Datas comemorativas de 2021 e as oportunidades para o e-commerce

Datas comemorativas são altamente estratégicas (e rentáveis) para o comércio. Lojas físicas se enchem às vésperas de alguma data especial, ou até mesmo no próprio dia.

No entanto, quando falamos de comércio eletrônico, há de se considerar que esses períodos representam oportunidades, mas vêm também com alguns desafios. Marcas que não se planejam com antecedência podem sofrer problemas que geram frustração nos clientes, como atraso na entrega, por exemplo. 

Para ajudá-los a planejar as ações do seu e-commerce em 2021, listamos abaixo as principais datas comemorativas que podem ser exploradas com estratégias promocionais e em quais dias da semana elas cairão:

Fevereiro

14 de fevereiro (domingo) – Valentine’s day (dia dos namorados em muitos países e também vem ganhando visibilidade – e declarações dos casais apaixonados – no Brasil a cada ano, mesmo o país tendo sua própria data).

Março

8 de março (segunda-feira) – Dia Internacional da Mulher

15 de março (segunda-feira) – Dia do Consumidor

Abril

4 de abril (domingo) – Páscoa

23 de abril (sexta-feira) – Dia mundial do livro

Final do mês de abril – especial frete grátis

Maio

9 de maio (domingo) – Dia das Mães

25 de maio (terça-feira) – Dia do orgulho nerd

Junho

12 de junho (sábado) – Dia dos namorados

Julho

26 de julho (segunda-feira) – Dia dos avós

30 de julho (sábado) – Dia do amigo 

Agosto

8 de agosto (domingo) – Dia dos Pais

15 de agosto (domingo) – Dia da Informática

Setembro

15 de setembro (quarta-feira) – Dia do cliente

Outubro

12 de outubro (terça-feira) – Dia das crianças

31 de outubro (domingo) – Halloween

Novembro

26 de novembro (sexta-feira) – Black Friday

29 de novembro (segunda-feira) – Cyber Monday

Dezembro

25 de dezembro (sexta-feira) – Natal

As datas listadas acima são tidas como estratégicas para o comércio de modo geral. Porém, uma dica importante é avaliar se existe alguma outra que tenha adequação ao seu nicho de mercado.

Por exemplo, faz sentido que uma marca de produtos para animais domésticos realize uma ação promocional no Dia mundial dos Animais (4 de outubro). Ou então, uma loja de camisetas de bandas realize uma promoção por volta do dia 13 de julho (Dia mundial do Rock).

É importante também ressaltar que não necessariamente seu negócio deve realizar ações para todas as datas. É interessante priorizar algumas delas com base em critérios compatíveis com o seu público

Como aproveitar essas datas?

Faça promoções

Sabemos que realizar promoções o ano inteiro não é uma estratégia de vendas sustentável, uma vez que o cliente que sabe que a marca está constantemente abaixando os preços dificilmente realizará uma compra no valor cheio de determinado produto.

Por isso, utilize as datas comerciais mais adequadas ao seu negócio para conceder descontos. Lembre-se que sua campanha deve ter uma data de início e de fim, além de utilizar gatilhos de escassez e urgência nas suas comunicações.

Conceda cupons de desconto

Disponibilize cupons promocionais específicos para a data em questão. Essa estratégia permite, inclusive, uma mensuração bastante assertiva sobre as vendas realizadas naquele período.

Aqui vale também a dica sobre campanhas bem estruturadas, como começo e fim. Você pode utilizar cupons personalizados e utilizar o gatilho de exclusividade para divulgá-los. 

Explore segmentações

Se você possui um CRM robusto, terá informações estratégicas da sua base de clientes que podem auxiliá-lo a criar campanhas bem direcionadas.

Exemplo: sua marca atende ao segmento de moda feminina e seu público majoritário é composto por mulheres que trabalham como advogadas. É possível criar uma campanha promocional exclusiva para a compra de camisas sociais femininas e dispará-la para esse recorte da base de clientes. 

Planeje suas campanhas

Parece óbvio, mas muitas marcas pecam por não se organizarem com antecedência. Um passo a passo simples para realizar um planejamento básico seria:

  1. Selecione as datas mais estratégicas a serem trabalhadas no seu e-commerce.
  2. Defina qual é o benefício promocional que será disponibilizado para cada uma delas.
  3. Liste os principais canais onde seu cliente está inserido para selecionar os melhores meios de divulgação da ação. Lembre-se que o consumidor atual tem muitos pontos de interação com marcas e que quanto mais omnichannel for a sua estratégia, maior a probabilidade atraí-lo a sua loja (física ou virtual).
  4. Crie um cronograma com tarefas, prazos e responsáveis.

E então, a sua marca está preparada para explorar todas essas oportunidades? A Dito pode ajudá-los – e muito – neste desafio. Quer saber como? Fale com a gente!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *