O dia das crianças (12/10) está chegando e, se eu fosse você, não esperaria muito para iniciar o planejamento das suas estratégias de CRM e das ações de marketing.

Essa afirmação é baseada no fato de que 71% dos brasileiros devem gastar mais neste segundo semestre, sendo que o dia das crianças é uma das datas apontadas como preferidas para maximizar o consumo (Fonte: CNDL).

Além disso, em 2024, a comemoração será em um sábado, então, o varejo pode faturar mais com a criançada circulando por mais tempo nos shoppings, lojas e etc.

Por fim, conforme matéria publicada pela CNN Brasil, o varejo cresceu 13% na semana do dia das crianças, logo, somando todos esses pontos, a perspectiva para esse ano está otimista.

Perante esse cenário, nós preparamos esse artigo com alguns insights, tendências e oportunidades que podem te inspirar durante a criação das suas campanhas.

Vamos lá?

Quais setores se destacaram?

Os setores que mais cresceram em 2022 foram os de Recreação e Lazer (+22%), Móveis, Eletrônicos e Lojas de Departamento (+16%), Livrarias, Papelarias e Afins (+15,8%), Alimentação (+14,3%), Demais Setores (+12,7%) e Vestuário (+9,4%).

Esse desejo pela recreação e lazer pode refletir um comportamento pós-pandemia, afinal, “os pequenos” ficaram muito tempo confinados em casa, então, a necessidade de sair e se divertir falou mais alto.

No que se refere aos Eletrônicos, por exemplo, há aqui uma característica forte da Geração Alpha

Nascidos entre 1997 e 2009, esse grupo já veio ao mundo imerso em tecnologias como os smartphones e tablets, então, para eles, um desses aparelhos pode ter feito mais sentido do que um presente tradicional.

Inclusive, independente do dia das crianças, os varejistas que focam neste público-alvo precisam conhecer a fundo a Geração Alpha, pois, além deles possuírem voz ativa na escolha do querem ganhar, “em breve”, serão eles a população com maior poder aquisitivo.

Quais estratégias apostar?

Naturalmente serão os pais e responsáveis os impactados pelas suas ações de marketing digital, entretanto, não se esqueça que eles podem mostrar o conteúdo para as crianças a fim de deixá-las definir o presente preferido.

Nesse sentido, coloque o lado lúdico da sua marca para fora e capriche nas cores, imagens e fontes.

É interessante também conhecer algumas técnicas relacionadas ao marketing de nostalgia, afinal, “apelar” para a memória afetiva da infância dos pais, pode ser o “gatilho” que despertará a vontade de comprar.

Outro estímulo que funciona muito bem no dia das crianças é o da oportunidade, ou seja, é estratégico trazer para as suas campanhas a ideia que, somente neste período, vão haver determinadas condições de compra que não estarão disponíveis em nenhum outro momento do ano.

Assim sendo e considerando que os filhos crescem rápido, você pode segmentar na base do seu CRM, por exemplo, pais de bebês com até 1 ano de idade e propor a aquisição de peças para crianças um pouco mais velhas, porém, com uma condição imperdível que, mesmo daqui a 1 ano, ainda vai valer a pena.

Isso parece funcionar somente para roupas, contudo, também dá certo para alguns brinquedos que “nunca” saem de linha (velotrol, bicicletas, personagens famosos, heróis, bonecas e etc.), então, olhe para o seu estoque e veja como adaptar essa estratégia.

E por fim, outra linha que vende bastante no dia das crianças são os vestidos.

Em nossa experiência prática, atendendo clientes como a Fábula e outras, criar campanhas focadas nesses produtos é uma excelente ideia.

E agora que chegamos até aqui, te perguntamos: na sua marca, quais estratégias você tem aplicado para vender mais no dia das crianças?

Conte pra gente nos comentários deste artigo. Até breve!

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Dia das crianças: veja oportunidades para o varejo

O dia das crianças (12/10) está chegando e, se eu fosse você, não esperaria muito para iniciar o planejamento das suas estratégias de CRM e das ações de marketing.

Essa afirmação é baseada no fato de que 71% dos brasileiros devem gastar mais neste segundo semestre, sendo que o dia das crianças é uma das datas apontadas como preferidas para maximizar o consumo (Fonte: CNDL).

Além disso, em 2024, a comemoração será em um sábado, então, o varejo pode faturar mais com a criançada circulando por mais tempo nos shoppings, lojas e etc.

Por fim, conforme matéria publicada pela CNN Brasil, o varejo cresceu 13% na semana do dia das crianças, logo, somando todos esses pontos, a perspectiva para esse ano está otimista.

Perante esse cenário, nós preparamos esse artigo com alguns insights, tendências e oportunidades que podem te inspirar durante a criação das suas campanhas.

Vamos lá?

Quais setores se destacaram?

Os setores que mais cresceram em 2022 foram os de Recreação e Lazer (+22%), Móveis, Eletrônicos e Lojas de Departamento (+16%), Livrarias, Papelarias e Afins (+15,8%), Alimentação (+14,3%), Demais Setores (+12,7%) e Vestuário (+9,4%).

Esse desejo pela recreação e lazer pode refletir um comportamento pós-pandemia, afinal, “os pequenos” ficaram muito tempo confinados em casa, então, a necessidade de sair e se divertir falou mais alto.

No que se refere aos Eletrônicos, por exemplo, há aqui uma característica forte da Geração Alpha

Nascidos entre 1997 e 2009, esse grupo já veio ao mundo imerso em tecnologias como os smartphones e tablets, então, para eles, um desses aparelhos pode ter feito mais sentido do que um presente tradicional.

Inclusive, independente do dia das crianças, os varejistas que focam neste público-alvo precisam conhecer a fundo a Geração Alpha, pois, além deles possuírem voz ativa na escolha do querem ganhar, “em breve”, serão eles a população com maior poder aquisitivo.

Quais estratégias apostar?

Naturalmente serão os pais e responsáveis os impactados pelas suas ações de marketing digital, entretanto, não se esqueça que eles podem mostrar o conteúdo para as crianças a fim de deixá-las definir o presente preferido.

Nesse sentido, coloque o lado lúdico da sua marca para fora e capriche nas cores, imagens e fontes.

É interessante também conhecer algumas técnicas relacionadas ao marketing de nostalgia, afinal, “apelar” para a memória afetiva da infância dos pais, pode ser o “gatilho” que despertará a vontade de comprar.

Outro estímulo que funciona muito bem no dia das crianças é o da oportunidade, ou seja, é estratégico trazer para as suas campanhas a ideia que, somente neste período, vão haver determinadas condições de compra que não estarão disponíveis em nenhum outro momento do ano.

Assim sendo e considerando que os filhos crescem rápido, você pode segmentar na base do seu CRM, por exemplo, pais de bebês com até 1 ano de idade e propor a aquisição de peças para crianças um pouco mais velhas, porém, com uma condição imperdível que, mesmo daqui a 1 ano, ainda vai valer a pena.

Isso parece funcionar somente para roupas, contudo, também dá certo para alguns brinquedos que “nunca” saem de linha (velotrol, bicicletas, personagens famosos, heróis, bonecas e etc.), então, olhe para o seu estoque e veja como adaptar essa estratégia.

E por fim, outra linha que vende bastante no dia das crianças são os vestidos.

Em nossa experiência prática, atendendo clientes como a Fábula e outras, criar campanhas focadas nesses produtos é uma excelente ideia.

E agora que chegamos até aqui, te perguntamos: na sua marca, quais estratégias você tem aplicado para vender mais no dia das crianças?

Conte pra gente nos comentários deste artigo. Até breve!

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