Imagem ilustrativa de uma pessoa em dúvida.

Como criar e-mails de aniversário que geram vendas recorrentes

Relacionamento é a regra de ouro quando se trata de marketing digital. Muitas empresas já perceberam isso e aproveitam cada oportunidade de interação com o público. O resultado desse trabalho, geralmente, é o fortalecimento da ligação entre as pessoas e as marcas.

As campanhas de e-mail marketing disputam a atenção dos consumidores em meio a um volume enorme de estímulos na internet. Por isso, é muito importante planejar campanhas personalizadas, que façam as pessoas se sentirem realmente especiais.

Por isso, aproveitar a data mais especial do ano para o consumidor, o aniversário, pode fazer toda a diferença. A pergunta é: você sabe como criar no seu CRM e-mails de aniversário que geram vendas recorrentes? Se ainda não pensou no assunto, temos 4 dicas infalíveis. Acompanhe!

A fórmula para aproveitar o aniversário do cliente para converter em vendas se dá, basicamente, por enviar descontos e outros tipos de vantagens que o estimulem a fechar a compra. Veja um passo a passo para que essa estratégia dê certo.

1) Não se esqueça do aniversário

Se você está coletando o dado de aniversário dos seus clientes, faça algo com essa informação. Eu já cadastrei minha data de nascimento em vários sites e apps mobile e fico impressionado como grande parte não me manda nem um parabéns..

Este dado não deve ser obrigatório em seu formulário de cadastro. Então, se as pessoas estão preenchendo essa parte, é porque esperam receber alguma mensagem. Não desaponte seus clientes. Automatize o envio e esteja sempre em dia com o calendário.

2) Crie algo realmente atrativo

Se você está aproveitando uma data tão importante, o mínimo que seu cliente espera é ser tratado de forma personalizada. No dia do aniversário, as pessoas costumam receber muitas mensagens. Seja diferente.

Use a criatividade para pensar em um assunto chamativo e uma mensagem com uma linguagem próxima, bem coloquial, que revele o seu real carinho com o cliente. Capriche no layout, faça algo realmente inspirador.

3) Entregue uma surpresa

Depois de receber o e-mail, seu cliente terá realmente criado uma expectativa em relação ao “presente especial” que você prometeu. Que tal oferecer um cupom com um desconto generoso para comprar na loja virtual ou na loja física?

Outra forma de estimular a venda com o aniversário é oferecer um brinde exclusivo na próxima compra. Não há limites na hora de criar uma surpresa para seu cliente aniversariante. Cuide, no entanto, para renovar essa mensagem para que sempre continue como uma surpresa.

4) Chame para a ação

Use a criatividade para criar uma mensagem poderosa que, ao mesmo tempo que emocione, também estimule a compra. Faça com que o aniversariante associe imediatamente a surpresa de receber um e-mail diferenciado com a marca da sua empresa.

Por fim, o importante é que o cliente se sinta especial, gerando retenção e fidelidade. Além de mensagens de aniversário, você também pode usar outros motivo para se comunicar de forma segmentada com as pessoas da sua base, por exemplo, 1 ano desde a primeira compra.

Manual ou automático?

Se o seu número de clientes é bem pequeno, você até pode mandar essas mensagens manualmente. No caso de um volume maior, fica a sugestão de automatizar o envio dessas notificações de feliz aniversário com uma ferramenta de marketing de retenção.

Você conhece a Dito?

A Dito é uma empresa de tecnologia que nasceu para revolucionar a experiência de engajamento entre marcas e pessoas. Com a plataforma da Dito, nossos clientes trabalham retenção, fidelização e geração de novas receitas a partir da sua base de consumidores.

Acesse o nosso site e saiba mais sobre a nossa plataforma de CRM para o Varejo Omnichannel.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *