Segmentação: conheça melhor seus clientes e acerte suas ações de marketing

Identificar as pessoas, levantar suas características, mapear seu comportamento online e, por fim, criar uma segmentação com base nesses dados são ações que fazem sentido para o seu negócio? Se a resposta é sim, parabéns! Isso significa que você está alinhado às tendências do marketing digital e certamente terá uma grande vantagem competitiva.

Para ajudar nesse desafio, a plataforma de retenção da Dito permite que você trabalhe todos esses dados, mudando a forma como você entende e interage com seus consumidores. Achou legal? Então veja o vídeo a seguir ou continue lendo abaixo para saber como funciona o nosso recurso de segmentação de pessoas.

Abaixo, você pode ver a área de Pessoas, usada por um dos nossos clientes (AppProva). No exemplo, o filtro combinou um dado de característica e um de comportamento para achar apenas as mulheres que não fizeram login no aplicativo há mais de 3 dias. O resultado: 124.208 pessoas foram encontradas com esse perfil.

dito_imagem_plataforma_segmentacao_pessoas_grande

Para fazer um filtro como este não tem segredo. Aliás, com o sistema, qualquer pessoa da área de marketing consegue segmentar a base de clientes, sem precisar de um técnico, o que agiliza qualquer campanha. Acompanhe aí os 4 passos:

dito_plataforma_marketing_social_segmentacao_clientes_passo-a-passo_4

Depois disso, você também pode fazer diferentes cruzamentos de dados, usando propriedades e eventos ao mesmo tempo, como no exemplo que dei antes do AppProva.

É interesante reparar também que o filtro vai sendo feito em tempo real. A medida em que você escolhe uma propriedade ou evento, o número de pessoas que se encaixam nesse segmento já aparece logo abaixo, junto com a lista.

O que fazer com a segmentação criada?

Depois de criar os filtros, só olhar para os resultados já é algo muito revelador. Mas você pode fazer mais. São três opções (a #3 é a nossa favorita):

1) Salvar o filtro: se você quer acompanhar a evolução deste segmento, esta é uma ótima opção. Da próxima vez que entrar no sistema, basta escolher o filtro criado para ver os resultados.

2) Exportar os dados: indicado se você quer trabalhar os dados em um relatório ou usar em alguma outra ferramenta. Você recebe o arquivo no formato csv como uma tabela que pode ser aberta no Excel.

3) Criar notificação: chegou a hora de transformar todo o conhecimento em conversões. Aqui você pode programar mensagens multicanais e impactar os segmentos criados – a mensagem certa para a pessoa certa (mas esse tema fica para outro post).

Novidades

Para aumentar ainda mais o poder de segmentação de suas campanhas, lançamos um novo recurso, que adiciona a possibilidade de filtros baseados em comportamentos e características “similares”.

dito_tela_ou_lancamento_

Agora podermos criar segmentos mais ricos e complexos baseados no OU. Ex: Clientes que “Acessaram a página 1” OU “Acessaram a página 2” OU “Acessaram a página 3”. Podemos também criar segmentos mesclando as duas opções E/OU: “Acessaram a página 1” OU “Acessaram a página 2” E  “Compraram produto Y”.

Entenda o perfil dos seus consumidores

A ideia é transformar os dados sobre os clientes em inteligência.

Você conhece a Dito?

A Dito é uma empresa de tecnologia que nasceu para revolucionar a experiência de engajamento entre marcas e pessoas. Com a plataforma da Dito, nossos clientes trabalham retenção, fidelização e geração de novas receitas a partir da sua base de consumidores.

Acesse o nosso site e saiba mais sobre a nossa plataforma de CRM para Varejo Omnichannel.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *