WhatsApp Omnichannel: conheça a melhor ferramenta!

Se você está na dúvida sobre qual ferramenta de WhatsApp Omnichannel contratar, siga a leitura para conhecer a melhor opção disponível para o varejo.

Além de te apresentar, com detalhes, a solução desenvolvida pela Dito CRM, nós também vamos expor alguns cases de sucesso de varejistas que já usam essa plataforma.

Vem com a gente conferir?

O que é WhatsApp Omnichannel?

Para que você não erre na decisão, é importante que o conceito de WhatsApp Omnichannel esteja claro. E para tornar a explicação mais fácil, nós precisamos separar as duas palavras.

Quando falamos sobre “Omnichannel“, estamos nos referindo ao processo e a estratégia que visa unificar e integrar todos os canais (vendas, atendimento, logística, marketing e etc.) de uma empresa; sejam eles físicos ou digitais.

Para ilustrar, imagine que o “Varejista A” tem uma loja física e outra virtual, e que os sistemas delas não estão integrados, ou seja, ele ainda não tem uma estratégia omnichannel implementada.

Nesse contexto, o e-commerce foi criado para atender pessoas que moram em outros estados. Entretanto, há consumidores da loja física que, pontualmente, recorrem a esse canal digital para fechar pedidos.

O “problema” gerado é que graças a esse comportamento e ao fato que os sistemas do “Varejista A” não estão integrados, esses clientes em especial, acabam tendo dois cadastros; um para cada canal de venda e isso resulta em “subproblemas”.

Um desses subproblemas pode ser, hipoteticamente, a comunicação duplicada pelo WhatsApp, afinal, enquanto pelo e-commerce o cliente está recebendo, por exemplo, uma mensagem de pós-venda, pela loja física, ele pode estar sendo impactado por campanhas promocionais.

Percebe como essa dualidade gera uma experiência negativa e desconexa para os consumidores?

Para resolver todas essas questões, o “Varejista A” implementou uma estratégia omnichannel e integrou todos os seus canais e processos, logo, agora, independente de onde o cliente transitar e/ou comprar, todas as suas características e comportamentos ficarão integrados dentro de um CRM, em fichas unificadas.

Feito isso, quando o “Varejista A” for criar campanhas para impactar os clientes via WhatsApp, por exemplo, pode-se dizer que ele está executando uma estratégia de WhatsApp Omnichannel, sem barreiras, concorrência ou limitações entre canais de vendas físicos e digitais.

Assim sendo, fica a pergunta: a sua marca tem operação no online e no offline? Você precisa integrar os seus canais e desenvolver uma estratégia de WhatsApp Omnichannel?

Se sim, continue na leitura, pois agora, vamos te apresentar a melhor ferramenta disponível, atualmente, para o varejo.

Qual a melhor ferramenta de Omnichannel WhatsApp?

Dito Agenda

O Dito Agenda é uma aplicação que possibilita a abordagem inteligente e humanizada, via WhatsApp, dos contatos disponíveis no seu CRM.

O WhatsApp Omnichannel do Dito Agenda funciona perfeitamente, afinal, é possível, por exemplo, que um vendedor de loja física envie uma mensagem para o cliente de e-commerce que deixou um produto “abandonado” no carrinho.

Ou, quem sabe, o vendedor dedicado à loja virtual, orientado pelo histórico de compras online, convidar os clientes VIPS para conhecer uma coleção que será lançada com exclusividade nas lojas físicas da marca.

Em resumo, existem inúmeras possibilidades de cruzamento de canais virtuais e físicos, de forma integrada, para personalizar campanhas que vão, de fato, aumentar a conversão, a retenção e a taxa de recompra.

Além da versão do aplicativo para vendedores, o Dito Agenda também tem um módulo específico para os Gerentes que, por meio dele, poderão fazer a gestão do time e ter acesso à métricas e informações como:

  • Vendedores com mais (ou menos) contatos feitos;
  • Vendedores com maior (ou menor) quantidade de vendas;
  • Receita influenciada pelo canal (total e por vendedor);
  • Nível de satisfação dos consumidores da loja em relação a cada vendedor;
  • Identificar vendedores que não estão cadastrando corretamente os dados do consumidores;

De maneira sucinta, o Dito Agenda funciona da seguinte forma:

  • A área de CRM planeja uma campanha, segmenta a lista de clientes que deverá ser impactada pela ação, customiza a mensagem e disponibiliza para que os vendedores abordem os consumidores via WhatsApp;
  • O vendedor recebe o histórico individual de cada cliente da lista, faz a análise dos dados e envia a mensagem personalizada pelo Analista de CRM. Aqui o vendedor tem liberdade para dar o seu “toque particular” ao texto;
  • O vendedor registra se conseguiu falar (ou não) e, além disso, tem acesso à métricas de desempenho pessoal (contatos feitos, quantidade de vendas e receita);

Fale agora com a Dito CRM

Para complementar o seu conhecimento sobre vendas no WhatsApp, sugerimos a leitura de outro artigo aqui do Blog, intitulado “Como ser um bom vendedor pelo WhatsApp“.

Quais problemas o Dito Agenda resolve?

Antes de conhecer o Dito Agenda, os varejistas relatam, principalmente, os seguintes problemas:

  • Vendedores abordando os clientes de forma aleatória, sem cadência e, muitas vezes, com motivos “rasos”;
  • Clientes sendo abordados por vários vendedores ao mesmo tempo, gerando experiências ruins;
  • Necessidade de exportação e tratamento manual de dados de ERP (site e outros) para conseguir disponibilizar uma lista de clientes ao vendedor; o que impacta diretamente na agilidade para execução da estratégia;
  • Estratégia de contatos “genérica” por conta do desafio de coletar, tratar e disponibilizar os dados;
  • Dificuldades para rastrear e mensurar o resultado dos contatos realizados pelo time de vendas;
  • Vendedores sem metas claras de atendimento;

Porém, num curto espaço de tempo, após engajarem e iniciarem o uso da ferramenta, os varejistas solucionam ambos os empecilhos mencionados acima e registram cases de sucesso como os que vamos contar a seguir.

Cases de Sucesso

Grupo Lins Ferrão

O Grupo Lins Ferrão (Pompeia & Gang), antes de contratar um CRM para o varejo e iniciar a estratégia de WhatsApp Omnichannel, tinha um grande problema interno: a base de consumidores estava em sistemas diferentes, logo, eles não conseguiam ter uma visão única do cliente.

Porém, após estudar as plataformas de CRM disponíveis no mercado, eles decidiram contratar o Super App Dito Agenda e, alguns meses depois, atingiram a marca de 49% de receita influenciada somente através deste canal.

Para assistir essa história na íntegra, dê o play no video abaixo:

Animale (Grupo Soma)

O Dito Agenda, por meio das estratégias de WhatsApp Omnichannel, chegou a influenciar 46% da receita das lojas da Animale.

A marca, no passado, focava esforços nos canais de E-mail, SMS e Push, entretanto, ainda havia uma oportunidade pouco aproveitada na jornada de compra: a força de vendas das lojas físicas.

Perante esse cenário, a tecnologia do Dito Agenda analisou o comportamento de compra de cada consumidor da marca, e atribuiu uma loja e vendedora, na qual o cliente tem maior chance e proximidade para se relacionar.

A partir dos dados de comportamento, foi possível enviar para as vendedoras oportunidades segmentadas.

O contato ficou ainda mais personalizado com as informações de contexto sobre as consumidoras (data de aniversário, categoria preferida, valor gasto, últimas compras, produtos visitados no site, entre outros).

Além disso, também foi adotada a pesquisa de satisfação que permitiu à Animale realizar análises qualitativas e quantitativas sobre a estrutura de cada loja e o atendimento de cada vendedora.

Lojas Eskala

O Dito Agenda nas Lojas Eskala conquistou resultados ainda mais surpreendentes. A ferramenta chegou a influenciar 70% da receita total.

Interessante destacar que, no início, o engajamento à ferramenta era baixo, porém, quando as lojas perceberam o poder deste canal, várias estratégias foram elaboradas e os resultados apareceram rapidamente.

Assista esse case no vídeo abaixo:

Lojas Zema

O case das Lojas Zema também é super interessante, afinal, estamos falando de uma marca não pertencente ao segmento da moda, que tem produtos com ticket médio maior e menor recorrência de compras.

Mas, ainda assim, o Dito Agenda chegou a influenciar 10% da receita das lojas físicas, sendo que mais de 400 mil clientes únicos foram impactados por campanhas de Omnichannel WhatsApp.

Dê o play no vídeo abaixo para entender essa história com detalhes:

Muito legal, não é!

Solicite uma Demonstração

Se você gostou destas histórias e ficou interessado na ferramenta de Omnichannel WhatsApp da Dito, nós temos um convite para te fazer.

Agende com a gente agora uma consultoria gratuita para falarmos sobre a implementação do Dito Agenda nas suas lojas.

Para fazer isso, entre no nosso site clicando aqui e preencha o formulário de contato para que um dos nossos especialistas confirme um dia e horário para uma reunião.

Aguardamos o seu contato. Até breve!

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *