Sumário
ToggleSe você deseja entender o que é CTA (Call to Action), siga a leitura, pois nós vamos explicar tudo sobre esse assunto, especialmente no contexto do e-mail marketing.
Vem com a gente conferir?
O que é CTA?
A sigla CTA é a abreviação para “call to action” que, ao pé da letra, significa “chamada para a ação”, ou seja, é um recurso utilizado para induzir o cliente, lead ou prospect a tomar uma determinada ação.
O que faz um CTA ser “matador”?
Um CTA “matador”, basicamente, é aquele que provoca o maior número possível de cliques.
Quando o CTA é bom, ele estimula o receptor da mensagem a realizar exatamente a ação que você propôs, seja marcar uma reunião, fechar uma compra, acessar um conteúdo ou fazer um download.
De todos os e-mails que chegam à sua caixa, em quantos você clica para saber mais, para visitar o site da empresa ou mesmo para comprar um produto?
Você já parou pra pensar o que te leva a tomar uma ação em alguns e-mails e nem considerar outros?
A diferença pode estar no texto, no formato e até nas cores do CTA.
Como criar um bom CTA no e-mail marketing?
Veja a seguir algumas boas práticas recomendáveis para criar bons call to actions numa mensagem de e-mail.
- Capriche no e-mail como um todo, principalmente no assunto. Pouco adiantará ter um ótimo CTA se a mensagem não chegar a ser aberta;
- Explore a personalização. Seja no corpo do e-mail ou no CTA, a customização ajuda a criar proximidade com o receptor;
- O CTA precisa ter relação com o tema do conteúdo. Não crie um CTA para que o cliente compre um produto se você não falar sobre este produto no e-mail;
- O CTA deve estar alinhado ao desejo do receptor da mensagem. Por isso, é preciso que os seus contatos estejam bem segmentados e que os e-mails sejam encaminhados para os grupos certos;
- Ofereça algo atrativo. Para que a pessoa faça a ação que você deseja, é crucial oferecer algo que desperte o interesse do cliente ou prospect, seja um desconto para a compra de um produto ou um material com mais informações;
- O CTA precisa ser claro. Você precisa deixar explícita a ação esperada do receptor do e-mail e ele precisa entender e concordar com ele;
- Dê preferência para o modo imperativo. Exemplo: “compre agora”, “baixe agora”, “clique aqui”;
- Apesar da dica acima, muitos verbos de ação são vistos como spam pelos serviços de e-mails. Por isso, quando for colocar um CTA, o sugerido é que ele esteja em uma imagem e não seja lido como texto.
- Destaque o CTA. Ele precisa estar separado do corpo do e-mail para chamar a atenção do leitor;
- Explore recursos como cores e botões. Certifique-se que quem for criar o layout do seu e-mail tenha conhecimentos de usabilidade para que o CTA seja destacado e atrativo visualmente.
- Aprofunde o seu conhecimento sobre copywriting e gatilhos mentais;
Seguindo esses “mandamentos”, os seus call to actions, com certeza, serão muito mais persuasivos e a sua taxa de conversão deve aumentar consideravelmente.
Lembre-se sempre que o que faz um bom e-mail marketing é o seu conjunto, então capriche para ter sempre os melhores resultados.
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