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Dicas para vender mais no WhatsApp

As novas tecnologias têm propiciado às empresas e aos pequenos e médios empreendedores novas maneiras de aproximação com o cliente, visando uma abordagem efetiva e, cada vez mais, personalizada, criando relações de confiança e de fidelização.

Nesse contexto, campanhas de e-mails, sms, redes sociais desempenham um papel crucial e o Whatsapp se revela uma ferramenta muito eficaz para o aumento de vendas e conquista de novos consumidores.

Levando em consideração essas informações, este artigo falará sobre a importância de contar com este aplicativo nas estratégias de venda do seu negócio, dando algumas dicas de como utilizá-lo. Veja!

Utilize o WhatsApp Business

A primeira ação para aumentar as vendas do seu empreendimento é instalar a versão WhatsApp Business, que foi desenvolvido para empresas, independente do seu porte.

Essa ferramenta possui inúmeras funcionalidades que ajudam não apenas a vender mais, mas também a fazer um controle e acompanhamento de seus números, por meio de métricas.

Esse ponto é fundamental para que seu negócio consiga identificar possíveis falhas, tornando a tomada de decisão mais eficientes, baseada em dados objetivos.

Assim, é possível verificar, por exemplo, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário.

Além disso, abrir uma conta no WhatsApp Business oferece mais credibilidade à imagem da sua empresa, que terá um contato apenas para transações comerciais. Podendo estabelecer horário para atendimento e
automatização de mensagens.

Mantenha atenção no atendimento

Uma das maiores vantagens em fazer uma conta no WhatsApp para a sua empresa é a prestação de um atendimento personalizado e direto com o cliente.

Logo, as marcas devem estar sempre atentas às notificações para não deixar nenhum consumidor sem resposta. Nesse caso, é ideal atribuir essa função a um colaborador, como vendedores de lojas para a execução desse trabalho.

É importante salientar que um atendimento atencioso é crucial para a construção de uma relação de confiança e fidelização com os clientes, que resultará em um aumento expressivo dos resultados.

Utilize a função catálogo

A função catálogo existe no aplicativo desde 2018 e foi desenvolvida com o objetivo de aumentar as vendas das empresas.

Trata-se da possibilidade de divulgação dos itens disponíveis da sua loja, junto ao valor, diretamente no WhatsApp que torna o processo de venda mais rápido.

Além disso, a funcionalidade traz mais facilidade para as pequenas empresas que ainda não conta com site próprio, ajudando a baratear os custos.

Para utilizar é muito simples, basta acessar as configurações e
selecionar a opção “Catálogo”. Em seguida, realize o upload das imagens com a descrição e preço.

Automatize os processos

Com o Whatsapp é possível estabelecer a comunicação com diversos clientes de modo automatizado, com a criação de uma lista de transmissão, que possibilita o envio de uma única mensagens para vários usuários.

Apesar da praticidade. Cuidado! Enviar lista de transmissão não é uma boa prática, por não segmentar os clientes de acordo com as suas necessidades e não personalizar a comunicação.

A possibilidade do contato da marca ser bloqueada com essa ação é grande. É importante mencionar que, é preciso, por uma questão de respeito ao consumidor, enviar mensagens relevantes e personalizadas para ele.

É necessário uma autorização prévia para o recebimento das mensagens, uma vez que, ela poderá ser considerada inconveniente por alguns clientes.

Busque integrar ferramentas de CRM para automatizar processos e conversar de forma personalizada com os clientes da sua base.

Integre seu CRM ao WhatsApp

Para potencializar a utilidade do Whatsapp, você pode integrá-lo a sua ferramenta de CRM — Customer Relationship Management, ou Ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Essa prática fornecerá ao seu negócio um maior controle sobre as negociações. Isso porque, o CRM integrado ao WhatsApp promove a estruturação e a padronização, resultando em otimização de processos e um relacionamento mais sólido com os clientes.

E, caso a sua empresa ainda não conte com uma plataforma de CRM, a Dito pode ajudar você, pois é uma empresa com 13 anos de mercado, especializada em gerenciar melhor o relacionamento das marcas com seus clientes.

Para isso, o CRM da Dito integra todos os canais de venda, sejam eles online ou offline, entregando uma visão única da jornada de compra dos consumidores. Entre em contato e saiba mais!

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