Ideias de promoção para o Dia do Consumidor

Veja ideias de promoção para o Dia do Consumidor

A semana que antecede o Dia do Consumidor é um excelente momento para os varejistas aumentarem as vendas, afinal, os clientes começam a pesquisar por ofertas, em média, 10 dias antes da data oficial.

O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março e, além de homenagear os clientes, a ideia principal é reforçar os seus direitos de consumo.

Essa é uma das primeiras datas comerciais do ano e aproveitá-la na totalidade é fundamental para entrar no 2º semestre com mais tranquilidade, no que se refere à conquista das metas anuais.

Diante desta premissa, a intenção deste artigo é sugerir ideias de promoção para o dia do consumidor a fim de que o seu negócio atinja resultados acima da média.

Siga a leitura para conferir!

O que fazer de promoção no Dia do Consumidor?

Antes de pensar nas promoções em si, o primeiro passo é realizar a segmentação dos clientes, considerando características e comportamentos históricos.

Essa ação irá trazer mais clareza sobre qual tipo de campanha faz mais sentido para cada grupo segmentado e te ajudará a personalizar as comunicações, sejam elas por E-mail, SMS ou WhatsApp.

Assim sendo, veja exemplos de segmentos de clientes que você pode criar, tal como ofertas para cada um deles.

Consumidores inativos há 12 meses

Localize no seu Software de CRM os consumidores que compraram pela última vez há aproximadamente 12 meses.

Visto que eles fecharam um pedido exatamente neste período que antecede a data comercial, abordá-los explorando o tema é uma estratégia bastante eficaz.

Neste sentido, você pode, por exemplo, enviar para esse grupo um e-mail marketing que recomende produtos correlatos aos comprados no passado, dando ênfase para os descontos especiais da época.

Exemplo: quem comprou vestidos em 2024 pode ser impactado com os lançamentos de 2025, referentes a essa mesma categoria.

Novos clientes

Outra ideia de promoção para o Dia do Consumidor é retomar o contato com o grupo que comprou pela 1ª vez nos meses de janeiro e fevereiro de 2025.

Como esse segmento de clientes, provavelmente, está com a marca e produtos “frescos” na memória, esse é o momento ideal para ofertar itens complementares ao da primeira compra.

Exemplo: para quem comprou camisas polo, ofereça diferentes modelos de calças. Para quem já adquiriu ambos, que tal apresentar os novos calçados da coleção de verão?

Neste caso, é sugerido que um vendedor faça a abordagem pelo WhatsApp, questionando inicialmente o que o cliente achou da primeira compra. Se estiver tudo bem, dê sequência no diálogo conforme a proposta que trouxemos acima.

Clientes VIPs

Na base dos varejistas sempre existem aqueles consumidores que gastam mais, com maior frequência e menor recência, ou seja, os Clientes VIPs.

Esses, talvez, devem ser o “alvo” principal das ações para o Dia do Consumidor, afinal, são os que mais contribuem para aumentar o faturamento da empresa.

Após encontrar quem pertence a esse grupo, tenha em mente que para eles deve ser oferecido algo realmente especial.

Exemplo: os 50 melhores clientes irão receber em casa um “mimo” e uma carta assinada pela fundadora da marca agradecendo pela preferência.

Esse tipo de ação, além de aumentar a fidelidade, pode gerar um buzz positivo para a empresa. Para ilustrar, imagine que os participantes dessa campanha decidam postar os presentes nas redes sociais.

Caso aconteça, mais pessoas vão conhecer a sua marca e, de imediato, já terão uma primeira impressão boa a respeito do seu negócio. Essa é também uma das melhores Ideias de promoção para o Dia do Consumidor.

Produtos mais procurados

Quem não gosta de um bom desconto, não é mesmo? Principalmente em produtos que todos desejam adquirir. Então, aproveite o Dia do Consumidor e ofereça descontos naqueles itens mais demandados pelo público.

Para estreitar ainda mais os laços e garantir a satisfação, faça enquetes nas suas redes sociais perguntando quais são os produtos que eles querem ver com preços mais atrativos.

Essa ação tem inúmeras vantagens, pois permite que você saiba a opinião dos clientes, traz mais engajamento para as suas mídias, promove a campanha e, ainda, faz com que você acerte no item a ser dado o desconto.

Campanhas de indicação

As campanhas de indicação são bastante comuns e geram bons resultados. Logo, vale a pena utilizá-las também no Dia do Consumidor.

Elas são bem simples: consistem em recompensar (seja com brindes ou, até mesmo, com descontos progressivos) seus clientes que indicarem novos para a sua marca.

Dia do Consumidor e Dia do cliente: qual a diferença?

Há mais de 50 anos, a data 15 de março é considerada o dia dos direitos do consumidor.

A origem deste marco foi um discurso do presidente americano John Kennedy, que destacou a necessidade de uma relação justa entre empresas e seus consumidores.

A partir daí, esse discurso começou a ter força em outros países, e em 1990 no Brasil, foi publicada uma lei para a criação dos Procons, dedicados às reclamações de consumidores que se sentirem lesados numa relação comercial.

Essa data é muito importante para o varejo não só pelo estímulo comercial dela, mas pelo motivo que foi criada; para enaltecer a importância dos consumidores e a defesa dos seus direitos.

Já o Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro, 6 meses após o Dia do Consumidor. 

É uma data comemorada apenas no Brasil e foi criada pelo empresário João Carlos Rego, gaúcho especialista em Marketing e Recursos Humanos, com o intuito de homenagear os clientes.

Para concluir esse texto, nós gostaríamos de saber a sua opinião. 

O que achou das ideias de promoção para o dia do consumidor que recomendamos? Deixe a sua opinião no campo de comentários logo abaixo. Até breve.

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