Veja a diferença entre IP dedicado e IP compartilhado

As empresas que executam estratégias de e-mail marketing precisam saber a diferença entre IP dedicado e IP compartilhado.

A entregabilidade de uma campanha é influenciada por diversos fatores, sendo que um dos mais importantes é ter um IP de disparo com excelente reputação.

Para ilustrar, pense no IP como o carteiro que entrega a sua correspondência até o destinatário, garantindo que ela sempre vai chegar intacta até o endereço correto.

Atualmente no mercado existem dois tipos de utilização de IPs para o envio de e-mails, o uso Dedicado e o Compartilhado. E é sobre eles que vamos aprofundar o conhecimento na sequência.

Confira!

IPs Compartilhados

Há alguns anos era praticamente impossível conseguir disparar e-mails sem usar IPs compartilhados, sempre que se contratava uma ferramenta de e-mail obrigatoriamente você utilizava essa opção.

O IP compartilhado consiste em dividir o IP de envio com outras empresas, sendo que uma má prática realizada por uma delas, pode interferir na entregabilidade das demais.

Geralmente o IP compartilhado é indicado para empresas que possuem uma maturidade um pouco mais baixa em relação a disparos de e-mails, ou que possuem um volume inferior a 100 mil disparos mensais.

Por outro lado, empresas que possuem baixos volumes de e-mail podem estabelecer uma reputação perante os servidores de e-mails, já que disparando por IPs compartilhados é possível ter um volume suficiente para que os provedores façam esse tipo de análise.

Caso sinta alguma questão relacionada a entregabilidade dos seus e-mails, sempre questione o seu serviço utilizado sobre quem são as empresas que compartilham o IP com você e se eles também têm seguido boas práticas de mercado para o envio de e-mail marketing.

IPs Dedicados

Os IP’s dedicados são recomendados para empresas que possuem uma maturidade mais avançada, tendo total domínio sobre seu programa de e-mail marketing e um volume de disparos acima de 100 mil/mês e uma cadência regular de envios. 

A cadência é muito importante, já que ao ficar sem disparar notificações por um tempo você pode perder toda a reputação do seu e-mail.

A principal vantagem de trabalhar com IPs dedicados é que a sua empresa pode ter total controle sobre a sua reputação, ou seja, considerando que você segue todas as boas práticas, seus e-mails serão sempre entregues na caixa de entrada dos seus clientes.

Ter mais de um IP dedicado associado a uma empresa é comumente utilizado por grandes players para separar os envios transacionais dos disparos de campanha de e-mail.

Essa separação garantirá que mesmo que ocorra algum problema na reputação do seu IP dedicado para as campanhas, os seus e-mail transacionais continuarão a ser entregues, não sendo afetado pelo problema das campanhas.

Outra estratégia utilizada é ter IPs específicos para cada tipo de estratégia, por exemplo:

IP 1

  • Campanhas de broadcasting para usuários ativos;
  • Campanhas “transacionais” baseadas em comportamento (Boas vindas, aniversário, abandono de carrinhos, pós venda, pesquisas com clientes);

IP 2 

  • Campanhas de recuperação de clientes – Winback;
  • Validações de e-mails;
  • Complete seu cadastro;

O ideal é sempre validar e agregar suas campanhas pensando no volume de disparos e a estratégia.

Ela está indo pra uma base de alto grau de interação ou não?

É uma campanha “transacional”? Qual o volume de bounces dessa campanha?

Outro diferencial em ter IPs dedicados é poder participar de programas de certificação, como o da Return Path.

Algumas ferramentas do mercado não permitem fazer essa separação de IP’s por campanhas, entregando os e-mails “aleatoriamente” e podendo sujar a reputação como um todo.

Atualmente na Dito temos a possibilidade de permitir que o clientes com grande volume de disparos gerenciem suas campanhas e IPs individualmente, podendo entender a reputação de cada um e direcionar melhor suas estratégias.

Utilizando um IP Dedicado

Por ser um IP próprio, a sua reputação está diretamente ligada às decisões que sua empresa toma dentro da estratégia de Marketing Digital.

Se a empresa segue as boas práticas e por isso possui boas métricas, essa reputação tende a ser boa; se não, ela diminui e leva junto a capacidade de entrega dessas campanhas.

Por esse motivo, se fizer um bom trabalho tendo um IP dedicado, os resultados tendem a ser melhores quando comparados ao IP compartilhado.

Ao usar um IP dedicado você deve levar em conta:

A frequência de envio de e-mail

O principal motivo para o uso de um IP dedicado é o volume de e-mails disparados.

Por isso, é importante manter a frequência de envio para que ela não oscile muito e, pelo contrário, cresça ao longo do tempo.

Quando de repente o volume cai drasticamente ou sobe de forma exponencial, a capacidade de entrega pode ser prejudicada.

Manutenção do IP

Não somente a reputação do IP deve ser monitorada, mas também as métricas e eventuais problemas que acontecem com um IP, tais como blacklists e spam traps.

O warm-up do IP

Sempre que um novo IP passa a ser utilizado, é de se esperar que ele ainda não possua histórico, tampouco reputação.

Por isso, existe uma prática chamada de warm-up, que serve justamente para “aquecer” o IP até ele entrar em pleno funcionamento.

Para isso, o ideal é começar enviando uma quantidade menor de e-mails através do novo IP e ir aumentando ao longo do tempo, até que atinja a quantidade esperada de envio mensal.

Conclusões

Resumindo, o IP dedicado é extremamente importante dentro de um contexto onde o e-mail é parte essencial da estratégia.

O ideal é ter claro qual é o papel desse canal para a sua empresa e assim decidir se um IP dedicado é necessário ou não.

Como o próprio nome já diz, o IP Dedicado é reservado para apenas uma pessoa e não é compartilhado com ninguém.

Portanto, seus envios não serão afetados pelas práticas de outros remetentes e você ainda poderá desfrutar de sua reputação exclusiva.

O que achou deste artigo? Deixe a sua opinião no campo de comentários abaixo.

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As empresas que executam estratégias de e-mail marketing precisam saber a diferença entre IP dedicado e IP compartilhado.

A entregabilidade de uma campanha é influenciada por diversos fatores, sendo que um dos mais importantes é ter um IP de disparo com excelente reputação.

Para ilustrar, pense no IP como o carteiro que entrega a sua correspondência até o destinatário, garantindo que ela sempre vai chegar intacta até o endereço correto.

Atualmente no mercado existem dois tipos de utilização de IPs para o envio de e-mails, o uso Dedicado e o Compartilhado. E é sobre eles que vamos aprofundar o conhecimento na sequência.

Confira!

IPs Compartilhados

Há alguns anos era praticamente impossível conseguir disparar e-mails sem usar IPs compartilhados, sempre que se contratava uma ferramenta de e-mail obrigatoriamente você utilizava essa opção.

O IP compartilhado consiste em dividir o IP de envio com outras empresas, sendo que uma má prática realizada por uma delas, pode interferir na entregabilidade das demais.

Geralmente o IP compartilhado é indicado para empresas que possuem uma maturidade um pouco mais baixa em relação a disparos de e-mails, ou que possuem um volume inferior a 100 mil disparos mensais.

Por outro lado, empresas que possuem baixos volumes de e-mail podem estabelecer uma reputação perante os servidores de e-mails, já que disparando por IPs compartilhados é possível ter um volume suficiente para que os provedores façam esse tipo de análise.

Caso sinta alguma questão relacionada a entregabilidade dos seus e-mails, sempre questione o seu serviço utilizado sobre quem são as empresas que compartilham o IP com você e se eles também têm seguido boas práticas de mercado para o envio de e-mail marketing.

IPs Dedicados

Os IP’s dedicados são recomendados para empresas que possuem uma maturidade mais avançada, tendo total domínio sobre seu programa de e-mail marketing e um volume de disparos acima de 100 mil/mês e uma cadência regular de envios. 

A cadência é muito importante, já que ao ficar sem disparar notificações por um tempo você pode perder toda a reputação do seu e-mail.

A principal vantagem de trabalhar com IPs dedicados é que a sua empresa pode ter total controle sobre a sua reputação, ou seja, considerando que você segue todas as boas práticas, seus e-mails serão sempre entregues na caixa de entrada dos seus clientes.

Ter mais de um IP dedicado associado a uma empresa é comumente utilizado por grandes players para separar os envios transacionais dos disparos de campanha de e-mail.

Essa separação garantirá que mesmo que ocorra algum problema na reputação do seu IP dedicado para as campanhas, os seus e-mail transacionais continuarão a ser entregues, não sendo afetado pelo problema das campanhas.

Outra estratégia utilizada é ter IPs específicos para cada tipo de estratégia, por exemplo:

IP 1

  • Campanhas de broadcasting para usuários ativos;
  • Campanhas “transacionais” baseadas em comportamento (Boas vindas, aniversário, abandono de carrinhos, pós venda, pesquisas com clientes);

IP 2 

  • Campanhas de recuperação de clientes – Winback;
  • Validações de e-mails;
  • Complete seu cadastro;

O ideal é sempre validar e agregar suas campanhas pensando no volume de disparos e a estratégia.

Ela está indo pra uma base de alto grau de interação ou não?

É uma campanha “transacional”? Qual o volume de bounces dessa campanha?

Outro diferencial em ter IPs dedicados é poder participar de programas de certificação, como o da Return Path.

Algumas ferramentas do mercado não permitem fazer essa separação de IP’s por campanhas, entregando os e-mails “aleatoriamente” e podendo sujar a reputação como um todo.

Atualmente na Dito temos a possibilidade de permitir que o clientes com grande volume de disparos gerenciem suas campanhas e IPs individualmente, podendo entender a reputação de cada um e direcionar melhor suas estratégias.

Utilizando um IP Dedicado

Por ser um IP próprio, a sua reputação está diretamente ligada às decisões que sua empresa toma dentro da estratégia de Marketing Digital.

Se a empresa segue as boas práticas e por isso possui boas métricas, essa reputação tende a ser boa; se não, ela diminui e leva junto a capacidade de entrega dessas campanhas.

Por esse motivo, se fizer um bom trabalho tendo um IP dedicado, os resultados tendem a ser melhores quando comparados ao IP compartilhado.

Ao usar um IP dedicado você deve levar em conta:

A frequência de envio de e-mail

O principal motivo para o uso de um IP dedicado é o volume de e-mails disparados.

Por isso, é importante manter a frequência de envio para que ela não oscile muito e, pelo contrário, cresça ao longo do tempo.

Quando de repente o volume cai drasticamente ou sobe de forma exponencial, a capacidade de entrega pode ser prejudicada.

Manutenção do IP

Não somente a reputação do IP deve ser monitorada, mas também as métricas e eventuais problemas que acontecem com um IP, tais como blacklists e spam traps.

O warm-up do IP

Sempre que um novo IP passa a ser utilizado, é de se esperar que ele ainda não possua histórico, tampouco reputação.

Por isso, existe uma prática chamada de warm-up, que serve justamente para “aquecer” o IP até ele entrar em pleno funcionamento.

Para isso, o ideal é começar enviando uma quantidade menor de e-mails através do novo IP e ir aumentando ao longo do tempo, até que atinja a quantidade esperada de envio mensal.

Conclusões

Resumindo, o IP dedicado é extremamente importante dentro de um contexto onde o e-mail é parte essencial da estratégia.

O ideal é ter claro qual é o papel desse canal para a sua empresa e assim decidir se um IP dedicado é necessário ou não.

Como o próprio nome já diz, o IP Dedicado é reservado para apenas uma pessoa e não é compartilhado com ninguém.

Portanto, seus envios não serão afetados pelas práticas de outros remetentes e você ainda poderá desfrutar de sua reputação exclusiva.

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