Utilizando Dados Sociais em campanhas de Email Marketing

Tempo de leitura: 3 minutos

Criar a mensagem certa para a sua audiência é o segredo para uma campanha de email marketing bem sucedida. Isso significa que entender: o que cada um dos seus usuários pensa; como se comportam; o que preferem e, principalmente porque eles clicariam no seu link. Até pouco tempo, resolver essa segmentação era um grande desafio para o departamento de marketing das empresas. Era necessário muita pesquisa, formulários e, principalmente, boa vontade das pessoas, que escolhiam entre ajudar ou não.

Com a disseminação das redes sociais, principalmente o Facebook, essa possibilidade começou a estar disponível para todos que optam por logins sociais. Ou seja, ao invés de você criar uma conta num novo serviço, basta acessar o site com seus dados de Facebook, ou outro provedor de logins, como o Google. Em geral, leva apenas um clique.

Os logins sociais geram um volume muito grande de dados à medida que os usuários publicam cada vez mais informações sobre suas vidas e seus interesses. Hoje, através de ferramentas para métricas, é possível descobrir até a inclinação política dos seus fãs e seguidores. Mais do que isso, já é possível prever tendências de consumo e faturar em cima delas.

Dados sociais e Email Marketing

Praticamente todos os setores das empresas ganham ao ter acesso a este tipo de dados. Mas é o marketing o mais beneficiado. Afinal, é ele o responsável por trazer novos clientes, além de manter e fidelizar os já existentes.

A principal vantagem de acessar os dados sociais da sua base de usuários é utilizar as informações para segmentar seu público. Ou seja, diferenciar quem prefere A, B ou A e B. Essa informação, se bem usada, ajudará a otimizar suas campanhas, aumentando as conversões e a satisfação dos clientes. Por exemplo, se você tem uma loja virtual que vende todo tipo de produto mas gostaria de fazer uma promoção apenas com games é muito importante saber quais usuários do seu site são jogadores e, mais do que isso, descobrir quais são seus jogos preferidos!

Diferenciar seus clientes apenas pelo sexo, como muitas empresas fazem hoje, é nivelar sua base por baixo. Mesmo grupos pequenos possuem pessoas que não concordam com as tendências do grupo. Imagine então em grupos grandes! Entender esse comportamento e direcionar suas campanhas de email marketing é apenas o começo de uma boa estratégia de marketing.

Dados sociais como Diferencial Competitivo

Muitas empresas cometem o erro de disparar emails para toda a sua base de usuários na esperança de aumentar as conversões, apenas pelo volume. Dessa forma não é incomum encontrar reclamações em redes sociais de homens que receberam emails de produtos femininos e vice-versa.

Utilize isso em favor das estratégias da sua empresa. Mesmo limitando os disparos para uma base pequena, ao conhecer seus interesses, as taxas de conversão serão maiores. Ou seja, você utiliza dados sociais para focar num usuário com grande potencial para aquele produto ou serviço. Ser generalista demais jamais irá posicionar sua marca como referência no segmento. Aproveite os dados sociais e crie campanhas de email marketing que sirvam mais do que um canal de venda, mas um diferencial competitivo.

Para aprender mais sobre os benefícios do login social para a sua empresa, acompanhe o blog da Dito!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *