O que é automação de marketing? Veja esse guia!

Você sabe o que é automação de marketing? Neste artigo, vamos falar sobre a eficiência desse recurso e seus principais benefícios.

Automação de marketing é a utilização de ferramentas para automatizar processos, diminuindo o trabalho operacional e trazendo eficácia e agilidade às ações de marketing. 

Na prática, automação de marketing nada mais é do que escalar a sua operação de forma personalizada e ágil, com sua base de clientes nos diversos canais digitais em que sua marca está presente.

Esse recurso permite entender em qual momento do funil de vendas encontra-se o lead. A partir disso, é possível ofertar de forma automática os conteúdos ou ofertas certas.

Confira abaixo os 05 principais benefícios de aplicar a automação de marketing na sua estratégia digital.

Qualificação de leads

A partir da automação de marketing, a filtragem dos leads que tenham “fit” com o seu negócio fica menos complicada.

Isso ocorre porque o lead caminha pelas etapas do funil conforme seu próprio interesse, além de fornecer informações ao longo desse percurso, que evidenciarão se ele atende aos requisitos da persona da sua empresa. 

Dessa forma, não é necessário entrar em contato muitas vezes, correndo o risco de tornar-se inconveniente para o consumidor.

Se ele realmente for um lead qualificado, irá transitar em cada um dos momentos previamente planejados pelo seu time de Marketing.

Nutrição de leads

Nutrir o lead é tão ou mais importante do que qualificá-lo.

A estratégia de lead nurturing diz respeito a dois importantes pilares do marketing de relacionamento: educar o cliente e relacionar-se com ele.

Ao desenvolver uma estratégia de conteúdo robusta, basta encaixar os materiais criados em cada formato em uma régua de relacionamento.

O objetivo é manter-se presente para o cliente, oferecendo informação relevante e útil de acordo com a etapa do funil em que ele se encontra. 

Apoio ao time de vendas

Sua equipe comercial não precisa mais gastar horas qualificando contatos. Se o lead foi devidamente qualificado e nutrido, ele já chega muito mais maduro e preparado para receber informações comerciais sobre sua marca. 

Isso concede ao time de vendedores maior produtividade nas conversas comerciais e maior assertividade no discurso, uma vez que o lead já tem suas dores mapeadas.

Personalização

A automação de marketing também permite que as marcas personalizem suas comunicações de acordo com o comportamento do lead na régua.

Exemplo: um e-mail é disparado e a cliente Maria o abriu e clicou no CTA disponível. Portanto, ela percorrerá a régua de relacionamento A. Já o cliente João, abriu o email mas não clicou no botão para saber mais. Por isso, ele irá percorrer o caminho B.

Personalizar mensagens também significa entender e respeitar o nível de intimidade e aproximação que o consumidor deseja ter com você. Por mais que uma base de 5.000 contatos, por exemplo, tenha sido impactada pelo mesmo e-mail, cada lead responderá de uma forma diferente e isso deve ser considerado na sua estratégia digital.

Eficiência operacional

Aqui está uma das principais vantagens da automação de marketing. Sabemos que muitas vezes gasta-se um tempo enorme criando conteúdos e desenvolvendo segmentações. 

A automação de marketing apoia as marcas na criação e otimização de fluxos de comunicação. O objetivo é conceder maior eficiência operacional e autonomia às equipes responsáveis por operar a ferramenta.   

Diante de tantas vantagens, como implementar a automação de marketing na minha marca?

Estratégia

Defina o objetivo da sua campanha, quem é o seu público e como você vai atingi-lo. Esse momento é imprescindível, uma vez que os resultados mensurados posteriormente vão partir daqui.

Tecnologia

Selecione uma boa ferramenta ou software para ajudar sua equipe na parte operacional.

Segmentação

Hora de definir quais serão os critérios para que um cliente entre no seu fluxo de nutrição.

Você pode criar segmentações que atendam a requisitos específicos (exemplo: “clientes que fizeram a última compra na marca nos últimos meses”) ou condicionar a entrada a alguma ação do cliente (exemplo: todos os clientes que preencherem o formulário para ter o desconto de primeira compra no meu site”). 

Relacionamento e periodicidade

Determine quais serão os pontos de interação com o cliente dentro daquele fluxo e qual será a frequência de contato. Exemplo: de dois em dois dias, um e-mail será enviado durante uma semana. Clientes que abrirem o e-mail, serão impactados com SMS um dia após.

Monitoramento de resultados

Meça a efetividade das suas campanhas. Controle os resultados e faça as devidas melhorias. Muitas vezes é necessário realizar testes até chegarmos ao objetivo esperado.

Como sugestão final, é importante também refletir se para a sua marca faz mais sentido, nesse momento, adquirir clientes ou se relacionar melhor com aqueles que já tem na base.

Se a segunda opção for mais relevante, um CRM para o varejo pode te ajudar mais. E para finalizar, conta pra gente: o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários.

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