Acerte o momento para enviar campanhas de email marketing aos seus clientes

Houve um tempo em que o envio de campanhas de email marketing tinha dia e hora certos. Era sagrada a regra que determinava o período entre terça e quinta-feira, sempre pela manhã, como o ideal para disparar as mensagens.

Mas no mundo digital a realidade muda rapidamente. O que era lei ontem pode não valer mais hoje. A escolha do melhor horário para envio de email marketing deve levar em consideração fatores como perfil do público, tipo de informação e produto ou serviço oferecido.

Também é importante compreender que há diferença entre o envio de newsletters, anúncios de promoções, mensagens de aniversário etc. Descobrir o momento exato de mandar o email é uma tarefa que exige a combinação perfeita desses fatores.

Mitos sobre email marketing

Algumas regras para envio de campanhas caíram por terra. Uma delas estabelecia que o horário do almoço apresentava excelente retorno. Uma pesquisa da Informz com empresas do Reino Unido, dos Estados Unidos e Canadá analisou 600 milhões de e-mails.

open rate desse horário foi de 33,9% – muito próxima dos 32% registrados no período compreendido entre o fim da tarde e o início da noite. De acordo com o estudo, o horário ideal para envio de mensagens era a parte da manhã. A taxa de abertura de emails chegou a 39%.

Uma das explicações para o índice se baseava no fato de a pessoa ter maior disponibilidade para checar a caixa de entrada do correio eletrônico ao chegar ao trabalho. Mesmo o parâmetro tido como clássico – envio entre terça e quinta-feira pela manhã – pode não funcionar com tanta eficiência em determinados casos.

Hoje já há registros que apontam uma crescente taxa de abertura de emails nos fins de semana. O que teria provocado a mudança? Há algumas teorias que buscam explicar o fenômeno.

A primeira aponta o menor número de mensagens recebidas nos sábados e domingos, o que daria destaque às mensagens de campanhas. Outra tese indica a massificação dos smartphones, que permite ao usuário acessar com mais facilidade e a qualquer momento sua caixa de correio eletrônico.

O melhor momento para cada caso

O sonho de todo profissional de marketing é encontrar a fórmula que indique qual o melhor momento para enviar o email de sua campanha. Só que ela não existe. Apenas a análise detalhada do perfil do usuário e a realização de sucessivos testes permitirão escolher o horário adequado.

O perfil do usuário pode ser traçado com o auxílio de ferramentas de inteligência analítica, que conjugam dados demográficos, sociais e de comportamento online para direcionar mensagens automáticas, inteligentes e personalizadas.

Informações como histórico de compras, hábitos de navegação, produtos pesquisados no site, idade, sexo, profissão e localização geográfica permitem segmentar a base de clientes. Tal análise ajuda a definir o momento ideal de envio de email marketing.

Novos cenários e oportunidades

Os dispositivos móveis alteraram radicalmente a forma de utilizar a internet. Segundo estudo do Ibope Ratings, o número de acessos à web por meio de smartphones e tablets já supera o registrado com desktops e laptops. Hoje, qualquer tempo disponível é utilizado para navegação.

O novo cenário ajuda a tornar ainda mais complexa a definição da estratégia de envio de mensagens. Assim, o profissional de marketing precisa estar atento às oportunidades que surgem. Eis 3 exemplos simples sobre aproveitar as chances de fechar novos negócios.

  1. Previsão de chuva no fim de semana: O restaurante delivery envia no sábado pela manhã ofertas de pratos especiais, ressaltando a comodidade de receber a comida em casa.
  2. Vitória no futebol: quarta, sábado e domingo são dias de rodadas nos campeonatos de futebol em todo o país. Lojas de material esportivo podem saber para qual clube o cliente torce. Se venceu? Aproveite o estado de euforia do consumidor e envie ofertas de produtos como camisa do clube, calção, meiões etc. Mande a mensagem logo após o encerramento da partida.
  3. Ingresso: o histórico do cliente no site de ingressos mostra que ele costuma adquirir entradas para o cinema às sextas-feiras. Aproveite a oportunidade e consolide o hábito de compra. Dispare mensagens nesse dia anunciando os filmes do gênero preferido de cada pessoa. Pense em ofertas especiais para fidelizar o comprador.

Mesmo não havendo “fórmula mágica” para definir de forma geral o melhor momento de envio de campanhas de email marketing, é possível detectar em cada caso o horário mais adequado. O importante é conhecer o público e se adequar às peculiaridades dos segmentos.

Como você planeja o envio de email marketing? Sua empresa segue alguma estratégia? Conte-nos sobre os resultados obtidos com campanhas segmentadas.

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