nov
17, 2021
Natal 2021: prepare sua marca para as oportunidades da data
Estamos a pouco mais de um mês do Natal e queremos saber: seu negócio já está com todas as ações planejadas? Para ajudar nesse desafio, veja abaixo as expectativas do Varejo para a data. Também elencamos cinco dicas para que sua marca se prepare para as oportunidades do período.
Expectativas para o Natal 2021
Com o progresso da vacinação em massa contra a Covid-19 no Brasil, a estimativa é que pelo menos 77% dos consumidores façam compras de Natal esse ano. O dado é referente a uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com o instituto Offer Wise Pesquisas. A data deverá movimentar aproximadamente R$68,4 bilhões na economia.
Juntamente com a intenção de compra dos consumidores, devemos levar em conta também o retorno (ainda que parcial) das comemorações de fim de ano, sejam sociais ou corporativas. A retomada de eventos e a possibilidade de compra presencialmente são aspectos que reforçam a previsão de vendas mencionada acima.
No ano passado, o e-commerce registrou um aumento de 15,5% nas compras, muito em razão do isolamento social. De forma geral, em 2020, as vendas de Natal recuaram 1,8%.
Característica do consumidor pós pandemia
Apesar da retomada do comércio como conhecemos pré pandemia, não podemos desconsiderar os novos hábitos adquiridos pelo consumidor ao longo dos dois últimos anos.
O consumidor pós pandemia está conectado a todo o tempo em diversos canais e é muito mais exigente em relação a investir seus recursos (tempo e dinheiro). Valoriza marcas humanas e deseja ser atendido com atenção e agilidade.
O ponto de partida para formular sua estratégia de marketing e vendas no Natal, é estar onde o cliente está e oferecer o que ele deseja comprar com precisão, flexibilidade e qualidade.
Dicas para o período natalino
Considerando o cenário otimista que temos à frente, como as marcas podem aproveitar as oportunidades comerciais do Natal?
1. Planejamento
Organize com antecedência todos os pontos que envolvem uma operação de compra e venda: meios de pagamento, canais de venda e atendimento, logística, estoque, equipe, ambientação da loja física, ações nas redes sociais.
Todos esses aspectos devem estar muito bem definidos para evitar dificuldades na operação. Antecipe-se às possíveis adversidades que possam surgir e tenha em mente qual a solução para cada uma – inclusive as que não dependem de você (exemplo: atraso nas entregas via Correio).
2. Produto e conteúdo
Lembre-se que o consumidor está mais seletivo em relação a seus gastos. Observe as tendências do mercado em que sua marca está inserida para fazer a curadoria de produtos que serão oferecidos ou estarão em destaque no Natal.
Explore a funcionalidade dos produtos da sua marca em conteúdos interativos nas redes sociais. Leve em conta que o período é de férias escolares, Verão, virada do ano… aproveite a sazonalidade para selecioná-los. Não se esqueça dos “amigos secretos”. Sempre é indicado criar uma categoria de presentes acessíveis para auxiliar o cliente nessa escolha.
3. Personalização
Segmente suas campanhas, mostre ao cliente que você sabe com quem está falando. Esse é o momento de estudar o seu CRM e a base que sua marca construiu ao longo do ano, dividindo em grupos os perfis de consumidores atendidos.
Para facilitar esse estudo e conferir eficiência à estratégia de segmentação, utilize a análise RFM como referência.
4. Loja física x E-commerce
Depois de descobrir os muitos benefícios do e-commerce e ainda com certo receio de sair às ruas, muitos consumidores evitarão compras presenciais.
Desse modo, aposte em experiências tangíveis na sua loja física. Pense que o papel desse ambiente mudou. Estratégias de marketing sensorial ou até mesmo a realização de pequenos eventos para uma parcela de clientes específica podem ser boas estratégias para levar o cliente à loja física.
De toda forma, os dois canais devem agir de forma integrada, priorizando a entrega de uma boa experiência ao cliente. Facilite operações como a troca de peças ou serviço de SAC. Independente da variedade de canais disponíveis, a jornada do consumidor é uma só!
5. Experiência
No fim das contas, todo esse esforço tem o objetivo de gerar uma experiência memorável para o seu cliente, de forma que ele não apenas retorne para inclusive indique sua marca para outras pessoas.
A satisfação do cliente não estará apenas no produto ou no atendimento, mas na experiência de ponta a ponta com a sua marca.