Engajamento: aprenda a transformar clientes em fãs da marca

Tempo de leitura: 3 minutos

Já se foi o tempo em que o marketing, e outros setores relacionados à comercialização, giravam em torno do produto. Hoje em dia as coisas mudaram, e as empresas estão cada vez mais conscientes de que o cliente é mesmo o foco de toda estratégia. Afinal, sem cliente não há vendas! Tudo bem, pode surgir o argumento de que atender bem não é nenhuma novidade. Sim, de fato não é.

Mas e quando o assunto ultrapassa o campo do relacionamento formal, e palavras como “fãs e embaixadores” passam a ser usadas? É mesmo possível que uma empresa faça seus clientes se engajarem a este ponto? Sim, e é sobre isso que trataremos neste artigo. O objetivo é que você fique consciente e devidamente motivado a elevar a experiência de empresa/cliente ao nível da alta performance. Vamos em frente!

engajamento-clientes-fas-da-marca

Inbound Marketing

Atualmente não dá para falar de engajamento sem lembrar-se de inbound marketingjá falamos sobre ele aqui no blog. O fato é que não existe outra estratégia que capte e retenha a atenção dos consumidores de forma tão eficiente. Por isso se preocupe em produzir conteúdos relevantes para seus clientes em potencial e perceba como eles irão começar a amar sua marca, a ponto de promovê-la e defendê-la. É fundamental que, a fim de ter uma estratégia de inbound vencedora, você pense em regras de nutrição para estes consumidores a partir dos assuntos e conteúdos que eles têm acessado.

Espaços de cadastro

Criar espaços de cadastro é uma ótima forma de incentivar o engajamento.  Por isso providencie formulários e áreas específicas em seu site para que seus clientes interajam. A partir dos dados e informações coletadas nesses formulários, pode-se formar uma base de leads consistente e se relacionar com eles a médio e longo prazo. A ideia aqui é utilizar bem os cadastros para direcionar estratégias personalizadas e satisfazer os clientes. Mas não se esqueça, para conquistar cadastros é necessário conteúdo de alta relevância, neste caso pode-se pensar inclusive na produção de materiais ricos como: eBooks, checklists, pesquisas, kits, etc.

Interações diretas

Cativar fãs se torna mais fácil quando a empresa interage diretamente com o público. Então, não hesite em dialogar com seus clientes. Esteja onde eles estão e incentive conversas dinâmicas, as redes sociais são ótimas para isso. Pense em personalização e conquiste mais embaixadores para seu negócio!

Atendimento Humanizado

Outra dica super efetiva é humanizar o processo de atendimento. É bem verdade que as pessoas gostam de comprar de um para um, mesmo com empresas na frente da negociação. A automação de marketing é um processo essencial para dar escalabilidade para os negócios, porém cuide para não tirar completamente a pessoalidade do atendimento. Em suma, não abra mão do trabalho humano na hora de lidar com os clientes de forma direta.

CTA-Blog-retencao-ecommerce

Resolução de problemas

A última dica é definitivamente uma tática garantida para assegurar a satisfação de clientes. Se for colocada em prática, sua marca terá não apenas um, mas um fã clube em volta dela. Resolva os problemas de seus consumidores! Faça com que seus produtos e serviços vão ao encontro a necessidade de seu público alvo. Alie a dica anterior a esta, personalizando o atendimento, ouvindo e consolidando o que seu cliente tem a dizer. E se houver reclamações, não seja negligente, mas apresente soluções. Resumindo este tópico, esteja antenado às estratégias de Sucesso de Cliente, torne-se um parceiro.

Você já testou alguma dessas táticas ou todas elas no seu negócio? Conta pra gente nos comentários se deu resultado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>