Pós Black Friday: veja estratégias para vender bastante!
Considerando os dados apresentados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, o Pós Black Friday, especialmente para o e-commerce, representa uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento.
Diante disso, nós preparamos algumas sugestões para te ajudar a continuar vendendo muito no mês de dezembro.
Vamos a elas?
Comece pelo estudo e revisão da base
Antes e durante a Black Friday, com certeza, a sua marca irá conseguir leads qualificados e adquirir novos clientes. Sem falar que, durante todo o período, toda a sua base mais antiga é/será movimentada.
Perante a esse fato é fundamental que você faça um levantamento atualizado para entender questões como:
- Qual é o volume de clientes novos?
- Quantos leads nunca fizeram uma compra?
- Quantas pessoas estão inativas há 60, 90, 120, 180 e 365 dias?
- Qual o tamanho da base de clientes VIPS?
Iniciar por essa segmentação é primordial para não errar nas comunicações e nas campanhas de marketing digital.
Lembre-se que públicos distintos estão em momentos de compra diferentes, então, customizar as mensagens para cada grupo é fator decisivo para o sucesso.
Ative réguas de relacionamento
Uma vez que você tiver segmentado os grupos de clientes dentro do CRM, o próximo passo é ativar réguas de relacionamento (E-mail, SMS, WhatsApp) para iniciar (ou continuar) o diálogo com essas pessoas.
Seguem abaixo alguns exemplos de réguas que podem funcionar muito bem:
- Clientes Novos: que tal enviar para essas pessoas um agradecimento pela primeira compra, assim como dicas para usar e conservar melhor os produtos adquiridos? Aproveite para disparar também uma Pesquisa de NPS ou CSAT para avaliar a experiência de compra e a percepção em relação à marca. Dependendo do ticket médio dos seus produtos, 30 dias depois, já poderá ser ofertado algum benefício especial para voltarem a comprar.
- Leads que nunca compraram: essas pessoas, provavelmente, já conhecem a marca e, talvez, o que falta para elas realizarem a primeira compra é um bom incentivo. Então pode ser interessante enviar para elas algum benefício especial (cupom, frete grátis, compre 1 e leve 2 e etc.).
- Clientes inativos: o primeiro passo é entender há quanto tempo esses clientes não compram, afinal, dependendo do que a sua marca vende e do valor dos produtos, o consumidor pode demorar mais ou menos para comprar. Após ter essa resposta, pode fazer sentido eles receberem campanhas de produtos similares ou complementares, convites para conhecer a nova coleção dos produtos comprados no passado ou a simples mensagem de “estamos com saudade”.
- Clientes VIPS: essa base já era especial para a marca antes da Black Friday, então, não é interessante ofertar a ela os mesmos benefícios que todos os demais grupos de clientes recebem. Consumidores VIPS devem ser presenteados com experiências únicas e marcantes. Assim sendo, como a sua marca pode encantar ainda mais esse público?
- Dica bônus: além das réguas acima, não se esqueça de manter sempre ativas e atualizadas as réguas recorrentes de boas-vindas, carrinho abandonado, dia do aniversário, aniversário no mês e pós venda. Pela nossa experiência, estas campanhas são as que mais convertem.
Presenteie quem você ama
Faça comunicações de acordo com o tema! Dê dicas de presentes de Natal e de Amigo Secreto para a sua base. Lembre-se que já no início de dezembro os consumidores passam a realizar compras para estas festividades.
Um ponto importante: antes de começar o envio das suas campanhas, independentemente de qual for o canal de comunicação, não deixe de customizar as mensagens com os temas e cores de fim de ano.
Nesta época as pessoas estão mais emotivas e qualquer detalhe faz a diferença. Decore a sua loja e atualize o design do e-commerce. Crie diferenciais, pois, a cada dia que passa, mais a concorrência aumenta, então, é crucial desenvolver formas de se destacar.
E para concluir este artigo, se além de planejar o Pós Black Friday, você já estiver se organizando para 2024, não deixe de ler o nosso mais novo ebook sobre “Estratégias cruciais para 2024“.
Você vai se surpreender! Até breve.