Melhores práticas para disparos de notificações no Facebook

Tempo de leitura: 3 minutos

Algumas empresas já estão se beneficiando do uso de um canal super direto de entrega de mensagens, as Notificações no Facebook. Aqui na Dito, já falamos sobre este assunto e nossa plataforma é uma das que permite este tipo de interação com os seus clientes. No entanto a entrega destas notificações não é algo simples de se fazer, tampouco pode ser tratado com displicência.

 

Assim como as campanhas de email marketing são guiadas por boas práticas para que sua lista não seja negativada e você comece a ver suas entregas e níveis de conversão caindo. As Notificações no Facebook possuem parâmetros para que sejam disparadas e entregues. E no caso da rede social estas regras e melhores práticas são ainda mais rigorosas por se tratar de um ambiente controlado totalmente pela empresa.

O primeiro passo para que seja possível enviar as notificações no facebook é ter um aplicativo dentro da rede. No entanto seu aplicativo não precisa necessariamente ser desenvolvido especialmente para o facebook.

Você pode, por exemplo, replicar o seu site dentro da rede, desde que tenha um certificado de navegação segura (https). Desta maneira você poderá disparar notificações que redirecionem o usuário para um ambiente seu dentro da própria rede.

Fatores Críticos para as Notificações:

A taxa de cliques é o fator decisivo para definir se sua notificação foi efetiva ou não.
Notificações com taxa de cliques baixas podem ser consideradas como spam. Usuários tendem a marcar como spam ou desativar as notificações do seu aplicativo caso não achem a mensagem importante, diminuindo assim a sua taxa de cliques e o numero de usuários na base.

Aplicativos que enviam mais de 50.000 notificações por semana devem manter um padrão de taxa de cliques acima de 17%. Apps que não mantiverem esse padrão e/ou enviarem um grande volume de notificações tendem a ter seus apps e notificações desabilitadas temporariamente.

Obs: Fórmula do Facebook para calcular a regra dos 17% para mais de 50.000 disparos semanais é a seguinte: Total de cliques nos útimos 7 dias / Total de disparos(impressões) nos últimos 7 dias

As melhores práticas:

Evitar usuários inativos: Seu aplicativo não deve mandar notificações a usuários que não logaram nos útilmos 28 dias. Dessa forma evitamos que usuários marquem as notificações como spam. Aplicativos que recebem muitas marcações de spam ou cancelamentos podem ser punidos com a suspensão do envio.

Comece aos poucos e faça testes antes de grandes disparos: Se você possui um aplicativo com grande volume de usuários é recomendado que comece notificando apenas uma parcela do público e escale o volume gradativamente, mantendo-se dentro do limite de 50.000 notificações por semana. Dessa forma é possível testar diversas mensagens e facilitar o entendimento de qual possui a melhor taxa de cliques antes de atingir o patamar de 50.000 notificações por semana e ser obrigado a ter uma taxa de cliques de 17%.

Normalmente um teste contendo de 1-5% da sua base já demonstra a efetividade ou não de uma mensagem.

Envie somente uma ou duas notificações diárias por usuário: Após a segunda notificações os usuários tendem a não clicar mais ou marca-las como spam

Monitore sua taxa de cliques: Monitore sempre a taxa de cliques dos seus disparos, sempre lembrando que, de acordo com Facebook uma boa taxa deve possuir 17% de cliques ou mais. Evite sempre disparos simultâneos para facilitar o controle.

Você já usou as notificações no facebook? Tem outras dicas para compartilhar? Deixe nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *