Saiba mais sobre teste A/B no e-mail marketing

O teste A/B no e-mail marketing serve para que você envie uma mesma campanha para duas bases distintas, com variações no copy, nas imagens, na disposição dos produtos, dentre várias outras possibilidades.

E, no dia seguinte, quando já houver os primeiros resultados de abertura, cliques e conversões de ambas as campanhas, você dispare para todo o restante das pessoas a mensagem que performou melhor.

Esse tipo de ação já é, comprovadamente, uma boa prática essencial para garantir que disparos de e-mail marketing, por exemplo, de fato, contribuam para aumentar as vendas.

Ciente disso, nós vamos elencar abaixo algumas sugestões para que o seu teste A/B tenha sucesso.

Confira!

Teste o assunto do e-mail

O assunto (ou título) é um dos principais influenciadores (senão o principal) na abertura de campanhas de e-mail marketing.

E se há mais aberturas, provavelmente, você obterá melhores taxas de conversão e vendas.

Assim sendo, siga as orientações abaixo para criar um bom assunto de e-mail:

  • Escreva um assunto com até 50 caracteres;
  • Use entre 5 e 7 palavras;
  • Nada de títulos sensacionalistas e genéricos como, por exemplo:

“Corra!” – “Clique aqui!” – “Abra esse e-mail!”

Opte por títulos personalizados e chame o cliente pelo primeiro nome:

“João, olha só essa seleção de camisetas!”

Use o título para citar promoções, formas de pagamento facilitadas, brindes, etc.

“Luiza, vem ver essa promo especial!

“Daniel, a sua camisa mais bonita chegou!

“Alice, quer ganhar um rímel fullsize?”

Use emojis para se destacar e captar a atenção do seu cliente:

Você pode testar, por exemplo, um título com emoji e outro sem e avaliar como o seu público recebe cada e-mail.

Segmentar é fundamental

Não é porque você pode testar algumas opções de variações de e-mail que deve parar de segmentar.

Muito pelo contrário, é fundamental que você segmente, pois, para acurar o resultado dos testes é preciso que o grupo que vai receber aquele e-mail seja bem segmentado.

Crie clusters dentro da sua base de clientes, para segmentar e testar. Isso faz com que os resultados do teste sejam mais precisos.

Os clusters são grupos de pessoas que possuem uma mesma característica ou um conjunto de características similares.

Você pode escolher, por exemplo, se comunicar com todos os homens de 20 a 40 anos, que navegaram na categoria Star Wars, e então fazer o teste apenas com esse grupo.

Não faz sentido enviar e-mail para a base toda, com ofertas genéricas, e tentar aplicar o teste A/B com um grupo enorme e que não possuem características parecidas.

Isso pode comprometer o resultado do teste e acabar não adiantando muita coisa usar esse recurso nesse caso.

Além do que, enviar e-mails segmentados e personalizados trazem mais resultados para suas campanhas.

Fazendo o teste A/B com a Dito

Para fazer o teste A/B com a Dito é muito simples, pois, pensando justamente na usabilidade dos nossos clientes, ao clicar em “Nova Notificação” a plataforma já dá a opção de usar o teste ou enviar normalmente. Veja:

Teste A/B com a Dito

Na Dito é possível falar com o cliente por mais de um canal (push mobile, SMS e e-mail marketing). Por isso, escolha o canal prioritário:

Teste A/B com a Dito

Teste A/B com a Dito

Ao selecionar o segmento automaticamente processaremos o número de pessoas aptas a receber a notificação, abrindo as opções de configuração do seu “TESTE A/B” serão exibidas na tela:

Teste A/B com a Dito
Nas configurações é possível determinar qual tipo de teste será feito (O que você quer testar?) e o número de variáveis.

No campo “Qual a porcentagem de pessoas deve receber o teste?” podemos configurar o tamanho da base que receberá o nosso teste.

Sempre que você arrastar a barra automaticamente os valores no campo de “Resumo” serão recalculados, sendo possível entender quantas pessoas receberam as variações da sua notificação e quantas receberão o disparo ganhador.

Na última etapa “Por qual métrica devemos escolher o ganhador?” é possível escolher o critério que definirá qual o melhor disparo, além do tempo para essa definição após o disparo inicial.

Após configurar os critérios enviaremos automaticamente a notificação vencedora seguindo os critérios pré-estabelecidos, sem a necessidade de você se preocupar posteriormente.

Ao avançar para o próximo passo você poderá configurar as variações dos títulos que serão testados:

Teste A/B com a Dito
Após finalizar os passos de configuração e disparar a sua notificação os resultados estarão disponíveis para serem analisados. 

É possível analisar o resultados das notificações de teste separadamente e de maneira consolidada. Ao definir o resultado ganhador um ícone de “troféu” será exibido, identificando qual foi a notificação enviada para o restante da base.

Quer saber mais?

E aí, quer saber mais sobre o teste A/B da Dito?

Entre em contato conosco pelo e-mail: falecom@dito.com.br.

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O teste A/B no e-mail marketing serve para que você envie uma mesma campanha para duas bases distintas, com variações no copy, nas imagens, na disposição dos produtos, dentre várias outras possibilidades.

E, no dia seguinte, quando já houver os primeiros resultados de abertura, cliques e conversões de ambas as campanhas, você dispare para todo o restante das pessoas a mensagem que performou melhor.

Esse tipo de ação já é, comprovadamente, uma boa prática essencial para garantir que disparos de e-mail marketing, por exemplo, de fato, contribuam para aumentar as vendas.

Ciente disso, nós vamos elencar abaixo algumas sugestões para que o seu teste A/B tenha sucesso.

Confira!

Teste o assunto do e-mail

O assunto (ou título) é um dos principais influenciadores (senão o principal) na abertura de campanhas de e-mail marketing.

E se há mais aberturas, provavelmente, você obterá melhores taxas de conversão e vendas.

Assim sendo, siga as orientações abaixo para criar um bom assunto de e-mail:

  • Escreva um assunto com até 50 caracteres;
  • Use entre 5 e 7 palavras;
  • Nada de títulos sensacionalistas e genéricos como, por exemplo:

“Corra!” – “Clique aqui!” – “Abra esse e-mail!”

Opte por títulos personalizados e chame o cliente pelo primeiro nome:

“João, olha só essa seleção de camisetas!”

Use o título para citar promoções, formas de pagamento facilitadas, brindes, etc.

“Luiza, vem ver essa promo especial!

“Daniel, a sua camisa mais bonita chegou!

“Alice, quer ganhar um rímel fullsize?”

Use emojis para se destacar e captar a atenção do seu cliente:

Você pode testar, por exemplo, um título com emoji e outro sem e avaliar como o seu público recebe cada e-mail.

Segmentar é fundamental

Não é porque você pode testar algumas opções de variações de e-mail que deve parar de segmentar.

Muito pelo contrário, é fundamental que você segmente, pois, para acurar o resultado dos testes é preciso que o grupo que vai receber aquele e-mail seja bem segmentado.

Crie clusters dentro da sua base de clientes, para segmentar e testar. Isso faz com que os resultados do teste sejam mais precisos.

Os clusters são grupos de pessoas que possuem uma mesma característica ou um conjunto de características similares.

Você pode escolher, por exemplo, se comunicar com todos os homens de 20 a 40 anos, que navegaram na categoria Star Wars, e então fazer o teste apenas com esse grupo.

Não faz sentido enviar e-mail para a base toda, com ofertas genéricas, e tentar aplicar o teste A/B com um grupo enorme e que não possuem características parecidas.

Isso pode comprometer o resultado do teste e acabar não adiantando muita coisa usar esse recurso nesse caso.

Além do que, enviar e-mails segmentados e personalizados trazem mais resultados para suas campanhas.

Fazendo o teste A/B com a Dito

Para fazer o teste A/B com a Dito é muito simples, pois, pensando justamente na usabilidade dos nossos clientes, ao clicar em “Nova Notificação” a plataforma já dá a opção de usar o teste ou enviar normalmente. Veja:

Teste A/B com a Dito

Na Dito é possível falar com o cliente por mais de um canal (push mobile, SMS e e-mail marketing). Por isso, escolha o canal prioritário:

Teste A/B com a Dito

Teste A/B com a Dito

Ao selecionar o segmento automaticamente processaremos o número de pessoas aptas a receber a notificação, abrindo as opções de configuração do seu “TESTE A/B” serão exibidas na tela:

Teste A/B com a Dito
Nas configurações é possível determinar qual tipo de teste será feito (O que você quer testar?) e o número de variáveis.

No campo “Qual a porcentagem de pessoas deve receber o teste?” podemos configurar o tamanho da base que receberá o nosso teste.

Sempre que você arrastar a barra automaticamente os valores no campo de “Resumo” serão recalculados, sendo possível entender quantas pessoas receberam as variações da sua notificação e quantas receberão o disparo ganhador.

Na última etapa “Por qual métrica devemos escolher o ganhador?” é possível escolher o critério que definirá qual o melhor disparo, além do tempo para essa definição após o disparo inicial.

Após configurar os critérios enviaremos automaticamente a notificação vencedora seguindo os critérios pré-estabelecidos, sem a necessidade de você se preocupar posteriormente.

Ao avançar para o próximo passo você poderá configurar as variações dos títulos que serão testados:

Teste A/B com a Dito
Após finalizar os passos de configuração e disparar a sua notificação os resultados estarão disponíveis para serem analisados. 

É possível analisar o resultados das notificações de teste separadamente e de maneira consolidada. Ao definir o resultado ganhador um ícone de “troféu” será exibido, identificando qual foi a notificação enviada para o restante da base.

Quer saber mais?

E aí, quer saber mais sobre o teste A/B da Dito?

Entre em contato conosco pelo e-mail: falecom@dito.com.br.

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