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maio

26, 2014

Social Login para Iniciantes: Entenda melhor a Estratégia

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O amplo uso das redes sociais foi visto, durante muito tempo, como um passatempo para os internautas. No entanto, essa percepção mudou radicalmente nos últimos anos e hoje as empresas e marcas já sabem que possuem inúmeras oportunidades para aumentar suas vendas e conhecer seus clientes nesse ambiente.

Nas mídias sociais, as pessoas disponibilizam não apenas informações básicas de perfil, mas também deixam uma trilha de como pensam ao curtir, compartilhar e comentar publicações, permitindo que as empresas saibam mais sobre seu comportamento e suas preferências para realizar ações segmentadas. O social login é um dos métodos que vêm sendo utilizados por muitas empresas para aproveitar essas informações de forma estratégica em seus negócios.

E você? Sabe o que é social login e como usá-lo?

social-login-chaves

Uma tendência que veio para ficar

O social login, também chamado de social sign-in, é um recurso que as empresas possuem para aproveitar informações pré-existentes de seus clientes em serviços de redes sociais, como o Facebook e o Twiiter, para que eles façam cadastro em seu próprio website.

A ferramenta surgiu após alguns estudos comprovarem que muitos usuários, ao chegarem na etapa de cadastro de lojas de e-commerce e outras empresas, não se prestam a preencher os diversos campos com informações pessoais ou então fornecem dados falsos. Ao facilitar tal tarefa, a ação estimula os clientes a entrarem em contato com a marca. Mais empresas aderem a tendência, que se consolida de forma crescente. Veja como o Flamengo converteu 87% usuários com a estratégia.

Funcionamento simples, estratégia eficaz

Ao invés de preencher um novo cadastro a cada site que visitar, o usuário simplesmente autoriza a empresa a coletar as informações que ele já preencheu em sua rede social de preferência, economizando tempo e esforços.

O social login exige o uso de um plug-in que conecta as informações dos dois sistemas (o da empresa e o da rede social), exigindo que um programador seja contratado para desenvolver essa integração. Ainda é possível contratar fornecedores que possuem plug-ins costumizáveis para empresas, o que sai mais barato.

Grande parte dos sites que utilizam o social login para o cadastro também oferecem a opção tradicional, em que o usuário pode preencher seus dados manualmente, aumentando as chances que ele siga em frente caso não se sinta confortável com o recurso. Aqueles usuários que já possuem cadastro em um site anteriormente à implantação do social login também podem sincronizar as contas, evitando retrabalhos e o gerenciamento de logins diferentes. Você pode fazer um teste.

A principal vantagem do uso do social login para sua empresa é a possibilidade de usar as informações que o usuário já disponibiliza na rede social para segmentar suas ações de vendas e comunicação com base em faixa etária, sexo, interesses, atividades, região, entre outros.

Outro benefício é que o e-mail do usuário que o social login obtém da rede social já estará validado, fazendo com que sua base de contatos esteja limpa e menos propensa a erros, reduzindo os casos de clientes com identidades falsas e mensagens classificadas como spam.

A percepção da marca da sua empresa também é beneficiada com o uso do social login. Ao acessar o site e visualizar a opção de integração com redes sociais, os usuários se sentirão em um ambiente alinhado com as últimas tendências da web. Do lado do usuário, a maior vantagem é a comodidade e a velocidade no momento do cadastro. Ao invés de preencher informações em cada site que acessa e gerenciar diversas senhas e logins, ele simplesmente irá autorizar o uso de dados que já forneceu anteriormente.

Já está mais do que na hora de implantar um plug-in para social login para fazer uma excelente estratégia de marketing. Tem dúvidas ou considerações a fazer? Fale com a gente!

 

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Utilizando dados Sociais para reduzir seus custos de aquisição de clientes
Escrito por
Pedro Ivo

Diretor da Dito, plataforma de CRM para Varejo Omnichannel. Professor da PUC Minas e da UNA, graduado em Comunicação, com pós-graduação em Gestão Estratégica e mestrado em Ciências Sociais.

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