O que é CTA (Call to Action)?

Se você deseja entender o que é CTA (Call to Action), siga a leitura, pois nós vamos explicar tudo sobre esse assunto, especialmente no contexto do e-mail marketing.

Vem com a gente conferir?

O que é CTA?

A sigla CTA é a abreviação para “call to action” que, ao pé da letra, significa “chamada para a ação”, ou seja, é um recurso utilizado para induzir o cliente, lead ou prospect a tomar uma determinada ação.

O que faz um CTA ser “matador”?

Um CTA “matador”, basicamente, é aquele que provoca o maior número possível de cliques.

Quando o CTA é bom, ele estimula o receptor da mensagem a realizar exatamente a ação que você propôs, seja marcar uma reunião, fechar uma compra, acessar um conteúdo ou fazer um download.

De todos os e-mails que chegam à sua caixa, em quantos você clica para saber mais, para visitar o site da empresa ou mesmo para comprar um produto?

Você já parou pra pensar o que te leva a tomar uma ação em alguns e-mails e nem considerar outros?

A diferença pode estar no texto, no formato e até nas cores do CTA.

Como criar um bom CTA no e-mail marketing?

Veja a seguir algumas boas práticas recomendáveis para criar bons call to actions numa mensagem de e-mail.

  • Capriche no e-mail como um todo, principalmente no assunto. Pouco adiantará ter um ótimo CTA se a mensagem não chegar a ser aberta;
  • Explore a personalização. Seja no corpo do e-mail ou no CTA, a customização ajuda a criar proximidade com o receptor;
  • O CTA precisa ter relação com o tema do conteúdo. Não crie um CTA para que o cliente compre um produto se você não falar sobre este produto no e-mail;
  • O CTA deve estar alinhado ao desejo do receptor da mensagem. Por isso, é preciso que os seus contatos estejam bem segmentados e que os e-mails sejam encaminhados para os grupos certos;
  • Ofereça algo atrativo. Para que a pessoa faça a ação que você deseja, é crucial oferecer algo que desperte o interesse do cliente ou prospect, seja um desconto para a compra de um produto ou um material com mais informações;
  • O CTA precisa ser claro. Você precisa deixar explícita a ação esperada do receptor do e-mail e ele precisa entender e concordar com ele;
  • Dê preferência para o modo imperativo. Exemplo: “compre agora”, “baixe agora”, “clique aqui”;
  • Apesar da dica acima, muitos verbos de ação são vistos como spam pelos serviços de e-mails. Por isso, quando for colocar um CTA, o sugerido é que ele esteja em uma imagem e não seja lido como texto.
  • Destaque o CTA. Ele precisa estar separado do corpo do e-mail para chamar a atenção do leitor;
  • Explore recursos como cores e botões. Certifique-se que quem for criar o layout do seu e-mail tenha conhecimentos de usabilidade para que o CTA seja destacado e atrativo visualmente.
  • Aprofunde o seu conhecimento sobre copywriting e gatilhos mentais;

Seguindo esses “mandamentos”, os seus call to actions, com certeza, serão muito mais persuasivos e a sua taxa de conversão deve aumentar consideravelmente.

Lembre-se sempre que o que faz um bom e-mail marketing é o seu conjunto, então capriche para ter sempre os melhores resultados.

O que achou deste conteúdo? Deixe a sua opinião no campo de comentários abaixo.

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Um CTA “matador”, basicamente, é aquele que provoca o maior número possível de cliques.

Quando o CTA é bom, ele estimula o receptor da mensagem a realizar exatamente a ação que você propôs, seja marcar uma reunião, fechar uma compra, acessar um conteúdo ou fazer um download.

De todos os e-mails que chegam à sua caixa, em quantos você clica para saber mais, para visitar o site da empresa ou mesmo para comprar um produto?

Você já parou pra pensar o que te leva a tomar uma ação em alguns e-mails e nem considerar outros?

A diferença pode estar no texto, no formato e até nas cores do CTA.

Como criar um bom CTA no e-mail marketing?

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  • Capriche no e-mail como um todo, principalmente no assunto. Pouco adiantará ter um ótimo CTA se a mensagem não chegar a ser aberta;
  • Explore a personalização. Seja no corpo do e-mail ou no CTA, a customização ajuda a criar proximidade com o receptor;
  • O CTA precisa ter relação com o tema do conteúdo. Não crie um CTA para que o cliente compre um produto se você não falar sobre este produto no e-mail;
  • O CTA deve estar alinhado ao desejo do receptor da mensagem. Por isso, é preciso que os seus contatos estejam bem segmentados e que os e-mails sejam encaminhados para os grupos certos;
  • Ofereça algo atrativo. Para que a pessoa faça a ação que você deseja, é crucial oferecer algo que desperte o interesse do cliente ou prospect, seja um desconto para a compra de um produto ou um material com mais informações;
  • O CTA precisa ser claro. Você precisa deixar explícita a ação esperada do receptor do e-mail e ele precisa entender e concordar com ele;
  • Dê preferência para o modo imperativo. Exemplo: “compre agora”, “baixe agora”, “clique aqui”;
  • Apesar da dica acima, muitos verbos de ação são vistos como spam pelos serviços de e-mails. Por isso, quando for colocar um CTA, o sugerido é que ele esteja em uma imagem e não seja lido como texto.
  • Destaque o CTA. Ele precisa estar separado do corpo do e-mail para chamar a atenção do leitor;
  • Explore recursos como cores e botões. Certifique-se que quem for criar o layout do seu e-mail tenha conhecimentos de usabilidade para que o CTA seja destacado e atrativo visualmente.
  • Aprofunde o seu conhecimento sobre copywriting e gatilhos mentais;

Seguindo esses “mandamentos”, os seus call to actions, com certeza, serão muito mais persuasivos e a sua taxa de conversão deve aumentar consideravelmente.

Lembre-se sempre que o que faz um bom e-mail marketing é o seu conjunto, então capriche para ter sempre os melhores resultados.

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