Web Push: você sabe como usar esse canal?

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A Dito está lançando nessa semana um novo canal (além do e-mail, SMS, push em app e notificação no Facebook), que é o Web Push.

Segundo um estudo da Publ.com, o web push é muito eficaz comparado a outros canais.

“O resgate de cupons por e-mail é menor do que 1%, enquanto o resgate de cupons SMS é de 15% a 20% e, para as notificações por push, pode chegar a 30%”

Veja essa tabela comparativa:

Comparativo entre Email marketing, SMS e Push. Fonte: Publ.com

Como o próprio nome sugere, é uma notificação via Web para o cliente. A mensagem aparece assim para o cliente:

Exemplo de notificação.

E para que você use esse recurso da melhor forma e tenha os melhores resultados, reunimos nesse post algumas ideias e boas práticas:

Conversão: crie campanhas com os produtos que seu cliente se interessa para incentivar a compra

  • Incentivo à primeira compra: notifique o cliente que se cadastrou, mas não fez uma compra ainda no seu site, incentivando a realizar a primeira compra.
  • Acessou produto e não comprou: use o Web Push para trazer as ofertas certas para o seu cliente.
  • Cupons de desconto: envie cupons de desconto para os seus TOP clientes.
  • Winback: clientes que não compraram ou visitaram seu e-commerce há mais de 60 dias.
  • Promoção: faça campanhas pontuais mostrando ao cliente que aquele produto que ele se interessou está em promoção. Você pode usar para aqueles produtos que quer esgotar do estoque.
  • Produto em estoque: lembre o seu cliente que aquele produto que ele queria e estava indisponível agora está em estoque. Você pode fazer campanhas pontuais com os produtos que mais vendem no seu site.

Brand Awareness: Esteja sempre na mente do seu cliente

  • Obrigado pela compra: agradeça às compras dos clientes. Isso faz com que ele se sinta importante e se aproxime da sua marca.
  • Status do pedido: todo mundo quando compra pela internet fica um pouco ansioso para a compra chegar. Diga ao seu cliente se o produto que ele comprou já está sendo separado para envio, etc.
  • Novos produtos: conte as novidades e dê notícias em primeira mão para os seus clientes.
  • Conteúdo novo no blog: chame seu cliente para ler um novo artigo publicado no seu blog.

Use com moderação

Como qualquer tipo de notificação, é importante entender a periodicidade ideal para notificar seus clientes. Dentro da mesma base podem ter clusters que precisam de mais estímulo, como também outros clusters que se sentem incomodados com muitas notificações.

Para entender como sua base se comporta diante dessas notificações, faça vários testes até encontrar uma periodicidade confortável. Comece com pouco, uma por semana, depois aumente gradativamente e veja como a base responde.

Normalmente clientes mais engajados vão responder melhor às notificações, mas elas também podem resgatar aqueles clientes que estão “esfriando”.

Para saber mais desse recurso, fale com nosso time de especialistas: falecom@dito.com.br

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