O que os apps mobile estão perdendo por não usar notificações push?

Tempo de leitura: 4 minutos

Os smartphones se tornaram uma extensão do nosso corpo. Em menos de cinco anos, o que era uma grande novidade se tornou algo essencial na vida de muitas pessoas. Há, inclusive, usuários que se dizem viciados nos aparelhos, que não conseguiriam viver sem eles nem por um dia.

Também, não seria por menos, os smatphones trouxeram praticidade para o dia a dia. Além das ligações e trocas de mensagens, a nova era dos celulares conta com a presença ilustre dos aplicativos (ou apps), que vão de redes sociais a jogos, auxiliares em dietas, exercícios físicos e organização.

Por outro lado, existem inúmeros aplicativos que acabam ficando esquecidos nos aparelhos. Muitas vezes o download é feito por impulso, indicação de alguém ou mesmo por uma moda do momento, e depois nunca mais são usados. Pensando nisso, as notificações push mobile vêm para contribuir com a utilidade e permanência dos apps no smartphone do usuário.

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Confira abaixo os benefícios que essas mensagens trazem para o seu aplicativo:

1) Não se torne um app zumbi

Como citado anteriormente, sabe-se que muitos aplicativos são baixados e depois esquecidos totalmente no smartphone. Isso pode acontecer pela grande variedade de apps disponíveis no mercado atualmente.

Só na App Store (segundo a própria Apple) são mais de 1 milhão de aplicativos disponíveis. Para que seu aplicativo não fique esquecido, as notificações push são bastante efetivas, sempre lembrando ao usuário que seu app continua ativo e que podemos contar com ele.

2) Destaque-se entre outros apps

Se os usuários costumam baixar muitos aplicativos em seus aparelhos, é preciso pensar em uma estratégia de destaque entre tantos outros que chamam a atenção. Além do bom conteúdo a ser oferecido, as notificações push auxiliam fortemente nesta tarefa.

Aqui vale o ditado que diz: Quem não é visto, não é lembrado. Ou seja, se você quer engajamento dentro do seu aplicativo, trate de aparecer na tela do smartphone das pessoas que têm o app mobile instalado em seu dispositivo.

3) Lembretes personalizados

Segmentação e personalização são as palavras da moda no marketing. E não é por acaso. As pessoas são diferentes e gostam de ser tratadas de maneira individual. Por isso, as notificações push podem servir para o app mobile estar presente na vida do usuário no momento certo.

As notificações personalizadas podem lembrá-lo da hora de assistir um programa de televisão, de tomar um remédio, recomendar um exercício físico específico ou até mesmo de comer alguma coisa no meio da tarde.

4) Ofertas especiais

Para quem tem interesse em fazer vendas pelo app mobile, as notificações push são ótimas para lançar promoções. Podem servir para anunciar o lançamento de um produto, uma reedição ou mesmo algum desconto de última hora.

E, mesmo que a compra não seja feito pelo próprio aplicativo, esse tipo de mensagem é muito interessante para complementar campanhas por email e até ações de marketing offline. Afinal, quem não gosta de promoções de suas marcas favoritas?

5) Informação em tempo real

Algo que os dias atuais trouxeram foi a ânsia por informação e o fato de estar atualizado sempre. Usuários de redes sociais, por exemplo, adoram compartilhar notícias e novidades que ninguém tenha visto antes.

As notificações push são perfeitas para trazer notícias do interesse do usuário em tempo real, impactando-o aonde ele estiver. Se você levar informação relevante para as pessoas que instalaram seu app mobile, ele certamente ganhará atenção.

6) Aproveite para agradar seu público

Nada melhor para fidelizar seu público que um agrado no decorrer do dia. Envie mensagens de boas vindas, feliz aniversário, estamos com saudades, elogios (quem não gosta?) e qualquer outra comunicação que ajude a criar mais proximidade com cada usuário.

Também podemos pensar em notificações relacionadas a datas comemorativas, tanto as tradicionais, como Natal e Ano Novo, quanto algumas alternativas: Dia do Pescador (29/6), Dia da Pizza (10/7), Dia do Folclore (22/8), Dia do Sorverte (23/9), entre outros. Use sua criatividade.

Notificações push para retenção

As notificações push são uma maneira bastante interessante de impulsionar o engajamento do seu app, fidelizar clientes e ainda aumentar suas conversões. Se precisar de mais ideias, veja o post que fizemos com 4 campanhas de push notification para ativar usuários do seu app mobile.

Aproveite esta ferramenta e compartilhe conosco os resultados! Gostou do texto? Sabe algum outro benefício que as notificações push podem trazer para os apps mobile? Escreva nos comentários.

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