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ToggleAs notificações push são mensagens disparadas por sites ou APPs para surgir na tela principal de smartphones, tablets ou desktops.
O objetivo é atrair a atenção das pessoas e aumentar o engajamento por meio de comunicações sucintas e precisas.
Porém nós sabemos que desenvolver esse tipo de notificação, com poucos caracteres, é uma tarefa desafiadora.
Assim sendo, neste artigo, conheça dicas e melhores práticas para criar notificações push.
Tipos de notificações push
Primeiramente, é importante reforçar que as notificações push não são exclusividade do ambiente mobile.
Nós estamos habituados a receber notificações de vários APPs ao longo do dia em nossos celulares.
No entanto, esse recurso também está disponível nos navegadores quando acessamos a internet.
Notificações via web não demandam instalação de aplicativos, podendo ser disparadas para quaisquer dispositivos de forma manual ou automática.
Incluindo notificações push na sua estratégia
O objetivo de utilizar essa ferramenta em sua estratégia gira em torno de gerar engajamento e estreitar o relacionamento com o consumidor.
Afinal, trata-se de um canal que torna possível o envio de mensagens personalizadas para os usuários que permitiram esse contato.
Um visitante que esteja em seu e-commerce, por exemplo, é convidado a uma ação instantânea, que muitas vezes, acaba sendo aquele “empurrãozinho” para concluir uma compra que estava “engatilhada”.
Assim como qualquer outro canal, notificações push devem ser pensadas estrategicamente.
Portanto, há de se considerar 03 importantes pilares para estruturar seu uso: objetivos, ação e frequência.
Boas práticas
A frequência deve ser adequada. Tenha bom senso ao fazer essa definição.
Você pode perder um usuário do seu aplicativo por estar enviando comunicações excessivas.
Para determinar a periodicidade correta, é importante conhecer a sua data-driven persona e, inclusive, compreender quais os melhores horários para entrar em contato.
Fazer o disparo do push no timing correto pode potencializar (e muito) seus resultados.
Outra dica essencial é disponibilizar os recursos opt-in e opt-out. Afinal, os usuários só devem ser notificados se assim desejarem.
Lembre-se também que personalizar os conteúdos é algo crucial para gerar engajamento.
Sabemos que pode ser desafiador desenvolver uma mensagem customizada em poucos caracteres, mas são as regras deste canal.
É uma excelente oportunidade de praticar o contato objetivo com sua base de clientes.
É comum que o limite de caracteres para notificações push, seja via mobile ou web, seja entre 40 e 120 caracteres.
Uma boa forma de fazer bom proveito dessa limitação é utilizar gatilhos mentais de urgência e escassez, como “só hoje até 22h” e “últimas unidades”, respectivamente.
Tenha em mente que quanto mais clareza sua mensagem transmitir, mais atrativa ela pode se tornar.
Ao invés de dizer “promoção imperdível”, deixe o benefício mais evidente: “50% de desconto”.
Utilizar CTAs também pode ser uma boa alternativa (garanta o seu, compre agora).
Mensuração de resultados
Já falamos da importância de monitorar os indicadores do seu negócio, seja no ambiente físico ou digital.
No caso de notificações push, considere:
- Taxa de aceitação (quantidade de pessoas que assinaram suas notificações push em relação aos visitantes do seu e-commerce);
- Taxa de cliques;
- Taxa de conversão (quantas pessoas que clicaram na notificação push e de fato realizaram comprar a partir dela).
Não se esqueça que acompanhar métricas é fundamental para entender o desempenho de suas campanhas.
E então, esse artigo esclareceu as suas dúvidas?
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