7 passos para aumentar a entregabilidade dos seus emails

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Existe uma listinha em que nenhum profissional de marketing gostaria de estar: a famosa BlackList. Pesadelo de quem envia email marketing, essas listas agrupam domínios e endereços de IP denunciados como disseminadores de spam na internet.

O email marketing é uma boa ferramenta para alavancar vendas e gerar retenção de clientes. Mas, se os seus e-mails caem na caixa de spam dos seus clientes, você está desperdiçando recursos e tempo.

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Para ajudar profissionais de marketing a ter bons resultados, reunimos algumas dicas que vão fazer com que você aumente o nível de entregabilidade das suas mensagens, impactando diretamente na geração de novas oportunidades com as pessoas cadastradas.

1) Escolha do disparador

É muito importante escolher bem na hora de contratar empresas que realizam disparos e entregas de email marketing. Nem todos têm tecnologia e servidores suficientes para garantir uma boa taxa de entregabilidade. Escolha mau e seu domínio pode ser manchado.

Por isso, a plataforma de marketing de retenção da Dito é integrada ao Mandrill e ao Sendgrid, os dois maiores grupos de disparo de email do mundo. Escolhemos essas duas empresas depois de longa pesquisa para garantir bons resultados para nossos clientes.

2) Link de descadastramento

Se a pessoa não quer mais receber suas mensagens, dê a liberdade do descadastramento. Essa ação pode evitar alguma reclamação e, o mais importante, a marcação da mensagem como spam. Mostre ao seu público que você realmente quer enviar algum conteúdo interessante e não quer ser o chato que está enchendo sua caixa de entrada.

3) Confirmação de cadastro

Pedir para que o usuário confirme o seu cadastro é uma maneira ideal de realmente ter certeza que aquela pessoa quer receber os seus conteúdos. Além disso, impede que alguém realize um falso cadastro, manchando o seu mailing.

4) Higienize constantemente a sua base

Avalia e reavalie a sua lista de audiência, procure não enviar conteúdos para aquelas pessoas que, após vários e-mails enviados, não chegaram nem a recebê-los. Quando mandamos mensagens para endereços desativados, o servidor pode entender isso como spam.

5) Envio segmentado

Existe algo melhor do que receber aquela mega oferta do seu tênis preferido, com 60% de desconto, em uma época que você está precisando de um pisante novo? Mas e se esse tênis estiver disponível apenas no tamanho 44, e você na verdade, calça 40? Frustrante não é?

E aquela oferta 80% off da camisa do São Paulo? Só que o site que te enviou não sabe que você só pesquisa por produtos do Corinthians, e é torcedor fanático do coringão. Por esses e outros motivos, segmente sua base e direcione as mensagens por perfil e interesse. Caso contrário, você têm grandes chances de ser marcado como spam pelas pessoas cadastradas.

6) Não envie arquivos em anexo

Arquivos em anexo podem prejudicar o desempenho da entrega do seu email. O ideal é colocar todas as informações no corpo da mensagem e disponibilizar links para que as pessoas possam acessar outros conteúdos.

7) Evite palavras proibidas

Não use expressões como “grátis”, “free”, “fique rico”, “oportunidade”, “sorteio” e outras que eu não posso citar aqui. Essas palavras, geralmente usadas em emails tipo spam, podem fazer com que sua mensagem seja identificada como indesejada pelos servidores dos seus públicos.

Em resumo… avalie entregabilidade

Existem vários sites para testar se seu e-mail, IP ou domínio estão na blacklist de algum provedor. Você pode usar, por exemplo o Mxtoolbox ou o MultiRBL.valli.org. Se o seu domínio está em alguma blacklist, pare de efetuar disparos imediatamente até que seja confirmada a remoção.

Uma boa opção é obter uma certificação para o domínio. Como assim? É bem simples, você paga para entrar na WhiteList. Sendo um remetente certificado, o domínio normalmente tem a garantia de estar em dia com o conjunto de boas práticas.

Espero que essas dicas ajudem você a aumentar seus resultados com email marketing.

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