Funil: entenda seus pontos de dispersão de clientes e otimize sua conversão

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Já ouviu falar em “funil de vendas”, “funil do cliente”, “funil de marketing” ou “funil de compras”? Essa ideia vem sendo muito usada atualmente para descrever o percurso de um lead ou cliente até o momento de conversão. Como o funil tradicional, começa largo no topo e vai ficando cada vez mais estreito no fundo. No geral, o objetivo é identificar os pontos de dispersão e criar ações segmentadas conforme o momento de cada lead ou cliente para movimentá-lo na direção que desejamos.

A teoria do funil é útil para vários segmentos, mas tem uma aplicação especialmente interessante para negócios online. O motivo é simples: nesses casos, podemos acompanhar o comportamento de navegação e as interações de cada pessoa, o que facilita a coleta de dados e a identificação exata dos pontos de dispersão. Já escrevemos aqui sobre como reter clientes e agora vamos mostrar como podemos fazer isso de uma forma simples e automática usando a plataforma da Dito.

Acompanhe taxas de conversão e dispersão de clientes

Quando e onde você está perdendo seus clientes? Essa é a principal pergunta respondida pela nossa funcionalidade de “Funis”. Com esse recurso, você pode criar fluxos conforme os comportamentos trackeados e visualizar os pontos de dispersão. Ao longo do percurso, você acompanha as taxas de conversão em cada fase, podendo entender exatamente quantos clientes completaram a etapa e quantos podem ser trabalhados para passar à próxima fase do funil.

Assim, além de conseguir facilmente visualizar esses dados, você pode criar mensagens personalizadas, inteligentes e multicanais para reduzir a dispersão em cada ponto. Clicando no botão “Notificar dispersão”, é possível criar ações de marketing específicas, que serão enviadas automaticamente sempre que uma pessoa estiver “presa” em uma das fases. O objetivo é fazer com que mais pessoas que iniciaram a trajetória no topo do funil terminem no fundo com a conversão. Vamos ver alguns exemplos conforme o segmento de negócio:

Ecommerce: funil de compra

Na vertical de Ecommerce, podemos pensar em um acompanhamento básico da trajetória de compra dentro do site da loja online. Nesse caso, seriam 4 fases, começando quando a pessoa visualiza uma página, inclui o produto no carrinho, acessa a área de pagamento e confirma a compra (imagem abaixo). No gráfico, podemos ver exatamente as taxas de conversão e dispersão entre cada fase. Das 67.851 pessoas que entraram no topo do funil,  32.116 chegaram ao fundo, uma conversão de 47%.

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SaaS / Tecnologia: funil de uso

Já escrevemos aqui sobre as expressões churn rate e customer succes. Essas duas métricas têm sido cada vez mais usadas entre as empresas brasileiras do setor de tecnologia, principalmente aquelas com modelos de negócio do tipo SaaS (Software as a Service). Com a funcionalidade de Funis da plataforma da Dito, é possível acompanhar de forma simples esses números, identificar exatamente os pontos de dispersão e atuar de forma pontual com notificações inteligentes.

Para este caso, podemos pensar em uma aplicação sobre uso de um sistema. Na imagem abaixo, fizemos um exemplo do funil de uso da própria plataforma da Dito, com foco em como nossos clientes estão usando a nova funcionalidade de Funis. Das 34.642 pessoas que se logaram neste período, 15.580 acessaram a aba de Funis, criaram um funil e o editaram. Assim, conseguimos guiar as pessoas para o uso de todas as potencialidades de um sistema, gerando uma maior percepção de valor e novas oportunidades de up-selling.

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Em resumo…

A funcionalidade de Funis da plataforma Dito foi pensada com os objetivos de simplificar a visualização da trajetória dos clientes e, principalmente, facilitar a atuação para reduzir as taxas de dispersão.

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