Como contratar um Analista de CRM de Marketing?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você está tendo dificuldades para encontrar um bom profissional para operar sua plataforma de CRM, ou está começando a construir essa área na sua empresa, veja só essas dicas:

Encontrar um bom profissional de CRM em uma entrevista não é uma tarefa fácil. Muitas vezes porque não sabemos o que procurar, em primeiro lugar. E, segundo, não é uma profissão difundida ainda, muitas empresas nem sabem ao certo o que de fato é um CRM.

Esse post é para te ajudar nessa parte: entender o que é essencial em um analista de CRM de Marketing, isto é, a pessoa responsável por manusear e operar uma ferramenta de envio de emails ou um CRM mais robusto, coletando os dados e mensurando os resultados, para que você se sinta mais seguro ao conduzir uma entrevista e fechar uma contratação.

Vamos reunir nesse post:

  • As principais habilidades e experiências desejáveis nesse profissional;
  • Como será um dia na rotina dele;
  • Quais serão suas responsabilidades;
  • O que esperar dessa pessoa, etc.

Então reúna o seu time de RH e marketing para acompanharem juntos esse post:

O que devo procurar nesse profissional de CRM?

Uma das principais competências que você deve procurar, é uma pessoa que seja data-driven, isto é, que tenha uma grande habilidade com números e seja guiada por eles, pois irá precisar tomar decisões.

Por isso, caso a pessoa não tenha experiência prévia com CRM, ter experiência com atividades relacionadas a análise de dados, tais como relatórios e acompanhamento de métricas, pode ser um bom ponto de partida.

O cenário ideal é que a pessoa já tenha tido uma experiência prévia criando estratégias de e-mail marketing, acompanhando resultados e métricas, gerando relatórios, que entenda de design e marketing. Bom, na verdade, esse é o cenário dos sonhos. Mas saiba que esse profissional tão bem preparado vai exigir um investimento muito maior.

O cenário mais fácil de ser a realidade, é que a pessoa saiba bastante sobre analisar dados e métricas, um pouco de design, um pouco de marketing e que esteja por dentro do que acontece no mercado varejista, ou que tenha o mínimo de noção sobre isso.

Resta entender se, para a sua empresa, basta um estagiário ou analista junior que tenha tido algum tipo de experiência na área, ou é necessário contratar um analista sênior. Depende da demanda e maturidade da sua empresa.

Abaixo vamos falar sobre a rotina desse profissional, e dar algumas dicas de por onde você deve começar.

Qual será a rotina dele na minha empresa?

A rotina de um analista de CRM consiste basicamente em:

  • Analisar perfis de clientes (compras e padrões de comportamento), definir personas e clusters.
  • Desenvolver e otimizar fluxos automatizados com foco em conversão.
  • Analisar e implementar melhorias para otimizar métricas.
  • Planejar, desenvolver e estruturar campanhas de email marketing e/ou outros canais tais como: SMS, push mobile, browser push, entre outros.
  • Acompanhar os resultados e métricas das campanhas, observando se estão de acordo com os indicadores definidos previamente.
  • Aprimorar e otimizar as campanhas com base nos resultados, fazendo testes A/B, por exemplo.
  • Gerar relatórios semanais e mensais com insights de melhorias buscando otimizar cada vez o budget.

Vale lembrar que aprimorar e otimizar as campanhas é um trabalho diário e que demanda persistência, disciplina e muita análise. Sempre tem algo que pode ser melhorado, e, para isso, devem ser feitos muitos testes.

Por onde começar?

O primeiro ponto é sempre desenhar uma persona, ou seja, a pessoa que tenha o perfil ideal para se juntar à sua equipe nos mínimos detalhes. Pode ser mais de uma persona, mas não tenha mais que 3 personas na mão, pois isso pode tirar completamente o foco e ter o efeito contrário.

Para construir sua persona seja o mais específico que puder, construa a pessoa ideal, dê nome à ela, gênero, idade, estado civil, personalidade, etc.

Neste momento, é interessante mapear todas as informações necessárias para entender e identificar quem será o candidato ideal para a vaga. Seguem alguns exemplos de personas para você se inspirar:

Persona Analista de CRM 1

Na Persona 1 temos a Maju, um exemplo de estagiário sem experiência que pode ser desenvolvido. Ela é estudante de publicidade e propaganda, e está no 6º período. 

Não tem experiência ainda, mas consegue operar e entender superficialmente Google Analytics e Adwords. Tem visão analítica e grande facilidade de gerar e interpretar relatórios. Nas horas vagas escreve no seu blog e moda e está sempre conectada nas redes sociais.

Nesse caso é fundamental que o gestor desenvolva e acompanhe essa profissional.

Persona 2: analista de CRM júnior.

Para Persona 2, temos a Letícia que é Analista Júnior, já é formada em Publicidade e Propaganda e Pós graduada em marketing.

Tem experiência de 2 anos como analista de marketing, Google Analytics e Adwords. Consegue interpretar algumas informações de relatório e dar insights de tomada de decisão para seu gestor baseada nesses dados.

É uma pessoa atualizada nas notícias em geral. Gosta de viajar e ler nas horas vagas.

Persona 3: Analista Sênior de Marketing e CRM

O Eduardo é nosso exemplo mais maduro e preparado (e também provavelmente o mais caro). Ele é Formando em Publicidade e Propaganda, tem uma pós graduação em marketing e MBA em marketing de varejo.

Possui experiência de 2 anos em agência de publicidade, 3 anos como analista de marketing e 3 anos como analista de CRM.

Tem muita experiência com Google Analytics, Adwords e campanhas de search em geral. Grande facilidade para interpretar relatórios e tomar decisões baseadas em dados. Acompanha métricas e indicadores diariamente. Reporta diretamente para o gestor da área de marketing.

Nas suas horas livres gosta de jogar futebol com os amigos, e é o craque da pelada de domingo.

Encontrando o analista de CRM ideal para minha empresa

Como eu disse, é necessário avaliar a situação da sua empresa de forma individual.

Já possuem uma estratégia de CRM com ao menos um profissional sênior e precisam dar maior tração aos processos operacionais? É provável que um estagiário ou um analista júnior (dependendo do volume de trabalho necessário em sua empresa) sejam ideais.

Caso vocês ainda não tenham uma equipe de marketing estruturada, e precisam acelerar o processo, o melhor caminho é contratar um Analista de CRM Sênior, que vai poder estruturar e operar a estratégia com maior autonomia.

Se sua empresa precisa dar passos menores e tem o objetivo de começar com alguns testes mais pontuais com a estratégia de CRM, recomendamos a contratação de um profissional júnior/pleno.

Vale ressaltar que é fundamental desenhar suas personas com base na maturidade da empresa e nos projetos que vocês pretendem iniciar com relação a CRM, estratégias de email marketing e retenção/fidelização de clientes.

Passamos pelas habilidades que são desejáveis e na rotina que ele irá desempenhar. Junte esses pontos e construa sua persona. Deste modo ficará, sem sombra de dúvidas, mais fácil contratar a pessoa ideal para conduzir ou fortalecer sua estratégia de relacionamento com clientes.

 

Esperamos ter ajudado! Conte para a gente como foi (ou está sendo) para contratar um analista de CRM na sua empresa!

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