5 perguntas que você deve fazer para a sua agência de performance

Tempo de leitura: 3 minutos

o que perguntar para uma agência de performance de e-commerce

Alguns e-commerces possuem uma agência de performance para ajudar a atrair mais clientes para seu site. Com certeza é uma tarefa complicada escolher a melhor agência, por isso se você já tem a sua queremos te ajudar a ter os melhores resultados.

Listamos abaixo 5 perguntas que você deve fazer para a sua agência para ter certeza que eles estão fazendo o melhor trabalho possível.

1) Disparos em massa ou segmentados?

Fazer disparos em massa sem nenhum tipo de segmentação não é o estado da arte hoje em dia… muitas empresas fazem isso. Imagine você entrar em um e-commerce, fazer seu cadastro e ficar recebendo frequentemente ofertas que não te interessam? Certamente você irá bloquear esse e-mail e aí você acaba perdendo um importantíssimo canal com seus clientes….

Agora imagine receber ofertas que te interessam e com uma freqüência razoável… certamente a tendência de fazer uma nova compra é muito maior e de cancelar o recebimento do e-mail muito menor!

Portanto, entenda como a sua agência vai realizar este trabalho para você. Pergunte como ela vai fazer a segmentação da sua base e criar suas réguas. Segmentação é a chave para um ROI alto em e-commerce.

2) Quais notificações recorrentes estão sendo usadas?

Temos clientes usando essas 5 notificações recorrentes e tendo ótimos resultados:
a) lançamento de novos produtos (nova coleção de roupas por exemplo)
b) estamos com saudades (clientes que não visitam o site há mais de 30 dias)
c) primeira compra (cliente cadastrou mas não fez a primeira compra)
d) aniversário
e) cross selling (exemplo: cliente comprou um sapato, oferecer um cinto que combina com o sapato)

Peça sugestões para sua agência de performance. Procure saber a justificativa e o objetivo para cada uma das notificações recorrentes que ela pretende disparar para sua base.

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3) Quais são os resultados obtidos com os disparos de e-mails?

Temos várias métricas relacionadas aos e-mails: envios, entregas, aberturas, cliques… Mas o que realmente importa é o resultado daquele e-mail. Qual o resultado de um e-mail para um e-commerce? O cliente comprou um produto. Por isso medir a receita last-click e a receita influenciada pelos e-mails disparados é muito importante. O que adianta saber a porcentagem de usuários que somente abriram e clicaram no email mas não saber se eles compraram?

Monitore e cobre resultados e melhorias em todas essas métricas de acompanhamento da sua agência. O email marketing ainda é a principal ferramenta de vendas recorrentes do e-commerce.

4) Temos uma comunicação multicanal?

O e-mail é um ótimo canal de comunicação com seus clientes mas imagine poder enviar um SMS avisando o seu cliente que a encomenda dele já está sendo entregue, ou uma notificação no Facebook avisando que um produto que ele tem interesse acabou de entrar em pré-venda. Procure saber se sua agência de performance está pronta para pesquisar e utilizar as novas tecnologias presentes no mercado. Se está antenadas às novidades e realmente orientada para resultados.

5) Quem são seus top clientes?

Quem são os clientes que mais compram no seu e-commerce? O que eles tem em comum? O que eles tem comprado? Qual a frequência das compras deles? São perguntas interessantes de serem respondidas, lembre-se do princípio 80/20 (Pareto), ou seja 80% das suas vendas são feitas para 20% dos seus clientes. Essa proporção pode até não ser 80/20 mas com certeza existe um pequeno grupo que é responsável por grande parte das vendas. Um trabalho mais intenso nesse grupo pode ser mais barato e trazer mais resultado que trabalhar 100% da sua base de clientes.

Saiba se a sua agência pretende se comunicar com estes clientes e como ela vai fazer isso. Essas pessoas são muito importantes para o seu negócio e precisam ser impactadas de maneira diferenciada.

Enfim esperamos que essas perguntas te ajudem a entender melhor o trabalho da agência de performance que você contratou. Um trabalho de performance bem feito faz os dois lados ganharem (agência e e-commerce).

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