Como o teste A/B pode melhorar suas taxas de abertura

Tempo de leitura: 6 minutos

O sonho de todo profissional de marketing (e de outras áreas também) é ter uma bola de cristal que mostre o que se passa na cabeça dos seus clientes e diga como sua campanha vai fazer mais sucesso.

Bom, não existem bolas de cristal no mundo do marketing digital, mas existem formas de entender o comportamento de compra dos clientes, através de um CRM, e também formas de testar suas campanhas para saber a que fará mais sucesso, com o teste A/B.

Nessa semana a Dito está lançando nosso teste A/B, e para que você aproveite o máximo desse novo recurso, criamos este post com intuito de mostrar as maiores vantagens e também algumas dicas para melhorar suas taxas de conversão.

O teste A/B permite que seja analisada a performance de 2 ou mais e-mails com um grupo de controle e, depois, a melhor versão é enviada para o restante da sua base, assim, você tem maiores probabilidades de garantir o melhor resultado para suas campanhas.

O objetivo principal é poder identificar facilmente quais estruturas precisam ser alteradas no e-mail para aumentar o número de conversões, ou seja, a versão do e-mail que teve mais receptividade do seu público.

Teste o assunto do e-mail: tenha melhores taxas de abertura

O assunto (ou título) é um dos principais influenciadores (senão o principal) na abertura do e-mail. E melhorar suas taxas de abertura, pode significar melhores taxas de conversão e mais vendas, desde que o conteúdo do e-mail esteja tão bom quanto o assunto.

Siga as melhores práticas para criar um bom assunto de e-mail:

  • Títulos com até 50 caracteres
  • Use de 6 a 10 palavras
  • Nada de títulos sensacionalistas e genéricos do tipo:

“Corra!” – “Clique aqui!” – “Abra esse e-mail!”

  • Prefira títulos mais personalizados, chame o cliente pelo primeiro nome:

“João, olha só essa seleção de camisetas florais!”

  • Use o título para citar promoções, formas de pagamento facilitadas, brindes, etc.:

“Luiza, vem ver essa promo! Batons à partir de 19,90!”

“Daniel, quer sua casa mais bonita? Decoração em até 10x sem juros”

“Alice, quer ganhar um rímel fullsize? Vem ver!”

  • Use emojis para se destacar e captar a atenção do seu cliente:
Essa é minha caixa de entrada dos e-mails na aba Promoções. Veja como os emojis são os que mais chamam atenção.
Essa é minha caixa de entrada dos e-mails na aba Promoções. Veja como os emojis são os que mais chamam atenção.

Veja só como os emojis chamam mais a atenção. Você pode testar, por exemplo um título com emoji e outro sem e avaliar como o seu público recebe cada e-mail. Pode ser que no caso do seu público em específico não seja uma boa usar emojis, ou o contrário também pode acontecer e você precisar usar em quase todos os e-mails.

Segmentar é fundamental!

Não é porque você pode testar algumas opções de variações de e-mail que deve parar de segmentar. Muito pelo contrário, é fundamental que você segmente, pois para acurar o resultado dos testes é preciso que o grupo que vai receber aquele e-mail seja bem segmentado.

Crie clusters dentro da sua base de clientes, para segmentar e testar. Isso faz com que os resultados do teste sejam mais precisos.

Os clusters são grupos de pessoas que possuem uma mesma característica ou um conjunto de características similares. Você pode escolher, por exemplo, se comunicar com todos os homens de 20 a 40 anos, que navegaram na categoria Star Wars, e então fazer o teste apenas com esse grupo.

Não faz sentido enviar e-mail para a base toda, com ofertas genéricas, e tentar aplicar o teste A/B com um grupo gigante e que não possuem características parecidas. Isso pode comprometer o resultado do teste e acabar não adiantando muita coisa usar esse recurso nesse caso.

Além do que, enviar e-mails segmentados e personalizados trazem mais resultados para suas campanhas. 77% do ROI de e-mail vem de campanhas automatizadas e personalizadas, segundo um estudo divulgado pela DMA.

Fazendo o teste A/B com a Dito

Para fazer o teste A/B com a Dito é muito simples, pois pensando justamente na usabilidade dos nossos clientes, ao clicar em “Nova Notificação” a plataforma já dá a opção de usar o teste ou enviar normalmente. Veja:

Teste A/B com a Dito Na Dito é possível falar com o cliente por mais de um canal (push mobile, SMS e e-mail marketing). Por isso, escolha o canal no qual quer falar com o cliente:

Escolha o canal.
Escolha o canal.

Selecione o segmento para o qual a sua notificação será enviada:

Escolha com quem você quer falar.
Escolha com quem você quer falar.



Ao selecionar o segmento automaticamente processaremos o número de pessoas aptas a receber a notificação, abrindo as opções de configuração do seu “TESTE A/B” serão exibidas na tela:

Teste A/B com a Dito
Nas configurações é possível setar qual tipo de teste será feito (O que você quer testar?) e o número de variáveis.

No campo “Qual a porcentagem de pessoas deve receber o teste?” podemos configurar o tamanho da base que receberá o nosso teste. Sempre que você arrastar a barra automaticamente os valores no campo de “Resumo” serão recalculados, sendo possível entender quantas pessoas receberam as variações da sua notificação e quantas receberão o disparo ganhador.

Na última etapa “Por qual métrica devemos escolher o ganhador?” é possível escolher o critério que definirá qual o melhor disparo, além do tempo para essa definição após o disparo inicial. Após setar os critérios enviaremos automaticamente a notificação vencedora seguindo os critérios pré-estabelecidos, sem a necessidade de você se preocupar posteriormente.

Ao avançar para o próximo passo você poderá configurar as variações dos títulos que serão testados:

Teste A/B com a Dito
Após finalizar os passos de configuração e disparar a sua notificação os resultados estarão disponíveis para serem analisados. É possível analisar o resultados das notificações de teste separadamente e de maneira consolidada. Ao definir o resultado ganhador um ícone de “troféu” será exibido, identificando qual foi a notificação enviada para o restante da base.

Quer saber mais?

E aí, quer saber mais sobre o teste A/B da Dito? Entre em contato conosco pelo e-mail: falecom@dito.com.br

Já é cliente e ficou com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de Suporte e Customer Success através do Intercom da Dito.

 

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