempre testar as diferentes abordagens e avaliar quais mensagens estão dando os melhores resultados conforme o perfil do seu público.

E você, já testou alguma estratégia de campanha de push notifications diferente destas abordadas aqui? Conte-nos sua experiência pelo campo de comentários abaixo.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *