Sumário
Os principais tipos de segmentação são a demográfica, a psicográfica, a geográfica e a comportamental. No entanto, existem subsegmentações de clientes que contribuem bastante para a personalização do marketing e do atendimento.
Diante desta premissa, se você necessita aprofundar o entendimento sobre os tipos de segmentação, siga a leitura, pois esse artigo vai esclarecer as suas dúvidas.
Além disso, no decorrer do texto, nós vamos apresentar de forma prática como um Software de CRM ajuda a realizar a segmentação estratégica do consumidores.
Vem com a gente conferir?
A segmentação diz respeito a ação de criar grupos de clientes que compartilham interesses, características e/ou comportamentos em comum.
Esses segmentos de consumidores podem ser feitos através de planilhas. Todavia, para economizar bastante tempo, o ideal é contar com uma ferramenta de CRM.
Para uma marca de varejo, a segmentação pode ser dividida em 2 principais grupos: características e comportamentos.
Dentro deste dois tipos de segmentação, existem outros subgrupos com diversas variáveis. Veja abaixo as principais diferenças.
Esse tipo de segmentação considera dados geográficos, demográficos e psicográficos com diversas variáveis.
Essa segmentação pode agrupar por bairro, região, cidade, estado, país. Essencial quando a localização é fator chave para a decisão de compra.
Pense, por exemplo, em uma marca que deseja fazer uma ação promocional local, para uma loja específica de uma cidade.
Nesse caso, para o sucesso deste tipo de campanha, é essencial a segmentação por característica geográfica, ou seja, segmentar clientes que moram nesta cidade ou que possuem tal loja como preferencial.
No varejo, essa segmentação se baseia na classificação em atributos individuais e traz aspectos como gênero, idade e nível de escolaridade, renda, data de nascimento, entre outros dados.
Essa segmentação pode ser utilizada, por exemplo, para criar campanhas de aniversariantes; utilizando os clientes que nasceram em um dia ou mês.
Pode-se segmentar também por gênero para a sugestão de produtos.
Se concentra mais nas características psicológicas dos consumidores, no pensamento e nas ideias. Aqui pode-se considerar valores, estilo de vida, preferências e experiências.
Confira alguns tipos:
Veja a seguir um exemplo de segmentação por características, configurada dentro do CRM da Dito.
Diferente da característica, que considera o perfil, atributos pessoais e preferências, o comportamento baseia-se nas ações dos clientes, como o padrão de consumo, hábitos de compra, interações com a marca e canais preferidos.
Confira os tipos de comportamentos que você pode segmentar a sua base:
Confira também um exemplo de segmentação por comportamentos:
É possível cruzar várias informações de características e comportamentos dos clientes para preciosas análises, segmentações e estratégias. É o caso do RFV ou RFM.
A segmentação por Recência, Frequência e Valor Monetário usa um método para fazer a distinção por meio da identificação dos clientes levando em conta a última vez que fez uma compra (recência), qual a frequência das compras feitas (frequência) e a quantia gasta (valor monetário).
É possível segmentar, por exemplo, clientes recentes com comportamentos de compra com maior valor monetário e com mais frequência.
Esse perfil de clientes é considerado campeão e tem maior conversão em vendas.
É um público que exige um relacionamento mais intenso e de exclusividade. Ele terá maior conversão para ofertas de produtos com um maior ticket médio em relação a outros grupos de clientes.
Para chegar neste público, de campeões, é importante analisar os comportamentos, ou seja, a ações realizadas com a marca, no caso ações de compra:
Dados customizados (Custom Data) são indicados para marcas que já tem as características básicas dos clientes e consegue avançar no nível de conhecimento sobre eles, possibilitando segmentações bem específicas e de alta performance, que geram grandes resultados.
Um custom data para uma loja de artigos esportivos, por exemplo, pode ser o esporte favorito dos clientes.
Assim, essa marca pode criar campanhas personalizadas oferecendo produtos de futebol para jogadores e não para surfistas.
Conhecer os tipos de segmentação e agrupar os clientes de acordo com as suas características e/ou comportamentos específicos, é a melhor forma de proporcionar experiências inesquecíveis e uma jornada de compra perfeita.
A segmentação faz com que as marcas cheguem com precisão à consumidores com necessidades e desejos particulares, atendendo-os no seu momento mais propício para a conversão.
Assim sendo, veja alguns benefícios de segmentar a sua base e, consequentemente, customizar mais o seu marketing:
Após fazer segmentações usando características e comportamento, é preciso medir os resultados.
Assim você saberá se esses filtros estão sendo feitos da maneira correta para que as campanhas tenham sucesso, seja com e-mail marketing ou outros canais de comunicação.
Durante esse post você deve ter percebido a necessidade de ter uma plataforma tecnológica que consiga gerenciar todas as informações dos clientes.
A Dito é um CRM para o varejo com alto poder de segmentação, que permite unificar os consumidores da sua marca com características e comportamentos similares.
Você pode agrupar seus clientes de acordo com o perfil, como cidade, aniversário, loja de preferência, nível de satisfação, além de outros dados básicos e também customizados (custom datas).
É possível agrupar também por comportamento de navegação, histórico de compras e interações com campanhas digitais.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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