Entenda a importância da segmentação de consumidores

A segmentação de consumidores é um dos primeiros passos em qualquer estratégia organizacional.

Nos negócios B2C, especialmente entre os que tem lojas físicas, a segmentação tradicional considera, geralmente, informações como idade, sexo, renda e cidade.

No ambiente online, onde as lojas virtuais estão presentes, um outro “ingrediente” torna-se ainda mais importante na hora realizar a segmentação de clientes: o comportamento de navegação e de consumo.

Conhecendo bem a interação de cada pessoa com seu site, app mobile ou sistema web, é possível entender melhor cada segmento e direcionar as ações de marketing para melhorar resultados de acordo com o objetivo do negócio.

Como diria o pai da administração moderna, Peter Drucker:

“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”

Mas então você pensa: “cada pessoa tem um comportamento de compra diferente”.

Exatamente!

Para se obter uma vantagem competitiva, portanto, é preciso conhecer a sua data-drive persona e, assim, comunicar-se com mensagens inteligentes e personalizadas.

Com esse tipo de segmentação, o resultado é engajamento e fidelização.

Identidade do cliente e segmentação

Para conhecer o perfil dos clientes a partir do seu comportamento de navegação, é preciso, no primeiro momento, identificar cada pessoa, ou seja, ir além do Google Analytics para entender sua audiência online.

Esses dados podem ser obtidos de diversas formas, desde um simples formulário com nome e e-mail, até uma opção do login com redes sociais, que permite a coleta de dados relevantes.

E não adianta ter todo esse poder de coleta de dados se essas informações não forem bem trabalhadas e estiverem acessíveis por meio de um CRM.

Ter um diferencial competitivo com essa abordagem centrada no consumidor ainda é uma oportunidade em aberto.

Prova disso é que, segundo um estudo feito pela KPMG com grandes empresas de todo o mundo, 96% dos entrevistados não conseguem implantar e gerenciar seus dados de forma eficaz.

Transformando dados em estratégia

Ao coletar as informações da identidade dos seus clientes, é preciso transformá-las em estratégia e resultados.

Integrar os dados coletados a uma plataforma de CRM, e usar essa inteligência em campanhas de e-mail marketing, WhatsApp, SMS, dentre outros, é o melhor caminho para aumentar a retenção da sua base.

Na sua empresa, você já realiza a segmentação de consumidores e personaliza estratégias com base nos agrupamentos de clientes? Conta pra gente nos comentários.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *