Se você está em busca de ideias de promoção para o Dia do Consumidor, esse artigo irá te ajudar!

O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março e foi criado para homenagear os clientes e reforçar os seus direitos de consumo.

Essa é uma das primeiras datas comerciais do ano para o varejo, então, representa uma excelente oportunidade para estreitar o relacionamento com os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Para você ter uma ideia do potencial desta data, segundo a Revista Exame, somente em 2023, de 12 a 15 de março, os lojistas online alcançaram R$ 37,4 milhões em faturamento, enquanto em 2022 o faturamento chegou a R$ 28,5 milhões no mesmo período de quatro dias.

Esse é um ótimo, indicador, não acha? E para aproveitar mais a força desta data, é preciso colocar em prática algumas ações eficazes para gerar bons resultados.

Para te ajudar, nós vamos apresentar agora algumas ideias de promoção para o Dia do Consumidor! 

Vem com a gente?

Diferença entre o dia do consumidor e o dia do cliente

Há pelo menos 50 anos, a data 15 de março, é considerada o dia dos direitos do consumidor.

A origem desta data se deu por um discurso do presidente americano John Kennedy, que destacou a necessidade de uma relação justa entre empresas e seus consumidores.

A partir daí, esse discurso começou a ter força em outros países, e em 1990 no Brasil, foi publicada uma lei para a criação dos Procons, dedicados às reclamações de consumidores que se sentiram lesados numa relação comercial.

Essa data é muito importante para o varejo não só pelo estimulo comercial dela, mas pelo motivo que foi criada, para enaltecer a importância dos consumidores e a defesa dos seus direitos.

Já o dia Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro, 6 meses após o Dia do Consumidor. É uma data comemorada apenas no Brasil e foi criada pelo empresário João Carlos Rego, gaúcho especialista em marketing e recursos humanos, com o intuito de homenagear os clientes.

Campanhas para a Semana do Consumidor

Embora a data oficial seja 15 de março, os varejistas brasileiros determinaram a quarta-feira mais próxima como o dia promocional.

Além disso, as comemorações e promoções não se concentram em um só dia, mas sim, durante toda a semana, surgindo o termo “Semana do Consumidor”.

Por isso, é importante a criação de campanhas, promoções, “mimos” e ofertas com condições especiais de compras para toda a semana.

Apesar de ser muito comum nesta data as promoções e frete grátis é importante as marcas se diferenciarem e potencializarem neste momento o relacionamento com o cliente.

Por isso não envie apenas ofertas, ofertas, ofertas… Respeite o tempo entre uma compra e outra, dentro da jornada de compra dos seus consumidores e trabalhe as suas comunicações de forma personalizada.

Confira nossas ideias criativas para vender mais no Dia do Consumidor.

Presente por tempo de relacionamento com a empresa

Uma forma bastante eficaz de gerar uma ótima experiência para o seu cliente é reconhecendo-o como especial para sua empresa.

Desse modo, ele se sente valorizado e, certamente, lembrará e recomendará sua marca. Para isso, celebre com ele o tempo de relacionamento com a sua empresa.

Uma ótima ideia é utilizar o termo “bodas”, que traz uma sensação de união ou relacionamento mais próximo. Para cada ano, há um tipo de bodas, como de papel (1 ano), de algodão (2 anos), de trigo (3 anos) e assim por diante.

Então, você pode presentear seus clientes com um “mimo” de acordo com o tempo em que ele está com você.

Quer garantir a fidelização dele? Divulgue os presentes de todas as bodas. Assim, se ele está há 2 anos com sua empresa, por exemplo, ficará ansioso para permanecer mais tempo e ganhar o presente ao comemorar 3 anos.

Descontos especiais para produtos tendência

Quem não gosta de um bom desconto, não é mesmo? Principalmente em produtos que todos desejamos comprar! Então, aproveite o Dia do Consumidor e ofereça descontos naqueles itens mais procurados na sua marca.

Para estreitar ainda mais os laços e garantir a satisfação do seu público, faça enquetes nas suas redes sociais perguntando quais são os produtos que eles querem ver com preços mais atrativos.

Essa ação tem inúmeras vantagens, pois permite que você saiba a opinião dos clientes, traz mais engajamento para as redes sociais, promove a campanha e, ainda, faz com que você acerte no item a ser dado o desconto.

Carta do CEO da empresa

Receber uma mensagem do maior representante da empresa tem um grande impacto nos clientes. Então, por que não fazer isso para homenagear seus consumidores?

Promoções segmentadas

Se sua marca conta com vários tipos de produtos, o ideal é utilizar promoções segmentadas. Ela consiste em selecionar os principais itens de cada segmento e disparar campanhas para os clientes de cada um deles.

Por exemplo: uma rede de perfumaria trabalha com vários clientes. Então, deve utilizar um CRM (Ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente) para classificá-los de acordo com suas características e/ou comportamentos de navegação no e-commerce da marca.

Assim, pode escolher os itens mais procurados de cada departamento de produtos e disparar campanhas de marketing para anunciar os descontos para cada categoria, como: perfumes para mulheres, perfumes para homens, cremes, sabonetes ou kit de presentes.

Campanha de indicação

As campanhas de indicação são bastante comuns e geram bastante resultado. Logo, vale a pena utilizá-las também no Dia do Consumidor.

Elas são bem simples: consistem em recompensar (seja com brindes ou, até mesmo, com descontos progressivos) seus clientes que indicarem novos para a sua marca.

Relacionamento com o vendedor pelo WhatsApp

Nesta data, é importante um contato mais próximo entre vendedores e clientes para tirar dúvidas, dar sugestões e compartilhar novidades e promoções.

Uma mensagem personalizada vinda de uma pessoa que seu cliente já conhece e simpatiza, pode gerar muito mais resultados.

O WhatsApp é um canal que cresce bastante, e uma mensagem com um tom mais descontraído, consegue captar a atenção do seu consumidor. Seja um link para seu e-commerce, ou um convite para suas lojas físicas, com o carisma do seu vendedor é possível aumentar as vendas.

E então, gostou das ideias? Deixe a sua opinião nos comentários.

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Essa é uma das primeiras datas comerciais do ano para o varejo, então, representa uma excelente oportunidade para estreitar o relacionamento com os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Para você ter uma ideia do potencial desta data, segundo a Revista Exame, somente em 2023, de 12 a 15 de março, os lojistas online alcançaram R$ 37,4 milhões em faturamento, enquanto em 2022 o faturamento chegou a R$ 28,5 milhões no mesmo período de quatro dias.

Esse é um ótimo, indicador, não acha? E para aproveitar mais a força desta data, é preciso colocar em prática algumas ações eficazes para gerar bons resultados.

Para te ajudar, nós vamos apresentar agora algumas ideias de promoção para o Dia do Consumidor! 

Vem com a gente?

Diferença entre o dia do consumidor e o dia do cliente

Há pelo menos 50 anos, a data 15 de março, é considerada o dia dos direitos do consumidor.

A origem desta data se deu por um discurso do presidente americano John Kennedy, que destacou a necessidade de uma relação justa entre empresas e seus consumidores.

A partir daí, esse discurso começou a ter força em outros países, e em 1990 no Brasil, foi publicada uma lei para a criação dos Procons, dedicados às reclamações de consumidores que se sentiram lesados numa relação comercial.

Essa data é muito importante para o varejo não só pelo estimulo comercial dela, mas pelo motivo que foi criada, para enaltecer a importância dos consumidores e a defesa dos seus direitos.

Já o dia Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro, 6 meses após o Dia do Consumidor. É uma data comemorada apenas no Brasil e foi criada pelo empresário João Carlos Rego, gaúcho especialista em marketing e recursos humanos, com o intuito de homenagear os clientes.

Campanhas para a Semana do Consumidor

Embora a data oficial seja 15 de março, os varejistas brasileiros determinaram a quarta-feira mais próxima como o dia promocional.

Além disso, as comemorações e promoções não se concentram em um só dia, mas sim, durante toda a semana, surgindo o termo “Semana do Consumidor”.

Por isso, é importante a criação de campanhas, promoções, “mimos” e ofertas com condições especiais de compras para toda a semana.

Apesar de ser muito comum nesta data as promoções e frete grátis é importante as marcas se diferenciarem e potencializarem neste momento o relacionamento com o cliente.

Por isso não envie apenas ofertas, ofertas, ofertas… Respeite o tempo entre uma compra e outra, dentro da jornada de compra dos seus consumidores e trabalhe as suas comunicações de forma personalizada.

Confira nossas ideias criativas para vender mais no Dia do Consumidor.

Presente por tempo de relacionamento com a empresa

Uma forma bastante eficaz de gerar uma ótima experiência para o seu cliente é reconhecendo-o como especial para sua empresa.

Desse modo, ele se sente valorizado e, certamente, lembrará e recomendará sua marca. Para isso, celebre com ele o tempo de relacionamento com a sua empresa.

Uma ótima ideia é utilizar o termo “bodas”, que traz uma sensação de união ou relacionamento mais próximo. Para cada ano, há um tipo de bodas, como de papel (1 ano), de algodão (2 anos), de trigo (3 anos) e assim por diante.

Então, você pode presentear seus clientes com um “mimo” de acordo com o tempo em que ele está com você.

Quer garantir a fidelização dele? Divulgue os presentes de todas as bodas. Assim, se ele está há 2 anos com sua empresa, por exemplo, ficará ansioso para permanecer mais tempo e ganhar o presente ao comemorar 3 anos.

Descontos especiais para produtos tendência

Quem não gosta de um bom desconto, não é mesmo? Principalmente em produtos que todos desejamos comprar! Então, aproveite o Dia do Consumidor e ofereça descontos naqueles itens mais procurados na sua marca.

Para estreitar ainda mais os laços e garantir a satisfação do seu público, faça enquetes nas suas redes sociais perguntando quais são os produtos que eles querem ver com preços mais atrativos.

Essa ação tem inúmeras vantagens, pois permite que você saiba a opinião dos clientes, traz mais engajamento para as redes sociais, promove a campanha e, ainda, faz com que você acerte no item a ser dado o desconto.

Carta do CEO da empresa

Receber uma mensagem do maior representante da empresa tem um grande impacto nos clientes. Então, por que não fazer isso para homenagear seus consumidores?

Promoções segmentadas

Se sua marca conta com vários tipos de produtos, o ideal é utilizar promoções segmentadas. Ela consiste em selecionar os principais itens de cada segmento e disparar campanhas para os clientes de cada um deles.

Por exemplo: uma rede de perfumaria trabalha com vários clientes. Então, deve utilizar um CRM (Ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente) para classificá-los de acordo com suas características e/ou comportamentos de navegação no e-commerce da marca.

Assim, pode escolher os itens mais procurados de cada departamento de produtos e disparar campanhas de marketing para anunciar os descontos para cada categoria, como: perfumes para mulheres, perfumes para homens, cremes, sabonetes ou kit de presentes.

Campanha de indicação

As campanhas de indicação são bastante comuns e geram bastante resultado. Logo, vale a pena utilizá-las também no Dia do Consumidor.

Elas são bem simples: consistem em recompensar (seja com brindes ou, até mesmo, com descontos progressivos) seus clientes que indicarem novos para a sua marca.

Relacionamento com o vendedor pelo WhatsApp

Nesta data, é importante um contato mais próximo entre vendedores e clientes para tirar dúvidas, dar sugestões e compartilhar novidades e promoções.

Uma mensagem personalizada vinda de uma pessoa que seu cliente já conhece e simpatiza, pode gerar muito mais resultados.

O WhatsApp é um canal que cresce bastante, e uma mensagem com um tom mais descontraído, consegue captar a atenção do seu consumidor. Seja um link para seu e-commerce, ou um convite para suas lojas físicas, com o carisma do seu vendedor é possível aumentar as vendas.

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