Ícone do site Blog Dito

Ideias criativas para vender mais no Dia do Consumidor

Umas das primeiras datas comerciais do ano para o varejo brasileiro está chegando. O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março e foi criado para homenagear os clientes e seus direitos como consumidor.

Essa é uma excelente oportunidade dos varejistas estreitarem seus laços com clientes e, ainda, vender mais. Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Uol Para Marcas, plataforma sobre tendências do marketing multiplataformas, 56% dos consumidores pretendem comprar no Dia do Consumidor em 2022.

É um ótimo, indicador, não acha? E para aproveitar mais o potencial desta data, é preciso colocar em prática algumas ações eficazes para gerar bons resultados. Para te ajudar, vamos mostrar, neste artigo, caracter´ísticas e ideias criativas para vender mais no Dia do Consumidor e alavancar suas vendas. Confira!

Qual diferença entre o DIA DO CONSUMIDOR e o DIA DO CLIENTE?

Há pelo menos 50 anos, a data 15 de março é considerada o dia dos direitos do consumidor. A origem desta data se deu por um discurso do presidente americano John Kennedy, que destacou a necessidade de uma relação justa entre empresas e seus consumidores. A partir daí, esse discurso começou a ter força em outros países, e em 1990 no Brasil, foi publicada uma lei para a criação dos Procons, dedicados às reclamações de consumidores que se sentiram lesados numa relação comercial.

Essa data é muito importante para o varejo não só pelo estimulo comercial dela, mas pelo motivo que foi criada, para enaltecer a importância dos consumidores e a defesa dos seus direitos.

Já o dia Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro, 6 meses após o Dia do Consumidor. É uma data comemorada apenas no Brasil e foi criada pelo empresário João Carlos Rego, gaúcho especialista em marketing e recursos humanos, com o intuito de homenagear os clientes.

Como criar campanhas para a Semana do Consumidor

Embora a data oficial seja 15 de março, os varejistas brasileiros determinaram a quarta-feira mais próxima como o dia promocional. Além disso, as comemorações e promoções não se concentram em um só dia e sim, durante toda a semana, surgindo o termo “Semana do Consumidor”.

Por isso, é importante a criação de campanhas, promoções, mimos e ofertas com condições especiais de compras para toda a semana.

Apesar de ser muito comum nesta data as promoções e frete grátis é importante as marcas se diferenciarem e potencializarem neste momento o  relacionamento com o cliente. Por isso não envie apenas ofertas, ofertas, ofertas… Respeite o tempo entre uma compra e outra, dentro da jornada de compra dos seus consumidores e trabalhe as suas comunicações de forma personalizada. Confira nossas ideias criativas para vender mais no Dia do Consumidor:

1. Presente por tempo de relacionamento com a empresa

Uma forma bastante eficaz de gerar uma ótima experiência para o seu cliente é reconhecendo-o como especial para sua empresa. Desse modo, ele se sente valorizado e certamente lembrará e recomendará sua marca. Para isso, celebre com ele o tempo de relacionamento com a sua empresa.

Uma ótima ideia é utilizar o termo “bodas”, que traz uma sensação de união ou relacionamento mais próximo. Para cada ano, há um tipo de bodas, como de papel (1 ano), de algodão (2 anos), de trigo (3 anos) e assim por diante.

Então, você pode presentear seus clientes com um mimo de acordo com o tempo em que ele está com você. Quer garantir a fidelização dele? Divulgue os presentes de todas as bodas. Assim, se ele está há 2 anos com sua empresa, por exemplo, ficará ansioso para permanecer mais tempo e ganhar o presente ao comemorar 3 anos.

2. Descontos especiais para produtos tendência

Quem não gosta de um bom desconto, não é mesmo? Principalmente em produtos que todos desejamos comprar! Então, aproveite o Dia do Consumidor e ofereça descontos naqueles itens mais procurados na sua marca.

Para estreitar ainda mais os laços e garantir a satisfação do seu público, faça enquetes nas suas redes sociais perguntando quais são os produtos que eles querem ver com preços mais atrativos.

Essa ação tem inúmeras vantagens, pois permite que você saiba a opinião dos clientes, traz mais engajamento para as redes sociais, promove a campanha e, ainda, faz com que você acerte no item a ser dado o desconto.

3. Carta do CEO da empresa

Receber uma mensagem do maior representante da empresa tem um grande impacto nos clientes. Então, por que não fazer isso para homenagear seus consumidores? Para isso, utilize uma ferramenta de automação de marketing, como a Dito CRM, para disparar a mensagem por e-mail.

4. Promoções segmentadas

Se sua marca conta com vários tipos de produtos, o ideal é utilizar promoções segmentadas. Ela consiste em selecionar os principais itens de cada segmento e disparar campanhas para os clientes de cada um deles.

Por exemplo: uma rede de perfumaria trabalha com vários clientes. Então, deve utilizar um CRM (um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente) para classifica-los de acordo com suas características e/ou comportamentos de navegação no ecommerce da marca.

Assim, pode escolher os itens mais procurados de cada departamento de produtos e disparar campanhas de marketing para anunciar os descontos para cada categoria, como: perfumes para mulheres, perfumes para homens, cremes, sabonetes ou kit de presentes.

5. Campanha de indicação

As campanhas de indicação são bastante comuns e geram bastante resultado. Logo, vale a pena utilizá-las também no Dia do Consumidor. Elas são bem simples: consistem em recompensar (seja com brindes ou, até mesmo, com descontos progressivos) seus clientes que indicarem novos para a sua marca.

6. Relacionamento com o vendedor: por telefone e Whatsapp

Nesta data, é importante um contato mais p´roximo entre vendedores e clientes para tirar dúvidas, dar sugestões e compartilhar novidades e promoções. Uma mensagem personalizada vinda de uma pessoa que seu cliente já conhece e simpatiza, pode gerar muito mais resultados.

O bom e velho telefonema continua sendo um canal que trás grande proximidade com o cliente. Vale fazer um contato antes do grande dia, convidando o cliente a comparecer na loja.

O Whatsapp é um canal que cresce bastante, e uma mensagem com um tom mais descontraído, consegue captar a atenção do seu consumidor. Seja um link para seu e-commerce, ou um convite para suas lojas físicas, com o carisma do seu vendedor é possível aumentar as vendas.

Inclua os vendedores nas estratégias de marketing da sua marca com o Dito Agenda.

Gostou das ideias? Então, não deixe de utilizá-las em suas campanhas do Dia do Consumidor. Lembre-se de que você pode aplicar mais de uma. Assim, você conseguirá atingir um público maior e conquistar ainda mais espaço no mercado.

Quer mais dicas para impulsionar as suas vendas no dia do Consumidor? Não deixe de ler nossos posts sobre o assunto Dia do Consumidor: dados e insights para aproveitar a data e Dia do Consumidor: sua marca está pronta para esta data?

Sair da versão mobile