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ToggleVocê sabe como medir os resultados de uma campanha de CRM?
Caso não tenha a resposta, siga na leitura, pois nós vamos apresentar aqui algumas métricas essenciais que, inclusive, podem ser acompanhadas na ferramenta da Dito.
William Edwards Deming, estatístico e consultor estadunidense, é autor de uma das frases mais usadas no mundo do marketing: “não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, ou seja, não há sucesso quando não se gerencia”.
E uma das principais vantagens de se trabalhar com CRM Marketing é poder ter acesso a diversas métricas e conseguir medir resultados cada vez mais precisos para gerenciar muito de perto e com muita eficiência as estratégias e campanhas de um varejista.
Com isso em mente, a Dito evoluiu a maneira como os resultados das campanhas são mostrados em sua ferramenta, para garantir dados ainda mais fidedignos, uma experiência positiva e usabilidade totalmente intuitiva.
Desta maneira, o usuário da plataforma terá toda a inteligência necessária para guiar suas ações de marketing.
Para começar as novidades é preciso apresentar dois conceitos muito importantes para se medir resultados em campanhas de marketing digital: Conversões Assistidas e Receita Last Click.
Conversões Assistidas
Quando falamos de conversões assistidas, consideramos aquelas conversões que, de alguma maneira, foram influenciadas por alguma campanha de marketing, sem a obrigatoriedade que a última interação do cliente tenha sido, exatamente, dentro desta campanha.
Desta forma consideramos que a pessoa foi influenciada pela campanha, ainda que não tenha a utilizado como meio para realizar sua conversão.
Portanto, existem duas maneiras de medir as conversões assistidas, pelos envios de uma campanha e pelas aberturas desta campanha.
- Conversões Assistidas por Envios: São consideradas todas conversões geradas por usuários que receberam uma notificação enviada por você dentro de uma janela de tempo, mesmo que o último clique, antes da conversão, não tenha sido dentro da notificação. Caso o usuário tenha recebido mais de uma notificação dentro da janela de tempo, o resultado é contado sempre para a última notificação enviada.
- Conversões Assistidas por Abertura: São consideradastodas conversões geradas por usuários queabriram uma notificação enviada por você dentro de uma janela de tempo, mesmo que o último clique, antes da conversão, não tenha sido dentro da notificação. Caso o usuário tenha recebido mais de uma notificação dentro da janela de conversão, o resultado é contado sempre para a última notificação enviada.
Receita Last Click
O modelo de atribuição de receita last click leva em consideração apenas as conversões realizadas diretamente pela campanha que você enviou.
Ou seja, apenas as compras cuja última interação antes de realizar a conversão foi um click na sua campanha.
Desta maneira é o modelo de atribuição mais rígido na hora de calcular o retorno da sua ação, pois nele a campanha foi diretamente responsável pela conversão.
Na plataforma da Dito, estes dados de receita last-click são importados do Google Analytics da sua loja.
É uma integração muito simples de se fazer na configuração da sua plataforma.
Overview das Notificações
Logo ao acessar a tela de notificações já será possível ver as primeiras mudanças.
Nesta primeira tela, a partir de agora, você terá uma visão panorâmica de todas as suas campanhas, recorrentes ou pontuais.
E poderá fazer uma comparação entre elas, levando em consideração métricas de Impacto ou de Receita.
Comparando por impacto você terá métricas como: Envios únicos, entregas, conversão baseada no número de entregas, aberturas, conversão baseada no número de aberturas, cliques e as taxas de rejeição que incluem: descadastros, bounces e denúncias de spam.
Comparando por receita é possível visualizar 3 modos de receita: Influenciada por Entrega, Influenciada por Abertura e Receita Direta (Last Click).
Em cada uma destas opções serão mostrados dados de envios únicos, receita influenciada pela notificação em questão e receita por notificação entregue dentro do tipo de influência que se está visualizando.
Explorando os Resultados
A maneira de calcular os resultados mudou. Antes as taxas de conversão e receita gerada levavam em consideração apenas o envio.
A partir de agora as conversões e receitas apresentadas nas telas de resultados terão opções de serem calculadas por Entregas, Aberturas e Last Click, como já explicamos aqui neste post.
Assim garantimos dados mais corretos e opções para você calcular seus retornos e sucesso de campanhas da maneira que faz mais sentido para o seu negócio.
Impacto da Notificação
Analise quantas notificações foram entregues, quantas delas foram abertas e quantas foram clicadas. Além disso, é possível ver dados de rejeição como spam, descadastros e bounces.
Conversões
Na área de conversões da tela de resultados estão os dados de desempenho da sua campanha. Dentro dela será possível ver as conversões assistidas, por aberturas ou por entregas.
Estas conversões são sempre as que foram definidas no momento em que a campanha foi setada e não podem ser alteradas depois. Na mesma seção também é visualizada a receita influenciada por abertura ou por entrega desta campanha.
Resultados por disparos
Esta seção só aparecerá para notificações que sejam recorrentes e tenham vários disparos dentro delas.
Aqui, assim como no overview de notificações, você conseguirá ter uma visão panorâmica para comparar cada um dos disparos dentro da mesma campanha.
Também como no Overview, estarão disponíveis dados de Impacto e de Receita de cada um dos disparos e as métricas também são as mesmas do overview.
Conclusão
Além de oferecer um sistema para garantir que os consumidores tenham cada vez uma experiência melhor ao se relacionar com as marcas, a Dito também quer que as empresas tenham maior conhecimento sobre sua base, maior controle sobre suas ações e consigam resultados surpreendentes com Retenção de Clientes. E tudo isso é impossível sem gerenciar métricas e resultados.
E então, o que achou destas possibilidades? Deixe a sua opinião nos comentários.