Nossa homenagem ao Orkut, a primeira rede social realmente usada entre os brasileiros

Chegou o dia 30 de setembro. O anúncio já havia sido feito há vários meses e, mesmo assim, a morte do Orkut causa hoje uma comoção geral na internet, especialmente entre os brasileiros. Com ele, aprendemos a usar e adorar as redes sociais, entendemos um novo sentido para a palavra comunidade, resgatamos amizades antigas e conhecemos novas pessoas.

Para a Dito, fica o sentimento da perda de um amigo com quem convivemos durante um longo tempo. Com ele, começamos a trabalhar nas ideias de conexão e engajamento. Em agosto de 2008, fomos uma das primeiras empresas brasileiras a lançar um app no Orkut. Ao todo, foram mais de 30 aplicativos lançados na rede social. Como homenagem, separamos aqui 9 desses projetos:

1) Bolão odrible: durante anos foi o app de esportes com maior engajamento no Orkut, ultrapassando a barreira de 1,5 milhão de usuários.

2) Minha Loja Pagseguro: um dos primeiros projetos de social commerce no Brasil. Qualquer pessoa podia anunciar produtos que eram expostos em uma vitrine no perfil do usuário.

3) Music Poke UOL: app em que qualquer pessoa podia enviar músicas para seus amigos.

4) DengueVille: jogo educativo, inspirado em sucessos como Farmville, para ensinar as pessoas a combater a dengue. Teve mais de 1 milhão de jogadores em apenas 3 meses.

5) Bloqueia Veio: jogo patrocinado pela Tim que emitia um som que somente os jovens conseguem ouvir. Foi a semente que depois virou o plano Tim Beta.

6) Olimpíadas do Conhecimento Sesi: versão para a rede social do grande evento realizado pelo Sesi em todo o Brasil com estudantes. Já trazia uma boa ideia de gamification que está em nosso DNA.

7) Novela Caras & Bocas da Rede Globo: a pessoa podia escolher um amigo e a atriz Flávia Alessandra aparecia em um vídeo segurando uma placa com o nome desse amigo.

8) Flickr no Orkut: aplicativo para a rede social de fotos.

9) Simuladão Vestibular PUC Minas: quiz de perguntas e respostas sobre o vestibular da PUC Minas.

Para os saudosos, o resgate do conteúdo estará disponível até 2016, com a possibilidade de exportar os álbuns de fotos para o Google+. Já o conteúdo das comunidades públicas ficará disponível em uma espécie de museu virtual. Ao Orkut, fica o nosso sincero agradecimento pelos 10 anos no ar. 

Qual a sua melhor lembrança do Orkut? Compartilhe aí conosco nos comentários abaixo 🙂

Você conhece a Dito?

A Dito é uma empresa de tecnologia que nasceu para revolucionar a experiência de engajamento entre marcas e pessoas. Com a plataforma da Dito, nossos clientes trabalham retenção, fidelização e geração de novas receitas a partir da sua base de consumidores.

Acesse o nosso site e saiba mais sobre a nossa plataforma de CRM para Varejo Omnichannel.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *