Quais as expectativas para o dia do consumidor no varejo online?

O dia do consumidor no varejo online, em 2024, traz uma expectativa otimista, porém, a promessa de crescimento é comedida.

Essa cautela existe devido ao desempenho do e-commerce em 2023, comparado ao de 2022. E, claro, a outros fatores como a taxa básica de juros que, apesar de ter caído, segue alta, e ao endividamento das famílias brasileiras.

Para ilustrar, segundo uma pesquisa realizada pela Neotrust, em 15/03 de 2022, o comércio eletrônico faturou R$ 781M, enquanto em 2023, essa quantia foi de R$ 618M (-21%), sendo que também houve queda no volume de pedidos (-13%).

Esses números assustam, contudo, não podemos esquecer que em março de 2022, a vacinação contra a Covid-19 estava em andamento, então, a preferência pelas compras online ainda sobressaia. Já em 2023, com 100% das lojas físicas abertas, era esperado que o e-commerce fosse impactado.

A previsão geral para o varejo em 2024

Mesmo que os dados citados baixem um pouco a motivação, temos a certeza de que o jogo não está perdido. Por tudo o que ouvimos na NRF deste ano, ficou claro que o momento atual se trata mais de adaptação do que de crise.

Prova disso é que “quando se avalia o consumo essencial, por exemplo, que envolve segmentos que não dependem tanto do crédito, verifica-se crescimento de 4,9% em combustíveis e lubrificantes; de 4,3%, em farmácias, drogarias e perfumarias; e de 3,8% no setor de supermercados”. (Fonte: Agência Brasil).

Outra informação complementar a respeito desse tema está no E-commerce Brasil. Conforme matéria do Portal, as vendas do varejo vão crescer 6% nominalmente no primeiro trimestre de 2024.

Como aumentar as vendas?

Como dissemos no tópico anterior, 2024 é o ano onde o varejista deve se adaptar, sair da zona de conforto e, principalmente, parar de fazer somente o óbvio.

A maioria das tendências de varejo que foram anunciadas para 2023 (CRM com Inteligência Artificial, Marketing de Comunidade, Retail Media e etc.) se tornaram realidade e, agora, quem não parou para, no mínimo, refletir sobre elas, precisará correr contra o tempo.

Mas caso você esteja neste grupo e necessite se atualizar, sem deixar “a peteca cair”, hoje é o seu dia de sorte. Recentemente nós preparamos alguns materiais sobre como aumentar as vendas em 2024.

Portanto, veja abaixo algumas sugestões de leitura:

O que não pode faltar na sua estratégia em 2024?

Segundo uma matéria do Itforum, 54% das empresas no Brasil ainda não usam uma ferramenta de CRM.

Essa informação é bem séria, afinal, em tempos onde 73% dos consumidores preferem comprar de marcas que oferecem experiências customizadas (Fonte: Dito & Opinion Box), não contar com uma plataforma para estreitar o relacionamento com a base, é um erro fatal.

Assim sendo, se, novamente, você estiver vivendo esse cenário, neste aspecto, nós podemos te ajudar!

A Dito oferece um software de CRM completo para o varejo, então, se você quer transformar o relacionamento com os seus clientes, aumentar a retenção, maximizar o ticket médio, o LTV e a taxa de recompra, clique no banner abaixo para agendar uma consultoria gratuita. Te aguardamos.

Fale com um especialista da Dito

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *