Estratégias e oportunidades para a Black Friday 2021

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A Black Friday é uma data muito importante para o varejo e ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2021, cairá no dia 26. Está cedo para pensar nas estratégias de marketing e vendas da sua marca? De forma alguma. 

Para explorar as oportunidades comerciais da Black Friday, planejamento e antecedência para organizar as ações da marca são essenciais. Neste artigo, confira estratégias avançadas de retenção e engajamento de clientes para aplicar na Black Friday de 2021.

Black Friday 2020

Em novembro de 2020, estávamos em plena pandemia sem perspectivas minimamente positivas em relação ao isolamento social. Neste cenário, as vendas da Black Friday surpreenderam. Segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie, foi registrado um aumento de 31% no faturamento do período comparado ao de 2019. Foram quase 25% a mais de compras online, totalizando 7,6 milhões de pedidos. Os brasileiros também aumentaram o ticket médio das compras em 5,1%.

Ainda segundo o estudo, o valor médio gasto por compra foi de R$ 668,70. Entre os segmentos que melhor performaram na Black Friday de 2020, destacam-se Moda e Acessórios, Beleza, Perfumaria e Saúde e Artigos para Casa. Os setores que geraram maior receita foram: Telefonia, Eletrodomésticos, Informática, Entretenimento, Móveis, Construção e Decoração.

Esse resultado positivo pode ser atribuído a grande de leva de consumidores que começou a comprar online em razão da pandemia e à digitalização das marcas. 

Black Friday 2021: expectativas e tendências

Diante do resultado da Black Friday 2020, que proporcionou o melhor resultado histórico para o varejo digital, podemos prever o que nos espera em 2021?

Uma das grandes tendências que se apresenta como uma mudança de comportamento, é a comparação por preços. O consumidor contemporâneo está cada vez mais consciente em relação ao dinheiro e exigente para utilizá-lo. Dessa forma, a tendência é que ele procure pelas melhores opções, independente do canal escolhido para a compra ser físico ou digital.

Além disso, as marcas devem estar focadas em oferecer uma experiência diferenciada para seus clientes. Desde uma boa interface da loja virtual, até a facilidade e a variedade das formas de pagamento e entregas ágeis, passando – claro – pelo atendimento de qualidade, o foco deve ser o cliente e sua jornada. Prepare-se para surpreendê-lo.

Ressaltamos também que marcas com propósitos, apoiadoras de causas sociais e que possuem posturas adequadas ao momento que a sociedade vive também terão seu lugar de destaque.

Dicas importantes

Compras para si mesmo

A Black Friday é muito estratégica para o último semestre do ano. Ao contrário do Natal e do Dia dos Pais, por exemplo, o consumidor enxerga a data como uma oportunidade para se presentear. Aproximadamente, 15% dos consumidores fazem compras para outras pessoas neste período. Portanto, a primeira dica é focar a comunicação da marca nas necessidades e na auto-estima do próprio cliente. 

Preparação para a data

É importante destacar que pelo menos metade dos consumidores inicia suas pesquisas em relação a preços e produtos com antecedência (de um mês a uma semana). Pode ser interessante trabalhar ações de “esquenta Black Friday” considerando este comportamento.

Uma dica de ouro aqui é não aumentar os preços às vésperas da Black Friday para depois reduzi-los ao original. O brasileiro apelidou a data de “Black Fraude” não por acaso. Não seja essa marca para os seus consumidores. Essa movimentação é perceptível e pode ser extremamente prejudicial à sua imagem.

Integração entre on e off

Existem pessoas que preferem fazer a compra por lojas físicas. Ainda assim, como mencionamos acima, será feita uma pesquisa utilizando meios digitais.

Nesse sentido, é importante trabalhar o seu e-commerce para que ele seja não apenas uma loja, mas uma vitrine da sua marca. Trabalhar o fluxo entre físico e online estimula a rede como um todo e unifica a percepção da marca para o cliente.

Estratégias avançadas na prática

Dados obtidos pela Dito em 2020 apontaram que aproximadamente 65,3% das pessoas que compraram na Black Friday do ano passado foram novos clientes. Contudo 42,3% dos consumidores que fizeram compras na data, voltaram à marca para a aquisição de mais produtos nos meses seguintes. Considerando esse percentual, conclui-se que Black Friday é tempo, inclusive, de trabalhar a retenção de clientes.

Exclusividade aos melhores clientes

Pessoas que compram muito ou que gastam muito em sua loja: seus esforços devem estar concentrados nestes clientes. Segmente este público, reserve um estoque de seus produtos a eles e realize comunicações exclusivas e antecipadas.

Deixe claro que trata-se de um cliente especial e por isso ele está inserido num seleto grupo. Este é o tipo de consumidor que não é sensível a preço e responde bem à gatilhos de exclusividade. Para melhor entendimento dessa estratégia, acesse o conteúdo RFM como vantagem competitiva.

Comunique-se com os liquideiros

Aos consumidores sensíveis a preço, ofertas de Black Friday podem ser muito bem recebidas. Geralmente, eles não se importam em receber comunicações com maior frequência – caso seja relevante.

Para esse nicho, segmente os compradores da última Black Friday, bem como aqueles que realizaram compras em sua seção de Sale/Outlet. Crie uma régua de relacionamento automatizada para manter-se em contato com essas pessoas, informando-as sobre descontos atrativos e oportunidades únicas.

Atenção aos novatos

Um erro bastante comum das marcas é comunicar-se com apelo comercial com clientes que acabaram de realizar uma compra. Ocorre inclusive casos em que a loja entra em contato ofertando o mesmo produto que foi adquirido. Não seja ansioso.

O melhor contato com consumidores que acabaram de realizar a sua primeira compra é o de pós-venda. Segmente os novos clientes, apresente-se enquanto marca, deixe claro o seu propósito e forneça dicas úteis e relevantes sobre o produto que ele acabou de adquirir. Pesquisas de satisfação a fim de garantir o contentamento do cliente também são muito bem-vindas.

E então, vamos começar o planejamento da sua Black Friday em 2021? Contar um CRM robusto e completo faz toda a diferença nesse processo.

Converse com nossos especialistas e saiba como a Dito pode alavancar suas vendas por meio da construção de relacionamento com sua base de clientes.

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