Como usar push notifications para aumentar o engajamento com os usuários do seu app?

Tempo de leitura: 3 minutos

Quantos apps você tem no seu smarthphone? E quantos você usa de fato? Segundo pesquisa do Yahoo, cada pessoa tem em média 95 aplicativos instalados. Descobri que eu tenho 64, mas só 20 são abertos todo mês. O resto são aqueles que eu baixei um dia e só entrei para ver algumas vezes. Caíram no esquecimento, no mar de apps que eu, provavelmente, nunca abrirei novamente.

dito_push_notification_segmento_cliente_mensagem_celular_mobile

A maioria dos aplicativos brasileiros ainda usa pouco (ou mal) um canal direto de comunicação com os usuários. As mensagens na barra de status dos dispositivos móveis (em inglês push notifications) são uma forma eficiente de impactar as pessoas e trazê-las de volta para dentro do app. As taxas de abertura e conversão desse tipo de notificação são bem maiores que de outros canais.

A explicação para o sucesso da mensagem push está em atingir o usuário em qualquer lugar, por meio do dispositivo onde ele consegue chegar mais rápido ao aplicativo. Com dois toques, um app esquecido abre na tela e volta à vida para ter novamente a oportunidade de conquistar as pessoas e fazer parte de sua rotina.

Como mandar push notifications que funcionam?

Com a plataforma Dito, sua empresa pode enviar notificações para os usuários usando este espaço privilegiado de engajamento. É possível enviar mensagens sobre novidades, promoções e outros conteúdos que incentivem as pessoas a interagir com o app. Acesse aqui para marcar uma conversa sobre este assunto ou continue lendo para saber mais.

O resultado das ações de marketing com push notifications pode ser incrível, mas é preciso ter cuidado para não ser invasivo e acabar incomodando o usuário. Para mandar as mensagens certas na hora certa para as pessoas certas, é preciso segmentar a base de usuários conforme as características e, principalmente, o comportamento.

dito_push_notification_segmento_cliente_mensagem_celular_mobile_message

Para as pessoas que não entram no app há uma semana, podemos tentar uma abordagem bem humorada do tipo: “Estamos com saudade :’( Volta! Vem viver outra vez ao meu lado”. Para os usuários assíduos que abrem o aplicativo todos os dias, a abordagem é outra: “Uau! Você é uma das pessoas que mais usam o nosso app 😉 Valeu!”

As notificações podem até ser automatizadas de acordo com as interações. Você define uma mensagem personalizada e um “gatilho” para acioná-la, como o exemplo que citei acima, de ficar uma semana sem abrir. Sempre que alguém se encaixar nos padrões, a notificação é enviada de forma automática.

Você também pode definir as mensagens conforme as características dos usuários: sexo, idade, local de moradia. Vale produzir notificações simples, mas com o grande poder de mostrar que você quer estar perto das pessoas que usam seu app mobile. Nesse caso, podemos usar o push para desejar felicidades no aniversário, dar dicas só para mulheres, lembrar de algum evento em determinada cidade, entre outras.

Melhore o engajamento dos usuários

Com as regras de notificações programadas, você pode acompanhar as estatísticas e fazer ajustes em suas campanhas para melhorar ainda mais o engajamento dos usuários no seu aplicativo. O resultado é um marketing direcionado e com maior impacto, tendo como base a experiência de cada cliente.

dito_push_notifications_mobile_devices_dispositivos_moveis_app_aplicativo_notificar_usuarios_crm_social

5 passos para sua empresa começar a usar push notifications com a Dito

  1. Escolha o segmento com quem você quer falar
  2. Selecione o canal de notificações mobile
  3. Agende mensagens recorrentes para manter seus usuários sempre ativos
  4. Crie uma regra de notificação automática conforme a interação das pessoas com o app
  5. Monitore suas campanhas de marketing e melhore os resultados

Qualquer usuário, mesmo sem conhecimento técnico, pode compor notificações diretamente na plataforma Dito. É tão fácil quanto enviar um email e ainda é possível visualizar como a notificação aparecerá em cada dispositivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *