Como usar a Dito para unificar o mundo online e offline

Tempo de leitura: 3 minutos

No Fórum E-commerce Brasil que aconteceu em Julho, uma das tendências que mais foram citadas por vários palestrantes foi a integração dos ambientes online com o offline. Isso está intimamente ligado a uma outra idéia que é a tão falada jornada do cliente. Afinal, o seu cliente que caminha pelos universos on e offline é o mesmo, no entanto não é assim que é tratado quando se relaciona com as marcas com atuação em ambos ambientes.

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Cliente único

Se conseguimos entender e monitorar o comportamento do cliente nesses dois ambientes, o conhecimento sobre ele aumenta muito. E quanto mais conhecermos sobre nosso cliente, sobre suas características e sobre seu comportamento, mais conseguimos antecipar seus movimentos e atuar pro-ativamente em cima de sua jornada, provocando conversões e gerando vendas. Listamos abaixo alguns benefícios que são possíveis graças a essa unificação.

Benefícios das integrações: O que temos em cada mundo ?

Online

  • Os clientes que acessam o site estão indo para o e-commerce e vice-versa?
  • O que os clientes mais visualizam?
  • O que os clientes mais compram?
  • Houve abandono de carrinho?
  • Qual o ticket médio das compras?
  • Qual a jornada de compra dos clientes no universo online?
  • O que tem sido mais interessante no site para nossos clientes?

Offline

  • Quantos clientes que compraram algum produto e abriram um chamado com menos de 7 dias ?
  • Recebemos um elogio de um cliente no SAC, como podemos retribuir?
  • Recebemos uma reclamação, como podemos fazer o cliente gostar da empresa novamente?
  • O cliente comprou na loja física, podemos mandar uma notificação agradecendo pela compra.
  • Em quais lojas o cliente mais compra?

Online e Offline

  • Podemos entender se ele costuma pesquisar online e compra na loja física ou vice-versa.
  • Entender a verdadeira jornada de compra do cliente.
  • Quanto tempo um cliente leva para fazer uma compra? Qual o ticket médio?
  • O que ele prefere comprar online e o que prefere comprar offline? Existe diferença ou não?
  • Vamos enviar uma notificação para esse cliente comprar um novo produto, se ele está com um chamado aberto no SA

Desafios

O maior desafio está na integração, geralmente as empresas possuem fornecedores diferentes para cada canal. Dessa forma é necessário entender como cada fornecedor irá disponibilizar seus dados, qual o formato deles e quais dados estarão disponíveis. E aqui, além da diferença na forma de tratar dados estamos também falando na utilização de tecnologias diferentes que nem sempre conversam muito bem umas com as outras.

Depois é preciso que cada fornecedor comece a disponibilizar seus dados para que a Dito possa criar os clientes que serão únicos. Tornando a nossa plataforma a centralizadora e tratadora de todos estes dados que estão sendo compilados.

Conclusão

Embora seja mais desafiador analisar os dois mundos, essa unificação só traz benefícios para os clientes e para as empresas. E como nosso objetivo é sempre trazer mais resultados, o trabalho é muito árduo, mas no final do dia temos certeza que os clientes que se beneficiam desta integração vão revolucionar a maneira como trabalham o marketing.

Os consumidores que se relacionam com os nossos clientes terão experiências cada vez mais personalizadas e únicas. Fazendo com que o marketing não seja mais visto como aquela ferramenta de ludibriar e bombardear consumidores com mensagens que eles não pediram para receber.

Aproximar empresas e consumidores por meio de soluções tecnológicas e transformar o marketing tradicional em um marketing de resultados é o que estamos fazendo. E como resultado disso as empresas terão condições de ter métricas para poder analisar e se comunicar com seus clientes e com isso tentar fidelizá-los.

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