5 maneiras de obter o email dos visitantes do seu site sem incomodá-los

Tempo de leitura: 5 minutos

Diversos negócios ao redor do mundo se desenvolvem com vigor utilizando estratégias baseadas fortemente em marketing por email. E a construção de uma base de emails consistente está ao alcance de qualquer pessoa que opera um negócio online.

Mas há um pequeno problema: ações para obtenção de endereços de emails às vezes incomodam os usuários do seu site. Os formatos usuais para solicitação de emails em páginas da web podem afetar a experiência do usuário. E muitas vezes isso é tão marcante que os visitantes preferem abandonar o site.

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Exemplo disso é a forma mais usada para obtenção de emails para construção de bases: as janelas pop-up. Se usado de forma errada, esse recurso pode, na verdade, prejudicar muito o seu site. Como prova, trago aqui um experimento feito pelo especialista em marketing digital Matthew Woodward.

Para avaliar como essas janelas afetam o comportamento dos usuários, ele programou um pop-up para ser aberto após 7 segundos do visitante online em uma determinada página. Os resultados foram uma queda de 9,3% no número de páginas por visita e 10,2% no tempo médio de duração das visitas no site.

O pop-up se mostrou um desestímulo à leitura da página. A verdade é que as pessoas não gostam de ver janelas como essa, especialmente quando elas parecem um obstáculo à navegação (e quase sempre são). Por isso, separamos aqui algumas dicas de como captar cadastros.

Você não precisa repetir as fórmulas tradicionais, que são amplamente usadas mas que muitas vezes têm eficiência questionável. Com um pouco de criatividade, tudo o que você precisa é ter o cuidado de não fazer com que os elementos da sua página para captação de emails sejam vistos como barreiras à navegação pelo usuário.

A seguir algumas formas objetivas de se fazer isso:

1. Exiba um box no fim do conteúdo

Se você não está obtendo um número satisfatório de cadastros, a principal perda pode estar ocorrendo porque você não está solicitando o email do leitor no final da sua página. A maioria dos visitantes decide se cadastrar ou não na sua base depois de ler o seu conteúdo (nós temos esse box no fim deste post > cadastra lá).

Então, nada mais natural que exibir um formulário ao fim da página, logo após o conteúdo. Este recurso faz com que a janela de cadastramento na base faça mais sentido para o visitante, solicitando seu email depois de oferecer um bom conteúdo. Torna-se um direcionamento para a navegação e deixa de ser uma barreira a ela.

2. Utilize pop-ups de saída

Pop-ups não são totalmente condenáveis. Ao contrário, funcionem bem quando não atrapalham a navegação. Uma ótima ideia é usar o recurso de exibir um pop-up aos usuários que indicam a intenção de abandonar a página.

Essa tecnologia, conhecida como exit-intent, é capaz de determinar, pelo movimento do mouse, quando o usuário está se preparando para abandonar o site. Neste momento um pop-up é exibido, e você tentará converter o visitante desistente em um lead para a sua base.

3. Soft pop-up na rolagem da página

Um dos métodos mais sutis de coletar emails é a exibição do chamado soft pop-up depois que o usuário rola uma determinada parte da página. Uma pequena caixa de subscrição é exibida no rodapé do browser, de preferência com um efeito de slide, tornando-se claramente visível porém sem interromper a leitura ou parecer algo invasivo.

4. Barra horizontal no topo

Um recurso simples, discreto e eficiente: uma pequena barra horizontal no topo do site, convidando os visitantes a se cadastrarem na sua base. Não se esqueça de fazer com que a barra acompanhe a rolagem da página e se mantenha visível durante toda a navegação.

Também é importante usar uma mensagem curta e objetiva, com um call to action para cadastramento. Uma forma legal que encontramos para fazer isso é incentivando o cadastramento nessa barra horizontal com um social login. Veja abaixo como fizemos com o Black Bullet:

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5. Ofereça conteúdo exclusivo

Vai escrever um conteúdo, por exemplo, sobre as “20 formas infalíveis de reter seus clientes”? Ótimo! Ofereça uma amostra com os primeiros itens da lista e, logo depois, posicione um box simples para cadastramento, liberando o material completo somente após o usuário informar seu email.

Os visitantes que certamente não se importarão em fornecer um simples endereço de email em troca desse conteúdo, concorda? O mesmo vale para um conteúdo mais denso, como um eBook sobre “Retenção no Ecommerce“. Neste caso, podemos até solicitar mais informações…

Capte email sem incomodar visitantes

Identificar as pessoas que entram no seu site é fundamental para você abrir um canal de relacionamento e trabalhar nutrição e retenção de usuários. Assim, também é possível entender o comportamento de navegação de cada cliente e captar seus interesses dentro do seu site.

Coloque-se no lugar do seu visitante e encontre a melhor forma de pedir seu email ou social login. Não existe resposta pronta, pois cada site e cada público têm suas particularidades. Quais dos métodos apresentados neste artigo são mais eficientes para você? Compartilhe conosco aí embaixo no campo de comentários.

1 comentário


  1. Foi no minimo engracadoeu estar lendo exatamente “janelas pop-up. Se usado de forma errada…” e ver baixar um popup bem na hora.

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