Datas comemorativas de 2021 e as oportunidades para o e-commerce
Datas comemorativas são altamente estratégicas (e rentáveis) para o comércio. Lojas físicas se enchem às vésperas de alguma data especial, ou até mesmo no próprio dia.
No entanto, quando falamos de comércio eletrônico, há de se considerar que esses períodos representam oportunidades, mas vêm também com alguns desafios. Marcas que não se planejam com antecedência podem sofrer problemas que geram frustração nos clientes, como atraso na entrega, por exemplo.
Para ajudá-los a planejar as ações do seu e-commerce em 2021, listamos abaixo as principais datas comemorativas que podem ser exploradas com estratégias promocionais e em quais dias da semana elas cairão:
Fevereiro
14 de fevereiro (domingo) – Valentine’s day (dia dos namorados em muitos países e também vem ganhando visibilidade – e declarações dos casais apaixonados – no Brasil a cada ano, mesmo o país tendo sua própria data).
Março
8 de março (segunda-feira) – Dia Internacional da Mulher
15 de março (segunda-feira) – Dia do Consumidor
Abril
4 de abril (domingo) – Páscoa
23 de abril (sexta-feira) – Dia mundial do livro
Final do mês de abril – especial frete grátis
Maio
9 de maio (domingo) – Dia das Mães
25 de maio (terça-feira) – Dia do orgulho nerd
Junho
12 de junho (sábado) – Dia dos namorados
Julho
26 de julho (segunda-feira) – Dia dos avós
30 de julho (sábado) – Dia do amigo
Agosto
8 de agosto (domingo) – Dia dos Pais
15 de agosto (domingo) – Dia da Informática
Setembro
15 de setembro (quarta-feira) – Dia do cliente
Outubro
12 de outubro (terça-feira) – Dia das crianças
31 de outubro (domingo) – Halloween
Novembro
26 de novembro (sexta-feira) – Black Friday
29 de novembro (segunda-feira) – Cyber Monday
Dezembro
25 de dezembro (sexta-feira) – Natal
As datas listadas acima são tidas como estratégicas para o comércio de modo geral. Porém, uma dica importante é avaliar se existe alguma outra que tenha adequação ao seu nicho de mercado.
Por exemplo, faz sentido que uma marca de produtos para animais domésticos realize uma ação promocional no Dia mundial dos Animais (4 de outubro). Ou então, uma loja de camisetas de bandas realize uma promoção por volta do dia 13 de julho (Dia mundial do Rock).
É importante também ressaltar que não necessariamente seu negócio deve realizar ações para todas as datas. É interessante priorizar algumas delas com base em critérios compatíveis com o seu público.
Como aproveitar essas datas?
Faça promoções
Sabemos que realizar promoções o ano inteiro não é uma estratégia de vendas sustentável, uma vez que o cliente que sabe que a marca está constantemente abaixando os preços dificilmente realizará uma compra no valor cheio de determinado produto.
Por isso, utilize as datas comerciais mais adequadas ao seu negócio para conceder descontos. Lembre-se que sua campanha deve ter uma data de início e de fim, além de utilizar gatilhos de escassez e urgência nas suas comunicações.
Conceda cupons de desconto
Disponibilize cupons promocionais específicos para a data em questão. Essa estratégia permite, inclusive, uma mensuração bastante assertiva sobre as vendas realizadas naquele período.
Aqui vale também a dica sobre campanhas bem estruturadas, como começo e fim. Você pode utilizar cupons personalizados e utilizar o gatilho de exclusividade para divulgá-los.
Explore segmentações
Se você possui um CRM robusto, terá informações estratégicas da sua base de clientes que podem auxiliá-lo a criar campanhas bem direcionadas.
Exemplo: sua marca atende ao segmento de moda feminina e seu público majoritário é composto por mulheres que trabalham como advogadas. É possível criar uma campanha promocional exclusiva para a compra de camisas sociais femininas e dispará-la para esse recorte da base de clientes.
Planeje suas campanhas
Parece óbvio, mas muitas marcas pecam por não se organizarem com antecedência. Um passo a passo simples para realizar um planejamento básico seria:
- Selecione as datas mais estratégicas a serem trabalhadas no seu e-commerce.
- Defina qual é o benefício promocional que será disponibilizado para cada uma delas.
- Liste os principais canais onde seu cliente está inserido para selecionar os melhores meios de divulgação da ação. Lembre-se que o consumidor atual tem muitos pontos de interação com marcas e que quanto mais omnichannel for a sua estratégia, maior a probabilidade atraí-lo a sua loja (física ou virtual).
- Crie um cronograma com tarefas, prazos e responsáveis.
E então, a sua marca está preparada para explorar todas essas oportunidades? A Dito pode ajudá-los – e muito – neste desafio. Quer saber como? Fale com a gente!