Aumentar a taxa de conversão nas redes sociais é um dos desafios mais difíceis vividos pelos profissionais de marketing, especialmente nestes tempos onde a concorrência está tão acirrada.

Apesar disso, na sequência, nós vamos apresentar algumas estratégias que você pode seguir para melhorar os seus resultados.

Vem com a gente conferir?

Boas práticas para maximizar a conversão

Definição do objetivo

Antes de começar uma campanha é preciso definir o objetivo dela.

Nesse sentido, basicamente, há duas metas principais que você pode perseguir: adquirir novos clientes ou reter aqueles que você já possui na sua base.

Recomendamos que você faça as duas estratégias em paralelo, mas tratando-as de maneiras diferentes, afinal, as demandas de quem já comprou, provavelmente, serão diferentes daquelas pessoas que acabaram de conhecer a sua marca.

Formato do anúncio

O Facebook e o Instagram, por exemplo, fornecem tamanhos padrões para confeccionar os anúncios. 

Em ambos, temos a opção de fazer um post em carrossel, que consistem em 2 ou mais imagens que podem ser visualizadas usando uma rolagem horizontal. É ideal para criar anúncios com mais de um produto.

Vamos supor que você precise criar um anúncio de acessórios. A primeira imagem pode ser do look completo, a seguinte a do colar, a próxima do brinco, depois da bolsa, e assim por diante.

Temos também os vídeos e gifs, que tem se mostrado muito mais eficazes.

Através do movimento, você consegue mostrar detalhes do seu produto, fazer VTs mais elaborados e ganhar a atenção do seu cliente enquanto ele estiver rolando a timeline das suas redes sociais.

Atenção ao Layout

Quanto ao design do seu anúncio, é preciso ter cuidado com alguns aspectos, tais como: estética, CTA, clareza da mensagem, e, principalmente, o texto.

O Facebook, por exemplo, não permite o uso de mais de 20% de texto nas peças.

Por isso concentre a maior parte dele no como apoio, e não na imagem.

A imagem deve ser usada como um chamariz, evitando ao máximo o uso de muito texto.

Sempre verifique na ferramenta da Meta antes de rodar o anúncio, uma vez que ele pode ser penalizado, isto é, se tem mais texto que o permitido, a performance será comprometida, pois ele não será exibido para o número de pessoas esperado.

Ainda sobre o texto, fique atento à leitura, evite usar fontes que são difíceis de ler, muito cheias de firulas. Neste caso, menos é mais.

Sobre os demais aspectos, é assunto para outro post, mas fique de olho nestes pontos primordiais citados acima.

Teste A/B

Como ter certeza se um botão azul converte mais que um vermelho? Na verdade, não sabemos. Fazemos suposições, hipóteses.

Mas o seu público pode te dizer o que prefere através do teste a/b, e a partir dos resultados, é possível fazer otimizações para melhorar a performance dos anúncios.

Para que os testes sejam realmente conclusivos, teste uma variável por vez, ao invés de testar dois anúncios completamente diferentes.

A partir do primeiro teste e do seu resultado, faça melhorias no seu anúncio e teste outra variável.

É um processo de melhoria contínua, portanto, sempre teste novas variáveis, lembrando de já aplicar o que foi aprendido com os testes anteriores.

Como direcionar o anúncio para as pessoas certas?

Use segmentações inteligentes

Sempre que pensamos em otimizar campanhas de Marketing Digital, temos que ter em mente quem é nosso público-alvo, para quem a mensagem deve ser direcionada.

O primeiro nível de segmentação, são os dados demográficos: gênero, cidade, estado, etc.

Mas segmentar apenas por dados demográficos pode não ser suficiente. Por isso, acrescentar mais parâmetros, deixar o segmento mais criterioso, o torna mais certeiro.

Os dados de comportamento, tais como compras, navegação, histórico, são essenciais para criar segmentos com maior conversão, uma vez que são mais critérios para encontrar a pessoa certa para sua oferta.

Pense com a gente, vamos supor que você queira divulgar uma oferta de camisetas brancas.

Quais das opções abaixo são o público mais adequado para direcionar um anúncio deste produto:

  1. Pessoas que compraram camisetas brancas nos últimos 30 dias.
  2. Pessoas que compraram calças nos últimos 60 dias.
  3. Pessoas que não compram há 90 dias.
  4. Pessoas que navegaram na categoria “Camisetas” e não compraram.

Bom, neste caso, tirando a opção 1, temos algumas opções de campanhas.

No caso da opção 2, Pessoas que compraram calças nos últimos 60 dias, é possível criar uma campanha de “Complete seu Look”.

Com a opção 3, Pessoas que navegaram na categoria “Camisetas” e não compraram, faça uma campanha instigando-as a finalizar a compra.

Já no caso 4, Pessoas que não compram há 90 dias, você pode tentar reativá-los com uma campanha de “Estamos com saudades: Camisetas com desconto!”

No caso de um segmento inteligente, todas as pessoas que se enquadrarem nestas situações propostas acima, serão reconhecidas como pertencentes àquele segmento automaticamente, pois é baseado nas ações dos usuários.

Custom Audiences

O Custom Audience é uma forma de mostrar seu anúncio para pessoas específicas de uma lista em CSV.

Uma opção interessante para quem já possui uma base de clientes segmentada e optou por seguir uma estratégia de retenção de clientes, é possível subir esta base para o Custom Audience do Facebook e Instagram.

Esta ação é exclusiva para retenção de clientes, para impactar algum segmento específico, conforme citamos nos exemplos no tópico acima. 

Então seu anúncio será exibido apenas para as pessoas do segmento.

Por serem pessoas que já conhecem sua marca, já compraram seus produtos, a chance deste anúncio ter uma boa performance aumenta exponencialmente.

Conte para a gente nos comentários se você já segmenta seus anúncios e usa o Custom Audience!

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Apesar disso, na sequência, nós vamos apresentar algumas estratégias que você pode seguir para melhorar os seus resultados.

Vem com a gente conferir?

Boas práticas para maximizar a conversão

Definição do objetivo

Antes de começar uma campanha é preciso definir o objetivo dela.

Nesse sentido, basicamente, há duas metas principais que você pode perseguir: adquirir novos clientes ou reter aqueles que você já possui na sua base.

Recomendamos que você faça as duas estratégias em paralelo, mas tratando-as de maneiras diferentes, afinal, as demandas de quem já comprou, provavelmente, serão diferentes daquelas pessoas que acabaram de conhecer a sua marca.

Formato do anúncio

O Facebook e o Instagram, por exemplo, fornecem tamanhos padrões para confeccionar os anúncios. 

Em ambos, temos a opção de fazer um post em carrossel, que consistem em 2 ou mais imagens que podem ser visualizadas usando uma rolagem horizontal. É ideal para criar anúncios com mais de um produto.

Vamos supor que você precise criar um anúncio de acessórios. A primeira imagem pode ser do look completo, a seguinte a do colar, a próxima do brinco, depois da bolsa, e assim por diante.

Temos também os vídeos e gifs, que tem se mostrado muito mais eficazes.

Através do movimento, você consegue mostrar detalhes do seu produto, fazer VTs mais elaborados e ganhar a atenção do seu cliente enquanto ele estiver rolando a timeline das suas redes sociais.

Atenção ao Layout

Quanto ao design do seu anúncio, é preciso ter cuidado com alguns aspectos, tais como: estética, CTA, clareza da mensagem, e, principalmente, o texto.

O Facebook, por exemplo, não permite o uso de mais de 20% de texto nas peças.

Por isso concentre a maior parte dele no como apoio, e não na imagem.

A imagem deve ser usada como um chamariz, evitando ao máximo o uso de muito texto.

Sempre verifique na ferramenta da Meta antes de rodar o anúncio, uma vez que ele pode ser penalizado, isto é, se tem mais texto que o permitido, a performance será comprometida, pois ele não será exibido para o número de pessoas esperado.

Ainda sobre o texto, fique atento à leitura, evite usar fontes que são difíceis de ler, muito cheias de firulas. Neste caso, menos é mais.

Sobre os demais aspectos, é assunto para outro post, mas fique de olho nestes pontos primordiais citados acima.

Teste A/B

Como ter certeza se um botão azul converte mais que um vermelho? Na verdade, não sabemos. Fazemos suposições, hipóteses.

Mas o seu público pode te dizer o que prefere através do teste a/b, e a partir dos resultados, é possível fazer otimizações para melhorar a performance dos anúncios.

Para que os testes sejam realmente conclusivos, teste uma variável por vez, ao invés de testar dois anúncios completamente diferentes.

A partir do primeiro teste e do seu resultado, faça melhorias no seu anúncio e teste outra variável.

É um processo de melhoria contínua, portanto, sempre teste novas variáveis, lembrando de já aplicar o que foi aprendido com os testes anteriores.

Como direcionar o anúncio para as pessoas certas?

Use segmentações inteligentes

Sempre que pensamos em otimizar campanhas de Marketing Digital, temos que ter em mente quem é nosso público-alvo, para quem a mensagem deve ser direcionada.

O primeiro nível de segmentação, são os dados demográficos: gênero, cidade, estado, etc.

Mas segmentar apenas por dados demográficos pode não ser suficiente. Por isso, acrescentar mais parâmetros, deixar o segmento mais criterioso, o torna mais certeiro.

Os dados de comportamento, tais como compras, navegação, histórico, são essenciais para criar segmentos com maior conversão, uma vez que são mais critérios para encontrar a pessoa certa para sua oferta.

Pense com a gente, vamos supor que você queira divulgar uma oferta de camisetas brancas.

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  1. Pessoas que compraram camisetas brancas nos últimos 30 dias.
  2. Pessoas que compraram calças nos últimos 60 dias.
  3. Pessoas que não compram há 90 dias.
  4. Pessoas que navegaram na categoria “Camisetas” e não compraram.

Bom, neste caso, tirando a opção 1, temos algumas opções de campanhas.

No caso da opção 2, Pessoas que compraram calças nos últimos 60 dias, é possível criar uma campanha de “Complete seu Look”.

Com a opção 3, Pessoas que navegaram na categoria “Camisetas” e não compraram, faça uma campanha instigando-as a finalizar a compra.

Já no caso 4, Pessoas que não compram há 90 dias, você pode tentar reativá-los com uma campanha de “Estamos com saudades: Camisetas com desconto!”

No caso de um segmento inteligente, todas as pessoas que se enquadrarem nestas situações propostas acima, serão reconhecidas como pertencentes àquele segmento automaticamente, pois é baseado nas ações dos usuários.

Custom Audiences

O Custom Audience é uma forma de mostrar seu anúncio para pessoas específicas de uma lista em CSV.

Uma opção interessante para quem já possui uma base de clientes segmentada e optou por seguir uma estratégia de retenção de clientes, é possível subir esta base para o Custom Audience do Facebook e Instagram.

Esta ação é exclusiva para retenção de clientes, para impactar algum segmento específico, conforme citamos nos exemplos no tópico acima. 

Então seu anúncio será exibido apenas para as pessoas do segmento.

Por serem pessoas que já conhecem sua marca, já compraram seus produtos, a chance deste anúncio ter uma boa performance aumenta exponencialmente.

Conte para a gente nos comentários se você já segmenta seus anúncios e usa o Custom Audience!

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