CRM para Varejo

O ROI é uma das principais métricas que você deve acompanhar, especialmente, nestes tempos onde cada centavo investido no lugar certo faz toda a diferença.

Diante deste fato, neste artigo, além de responder o que é ROI, nós vamos explicar como calculá-lo.

Vem com a gente?

O que é ROI?

A sigla R.O.I é a abreviação de “Return Over Investment” ou “Retorno Sobre Investimento”.

O cálculo do ROI leva em conta o ganho obtido menos o investimento inicial.

Esse KPI ajuda a saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado, podendo ser positivo ou negativo, sinalizando lucro ou prejuízo.

Como calcular o ROI?

Para fazer o cálculo do ROI, você deve utilizar a fórmula abaixo:

Fórmula para calcular o ROI.
Fórmula para calcular o ROI.

Uma dúvida comum é saber qual valor preencher no “Custo“.

Neste valor é preciso conter o somatório de todos os gastos necessários para que um projeto ou campanha de marketing, por exemplo, acontecesse.

Exemplo: valor por hora de trabalho dos funcionários, mensalidade de ferramentas, estruturas físicas, logística de distribuição, dentre outros.

Fazer o cálculo do ROI, apesar de haver uma fórmula para isso, não é uma tarefa fácil, afinal, os custos operacionais, na grande maioria das vezes, são influenciados por sazonalidades, valor do dólar, inflação, dentre alguns outros.

Por que calcular o ROI?

Mesmo sendo uma atividade complexa, é crucial que o varejista busque calcular o ROI dos investimentos que realiza.

Se essa informação não está acessível para a diretoria, fica impossível saber se o valor investido em ferramentas de CRM, em plataformas de e-commerce ou em ERPs, por exemplo, está sendo viável e lucrativo.

Além disso, calcular o ROI contribui para acompanhar a evolução da marca e tomar decisões mais estratégicas.

E então, o que achou desta explicação?

Deixe a sua opinião no campo de comentários logo abaixo.

Postagens similares

ROI

O que é ROI e como calcular? Entenda!

CRM para Varejo

O ROI é uma das principais métricas que você deve acompanhar, especialmente, nestes tempos onde cada centavo investido no lugar certo faz toda a diferença.

Diante deste fato, neste artigo, além de responder o que é ROI, nós vamos explicar como calculá-lo.

Vem com a gente?

O que é ROI?

A sigla R.O.I é a abreviação de “Return Over Investment” ou “Retorno Sobre Investimento”.

O cálculo do ROI leva em conta o ganho obtido menos o investimento inicial.

Esse KPI ajuda a saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado, podendo ser positivo ou negativo, sinalizando lucro ou prejuízo.

Como calcular o ROI?

Para fazer o cálculo do ROI, você deve utilizar a fórmula abaixo:

Fórmula para calcular o ROI.
Fórmula para calcular o ROI.

Uma dúvida comum é saber qual valor preencher no “Custo“.

Neste valor é preciso conter o somatório de todos os gastos necessários para que um projeto ou campanha de marketing, por exemplo, acontecesse.

Exemplo: valor por hora de trabalho dos funcionários, mensalidade de ferramentas, estruturas físicas, logística de distribuição, dentre outros.

Fazer o cálculo do ROI, apesar de haver uma fórmula para isso, não é uma tarefa fácil, afinal, os custos operacionais, na grande maioria das vezes, são influenciados por sazonalidades, valor do dólar, inflação, dentre alguns outros.

Por que calcular o ROI?

Mesmo sendo uma atividade complexa, é crucial que o varejista busque calcular o ROI dos investimentos que realiza.

Se essa informação não está acessível para a diretoria, fica impossível saber se o valor investido em ferramentas de CRM, em plataformas de e-commerce ou em ERPs, por exemplo, está sendo viável e lucrativo.

Além disso, calcular o ROI contribui para acompanhar a evolução da marca e tomar decisões mais estratégicas.

E então, o que achou desta explicação?

Deixe a sua opinião no campo de comentários logo abaixo.

footerbar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *