Qual é a importância da segmentação do seu público?

Tempo de leitura: 3 minutos

O cenário de Marketing passou por diversas mudanças e evoluções e sabemos que uma marca não deve ter o objetivo de alcançar o máximo de pessoas e sim alcançar as pessoas certas.

Hoje, o consumidor é um indivíduo muito mais atento e crítico em relação às suas compras, por isso ele é ávido por informação útil, conteúdos relevantes, momentos encantadores e deseja interação, engajamento.

segmentação de público

Mas, como você encantará uma pessoa que nem conhece? É exatamente nesta questão que entra a importância da segmentação do seu público.

Conhecer quem está por trás dos relacionamentos firmados com a sua marca é essencial para atingir bons resultados tanto de marketing, quanto de vendas, receitas, etc.

No post de hoje iremos explicar o que é este conceito de segmentação e analisar melhor a questão de sua importância. Estão prontos? Então, vamos lá!

O que é segmentação de público?

O conceito de segmentação remete a escolher um alvo. Mas, na verdade, é uma tarefa muito mais aprofundada. Segmentar o seu público significa compreender que por trás de cada comentário, cada interação nas diversas plataformas e mídias sociais existe uma pessoa, um indivíduo que possui hábitos, histórias, necessidades, desejos e opiniões.

O seu produto ou serviço pode e provavelmente é, consumido pelos indivíduos X, Y e Z. Cada um possui uma personalidade única, manias e preferências singulares. Desta maneira, não podem ser tratados igualmente, não é mesmo? E nem querem.

Hoje os consumidores buscam tratamento personalizado, diferenciado e individualizado. O que isso significa? Eles demandam um relacionamento com transparência, real e duradouro.

Um relacionamento em que a marca identifica suas preferências, onde a marca sabe que ele não é só mais um e não o trata como tal.

Portanto, entender como se dá o comportamento dos consumidores em seu ambiente e enriquecer este conhecimento com os dados sociais é fundamental para entregar campanhas de reengajamento, recompra e fidelização que tenham alto índice de conversão.

Além disso, existem aqueles indivíduos que nunca entraram em contato com a sua marca e você precisa atingi-los também. Sendo assim, eles também possuem um tratamento diferenciado.

As Personas:

Na hora de adquirir novos clientes, é impossível falar em segmentação sem abordar o conceito de personas. Uma vez que você possui uma base de clientes é possível traçar algumas características comuns entre grupos de consumidores e a partir daí construir perfis de consumidores ideais, ou seja, consumidores que já estão comprando da sua empresa.

Obviamente existem outras pessoas como essas que você já atende. E tendo um conhecimento profundo sobre sua base atual pode ajudar inclusive a criar mensagens e campanhas que atraiam novos clientes com perfis parecidos com os de seus atuais clientes. Uma maneira muito eficiente de fazer isto, por exemplo, é o Facebook Custom Audiences.

Qual a importância da segmentação do seu público?

Como afirmamos anteriormente, identificar os desejos e necessidades dos seus consumidores ou possíveis consumidores torna a comunicação com eles muito mais assertiva.

Oferecendo a eles o que eles gostam, encantando-os nos momentos certos e fazendo com que eles sintam que sua empresa conhece e se preocupa com os anseios deles, com certeza construirá um relacionamento duradouro.

Ao utilizar a segmentação – tanto de dados como de grupos – para distribuir o conteúdo de sua marca, você terá muito mais chances de um retorno positivo, interação por parte de seus seguidores e consumidores.

Pessoas diferentes requerem conteúdos diferentes, formas de encantamento diferentes, abordagens diferentes. Isso é a segmentação e ela possibilita que você aumente a taxa de conversão, o que é ótimo, não é mesmo?

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *