Saiba como a retenção de clientes contribui na expansão do seu negócio

Tempo de leitura: 3 minutos

A retenção de clientes é um fator chave para que uma organização cresça e se destaque no seu próprio segmento de atuação. Como sabemos, a satisfação dos clientes é a razão de ser de qualquer negócio, afinal, direta ou indiretamente são eles que fazem uma empresa ser rentável. Não podemos esquecer também de que é muito mais fácil para uma marca vender para os clientes que já possui do que fazer vendas para quem nunca comprou da marca antes. Inclusive já falamos aqui sobre como é importante para as empresas investirem em retenção de clientes. Saiba, a seguir, como ela pode auxiliar na expansão do seu negócio.

Menos pode ser mais

Quando se vai oferecer um produto ou um serviço, é preciso pensar no público para o qual se pretende vender. Dentro do grupo de possíveis interessados pela oferta, há algumas pessoas que realmente estão dispostas a comprar. Para uma empresa já está estabelecida no mercado, com uma clientela formada, às vezes é melhor focar as vendas para potenciais compradores, mesmo que sejam em pequena quantidade, do que para um grande número de pessoas, mas com pouca chance de fechar a negociação. Dados do Gartner Group apontam que 80% da receita futura de uma empresa virão de apenas 20% de seus clientes existentes.

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Saber o perfil

Para identificar quais são os potenciais compradores de um produto ou serviço, a empresa precisa investir em entender comportamentos, dados demográficos e a jornada de compra do cliente. Dessa forma, ela não caminhará no escuro quando for planejar e executar estratégias de venda. Para promover a retenção de clientes, a marca precisa conhecer profundamente o perfil de quem compra ou contrata dele. A coleta, a análise e o registro de dados referentes ao perfil geral do consumidor são, portanto, essenciais para que a empresa possa aumentar a própria taxa de conversão (a razão, em porcentagem, entre o público exposto a uma ação publicitária, por exemplo, e o público que realmente finalizou a compra).

O contexto da Oferta

Os ambientes online já estão próximos de se tornarem o principal meio de comunicação no Brasil, em número de usuários, notificar de maneira segmentada deve ser uma prioridade das empresas que atuam na web. Isto, porque quanto mais forte for o contexto da oferta para o consumidor, mais ele estará suscetível à mensagem. Vide exemplos de gigantes da internet como Google e Facebook, com seus anúncios para públicos customizados e em sites e blogs que tem alta relação entre assuntos e ofertas. Desta maneira, quanto mais se conhece sobre o consumidor, melhor é feita a comunicação com o tom, o canal e a hora certa. E quem uma empresa pode conhecer melhor do que seus próprios clientes?

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Satisfação

Para criar um ciclo virtuoso de vendas e aumentar a retenção de clientes, uma empresa precisa atuar de forma eficaz antes, durante e depois da negociação com o consumidor. A organização deve possuir uma política de qualidade e manter um moderno e eficiente sistema gestão de relacionamento com consumidores. Para que consiga se comunicar com periodicidade e o cliente passe a se sentir satisfeito e valorizado pela marca. Com uma percepção positiva do negócio, as chances de o consumidor voltar a comprar são grandes, pois ele tem expectativa de repetir uma boa experiência. Nesse sentido, de acordo com a Bain and Co., um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a rentabilidade de uma empresa em 75%.

Como podemos perceber, cada vez mais as empresas precisam melhorar a experiência do consumidor com a marca. Esse trabalho passa pelo conhecimento aprofundado do cliente. Para fazer isso, a empresa não pode abrir mão das inúmeras informações que o uso da web possibilita, como preferências e comportamentos.

 

E você, o que faz para aumentar a retenção de clientes? Compartilhe sua experiência aqui no blog.

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