Veja 5 sugestões para melhorar os resultados do seu e-commerce

Os e-commerces vêm apresentando um crescimento considerável nos últimos anos. Por isso, separamos abaixo 03 importantes dados que comprovam esse impulsionamento, tal como sugestões para que você acompanhe essa evolução.

Crescimento histórico

Segundo matéria publicada no site Infomoney, em 2022, o comércio virtual registrou um recorde histórico. O setor faturou incríveis R$ 262 bilhões.

Novos consumidores

Também no mesmo ano, o e-commerce teve alta de 24% no número de consumidores.

Perfil dos consumidores

E ainda segundo a fonte acima, a maioria dos clientes digitais brasileiros tem mais de 35 anos. A representatividade dessa faixa etária cresceu ao longo do ano de 2022 e soma mais de 68% do público total.

Diante desses indicadores que evidenciam o destaque que o e-commerce vem ganhando, separamos 05 sugestões para aproveitar o momento e aperfeiçoar a sua loja virtual, bem como suas estratégias de marketing digital.

Experiência do cliente

A sua loja virtual deve oferecer um ambiente tão agradável quanto sua loja física.

Preocupe-se em entender o caminho que seu consumidor percorre dentro do e-commerce e antever qualquer gargalo.

A sua loja oferece uma interface amigável? O processo de pagamento está claro? A navegação é intuitiva e responsiva? Os canais de atendimento disponíveis funcionam e resolvem os problemas que chegam?

A experiência do cliente é um “divisor de águas” e deve ser uma prioridade.

Canais de comunicação

O seu público não é “todo mundo”. O primeiro passo para selecionar os canais corretos é investigar o seu consumidor ideal. Entender em quais redes sociais ele está inserido, se tem o hábito de ler e-mail, quais portais consulta, dentre outros, é crucial.

A ideia aqui é entender o comportamento digital para que você possa abordá-lo de forma assertiva e fazer-se presente nos meios mais adequados.

Sazonalidade

Datas comerciais são feitas para vender. Planeje-se para essas ocasiões. Crie um cronograma de ações, desenhe qual será a estratégia de preço, selecione os canais de divulgação das campanhas e prepare sua estrutura interna para evitar eventuais problemas técnicos na data.

Monitoramento dos resultados

Entender os resultados obtidos é fundamental para saber como performa o seu negócio. Faça uma lista dos principais indicadores do seu e-commerce e crie uma rotina para monitorá-los. Defina a frequência de cada um e os critérios a serem considerados. 

Alguns indicadores básicos do varejo virtual são: ticket médio, taxa de conversão, taxa de abandono de carrinho, vendas totais e vendas por período, CAC total e CAC por canal, LTV (lifetime value), custo por pedido, ROI, índices de devoluções e trocas e claro, satisfação. 

Acompanhar os resultados ajuda a entender a evolução do seu negócio e em quais pontos devem ser implementadas melhorias.

Segmentar para vender mais

Estude o seu CRM para conhecer o perfil dos clientes que realizaram mais de uma compra em seu e-commerce nos últimos doze meses para criar campanhas direcionadas. 

Entenda o comportamento de compra, quais produtos se destacaram, quanto tempo levou de uma compra para a outra, qual foi o ticket médio, qual foi a forma de pagamento mais utilizada, em qual região ou Estado se concentra a maior parte dos compradores. 

Os dados que um CRM oferece sobre o consumidor são muito ricos e devem ser analisados e transformados em inteligência.

É hora de aproveitar a crescente do varejo digital para impulsionar seus negócios. Mas não se esqueça: foque em crescer, mas sem abrir mão da qualidade.

E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários.

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