Por que empresas americanas usam Social Login e Gamification?
Social Login é uma importante estratégia de marketing, porém, essa novidade demorou um pouco para chegar aqui.
As empresas de internet no Brasil, muitas vezes, copiam as novidades que vêm do mercado dos Estados Unidos. Além de não fomentarmos uma cultura de inovação, muitos dos melhores desenvolvedores e pesquisadores estão por lá.
É somente natural que os americanos lancem tendências que se espalham depois pelo mundo. Assim, acabamos copiando, adaptando e melhorando o que há de inovador fora daqui.
Esse comportamento também atrai, com um certo atraso, mudanças na forma como as pessoas se relacionam na internet. Isso se reflete claramente na crescente adoção de social login e gamification das empresas brasileiras, após o grande sucesso dessas tecnologias nas empresas americanas.
Social login e gamification são largamente utilizados porque aderem às novas formas com que a internet é usada pelos consumidores.
A maneira como interagem, como lidam com suas contas, seus perfis, suas redes sociais preferidas. Tudo, hoje, gira em torno desses dois conceitos. Abaixo, um a um, explicaremos porque a sua empresa também precisa fazer parte desse mundo.
A facilidade do social login
A variedade de sites, redes sociais e serviços com que nos conectamos diariamente exigiria uma “memória de elefante” se decidíssemos ter usuários e senhas para cada um.
Além do mais, obrigaria essas empresas a gastar com tecnologias que mantivessem os dados consumidores seguros e acessíveis apenas para eles. Esse custo, tanto financeiro quanto de tempo, é fortemente reduzido através de sistemas de social login.
Além disso, há um claro aumento nas conversões de cadastros já que não é mais necessário ao cliente preencher longos formulários para criar uma conta e diminui o número de erros e senhas esquecidas, que prejudicam especialmente os usuários que estão voltando ao serviço.
Social login também pode ser usado como uma excelente ferramenta de marketing, já que permite mapear o perfil de cada usuário, seus interesses, gostos e preferências de compra.
Isso se confirma através de um estudo da Betapond que afirma que 86% dos e-commerces dos EUA estão oferecendo Facebook Connect como opção aos visitantes.
O diferencial da gamification
Gamification, assim como social login, interfere diretamente no comportamento dos consumidores e é muito utilizado pelas empresas americanas na aquisição de usuário e na manutenção dos mesmos.
Criar formas de engajamento através de gamification tem sido, há muitos anos, a melhor maneira que as empresas encontraram para se manter competitivas numa era onde seus consumidores possuem cada vez mais opções.
Serviços de internet, principalmente, tem usado gamification para reter e aumentar o tempo em que o usuário permanece na página, fazendo com que ele participe de ações valendo pontos, prêmios ou apenas reconhecimento num ranking entre clientes.
Apesar de parecer sutil, gamification é uma poderosa arma contra a crescente concorrência de aplicativos no ambiente mobile. Através dela é possível fidelizar e induzir o usuário a participar cada vez mais do serviço, convidando amigos ou alcançando objetivos.
Essas duas tecnologias, que nasceram através de empresas americanas mas que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, devem ser usadas por toda empresa que pretende oferecer uma experiência mais completa para o seu usuário. Garantindo assim que ele não se perca entre as inúmeras opções que apenas a internet pode proporcionar.
Para continuar aprendendo tudo sobre as últimas tendências em logins sociais, continue acompanhando o nosso blog.