Sumário
ToggleAs empresas que executam estratégias de e-mail marketing precisam saber a diferença entre IP dedicado e IP compartilhado.
A entregabilidade de uma campanha é influenciada por diversos fatores, sendo que um dos mais importantes é ter um IP de disparo com excelente reputação.
Para ilustrar, pense no IP como o carteiro que entrega a sua correspondência até o destinatário, garantindo que ela sempre vai chegar intacta até o endereço correto.
Atualmente no mercado existem dois tipos de utilização de IPs para o envio de e-mails, o uso Dedicado e o Compartilhado. E é sobre eles que vamos aprofundar o conhecimento na sequência.
Confira!
IPs Compartilhados
Há alguns anos era praticamente impossível conseguir disparar e-mails sem usar IPs compartilhados, sempre que se contratava uma ferramenta de e-mail obrigatoriamente você utilizava essa opção.
O IP compartilhado consiste em dividir o IP de envio com outras empresas, sendo que uma má prática realizada por uma delas, pode interferir na entregabilidade das demais.
Geralmente o IP compartilhado é indicado para empresas que possuem uma maturidade um pouco mais baixa em relação a disparos de e-mails, ou que possuem um volume inferior a 100 mil disparos mensais.
Por outro lado, empresas que possuem baixos volumes de e-mail podem estabelecer uma reputação perante os servidores de e-mails, já que disparando por IPs compartilhados é possível ter um volume suficiente para que os provedores façam esse tipo de análise.
Caso sinta alguma questão relacionada a entregabilidade dos seus e-mails, sempre questione o seu serviço utilizado sobre quem são as empresas que compartilham o IP com você e se eles também têm seguido boas práticas de mercado para o envio de e-mail marketing.
IPs Dedicados
Os IP’s dedicados são recomendados para empresas que possuem uma maturidade mais avançada, tendo total domínio sobre seu programa de e-mail marketing e um volume de disparos acima de 100 mil/mês e uma cadência regular de envios.
A cadência é muito importante, já que ao ficar sem disparar notificações por um tempo você pode perder toda a reputação do seu e-mail.
A principal vantagem de trabalhar com IPs dedicados é que a sua empresa pode ter total controle sobre a sua reputação, ou seja, considerando que você segue todas as boas práticas, seus e-mails serão sempre entregues na caixa de entrada dos seus clientes.
Ter mais de um IP dedicado associado a uma empresa é comumente utilizado por grandes players para separar os envios transacionais dos disparos de campanha de e-mail.
Essa separação garantirá que mesmo que ocorra algum problema na reputação do seu IP dedicado para as campanhas, os seus e-mail transacionais continuarão a ser entregues, não sendo afetado pelo problema das campanhas.
Outra estratégia utilizada é ter IPs específicos para cada tipo de estratégia, por exemplo:
IP 1
- Campanhas de broadcasting para usuários ativos;
- Campanhas “transacionais” baseadas em comportamento (Boas vindas, aniversário, abandono de carrinhos, pós venda, pesquisas com clientes);
IP 2
- Campanhas de recuperação de clientes – Winback;
- Validações de e-mails;
- Complete seu cadastro;
O ideal é sempre validar e agregar suas campanhas pensando no volume de disparos e a estratégia.
Ela está indo pra uma base de alto grau de interação ou não?
É uma campanha “transacional”? Qual o volume de bounces dessa campanha?
Outro diferencial em ter IPs dedicados é poder participar de programas de certificação, como o da Return Path.
Algumas ferramentas do mercado não permitem fazer essa separação de IP’s por campanhas, entregando os e-mails “aleatoriamente” e podendo sujar a reputação como um todo.
Atualmente na Dito temos a possibilidade de permitir que o clientes com grande volume de disparos gerenciem suas campanhas e IPs individualmente, podendo entender a reputação de cada um e direcionar melhor suas estratégias.
Utilizando um IP Dedicado
Por ser um IP próprio, a sua reputação está diretamente ligada às decisões que sua empresa toma dentro da estratégia de Marketing Digital.
Se a empresa segue as boas práticas e por isso possui boas métricas, essa reputação tende a ser boa; se não, ela diminui e leva junto a capacidade de entrega dessas campanhas.
Por esse motivo, se fizer um bom trabalho tendo um IP dedicado, os resultados tendem a ser melhores quando comparados ao IP compartilhado.
Ao usar um IP dedicado você deve levar em conta:
A frequência de envio de e-mail
O principal motivo para o uso de um IP dedicado é o volume de e-mails disparados.
Por isso, é importante manter a frequência de envio para que ela não oscile muito e, pelo contrário, cresça ao longo do tempo.
Quando de repente o volume cai drasticamente ou sobe de forma exponencial, a capacidade de entrega pode ser prejudicada.
Manutenção do IP
Não somente a reputação do IP deve ser monitorada, mas também as métricas e eventuais problemas que acontecem com um IP, tais como blacklists e spam traps.
O warm-up do IP
Sempre que um novo IP passa a ser utilizado, é de se esperar que ele ainda não possua histórico, tampouco reputação.
Por isso, existe uma prática chamada de warm-up, que serve justamente para “aquecer” o IP até ele entrar em pleno funcionamento.
Para isso, o ideal é começar enviando uma quantidade menor de e-mails através do novo IP e ir aumentando ao longo do tempo, até que atinja a quantidade esperada de envio mensal.
Conclusões
Resumindo, o IP dedicado é extremamente importante dentro de um contexto onde o e-mail é parte essencial da estratégia.
O ideal é ter claro qual é o papel desse canal para a sua empresa e assim decidir se um IP dedicado é necessário ou não.
Como o próprio nome já diz, o IP Dedicado é reservado para apenas uma pessoa e não é compartilhado com ninguém.
Portanto, seus envios não serão afetados pelas práticas de outros remetentes e você ainda poderá desfrutar de sua reputação exclusiva.
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