Como incentivar a recompra pós Black Friday 2022

Aumentar as vendas durante a Black Friday de 2022 é muito bom, mas, se a sua marca conseguir manter o ritmo de crescimento após esse evento é bem melhor, concorda?

Aposto que sim! Diante disso, criar estratégias de recompra é crucial, então, neste artigo, nós elencamos 03 sugestões para estimular a sua base de clientes a continuar comprando, mesmo após o fim desta grande festividade do varejo mundial.

Lembre-se que este ano, além do apelo do famoso “amigo oculto” e do Natal, haverá ainda o tema Copa do Mundo em alta, então, são várias as possibilidades. Vem com a gente conferi-las?

Foque nas bases mais engajadas

Falando grosseiramente, a base de clientes presente no seu CRM pode ser dividida entre consumidores mais ou menos engajados.

Os engajados são, por exemplo, aqueles com compras recentes e/ou frequentes, que sempre abrem e/ou clicam nas suas campanhas de marketing, que estão sempre navegando no e-commerce, dentre outros.

Considerando que esse público tem maior interação com a marca e, potencialmente, gosta mais dela do que o restante das pessoas, consequentemente, tem maior probabilidade de compra.

Então, se você precisa maximizar rapidamente o faturamento, vale a pena começar as ações de marketing direcionando a comunicação para esses grupos, afinal, eles tendem mais à compra por impulso, caso seja ofertado um benefício ou condição especial.

Só não cometa um erro bem comum: dialogar somente com bases engajadas. Muitas marcas varejistas, observando o poder de compra destes clientes, passam a enviar mensagens massivas unicamente para eles.

Isso é uma falha, pois, em algum momento, essas pessoas podem se “cansar” da marca e, de defensores fiéis, passarem a ser haters / detratores.

Inclusive, sempre que possível, envie Pesquisas de NPS e/ou CSAT para descobrir a percepção dos consumidores em relação aos seus processos e marca.

Mas não se esqueça dos desengajados

Apesar dos desengajados estarem comprando com menos frequência, clicando pouco nas suas notificações e/ou não visitando o e-commerce, não significa que sempre foi assim ou que eles não querem comprar nunca mais.

Essas pessoas podem não estar interagindo com a sua empresa por diversos fatores, como:

  • Experiências negativas vividas no passado;
  • Perda de emprego;
  • Redução do poder de compra;
  • Não estão recebendo novas campanhas de marketing;
  • Os produtos atuais ou mensagens não estão despertando interesse;

Assim sendo, segmente estes públicos, customize campanhas para cada um deles, busque dialogar, entender a “dor” de cada indivíduo e tratá-la com a ação mais assertiva. Fazendo isso, com certeza, eles voltarão a comprar.

Aplique a metodologia de RFM

O RFM ou RFV é a abreviação para Recência, Frequência e Valor Monetário. Essa metodologia visa agrupar os consumidores de uma marca com base nos seus comportamentos de compra, de até 12 meses anteriores em relação à data atual.

A partir do momento onde a sua empresa tiver a visão, por exemplo, de quem são os clientes campeões, leais, novos ou daqueles que já demonstram não ter tanto interesse pelos produtos ofertados, ficará extremamente mais fácil criar estratégias de recompra para o Pós Black Friday.

E para concluir este artigo, como dica bônus, se além de planejar as estratégias de recompra para o Pós Black Friday, você já estiver se organizando para 2023, não deixe de ler o mais novo ebook da Dito, intitulado “Tendências para o Varejo em 2023“.

Você vai se surpreender! Até breve.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *