Uma estratégia de marketing, geralmente, “ataca” canais variados, mas ser omnichannel não se trata de impactar uma mesma pessoa no maior número possível de mídias.
Mas sim, de entender onde ela está e desenhar uma experiência baseada em quem ela é, o que usa e o que quer.
Quanto mais bem integrada é a comunicação, mais fluida é a transição do seu público-alvo entre seus diferentes canais e isso contribui para otimizar a experiência de compra e aumentar a retenção.
Você pode, por exemplo, segmentar as pessoas que não abriram os e-mails de uma campanha e enviar um SMS lembrando de checar o e-mail, onde você já mandou mensagens mais longas e criativas.
Assim como este exemplo, existem inúmeras possibilidades de trabalhar uma comunicação integrada que potencializa o engajamento com a sua marca, aumenta as taxas de conversão e fidelização, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência dos clientes.
Neste artigo, vamos explicar como você pode utilizar o SMS marketing para uma comunicação integrada e como calcular o número de envios de SMS em uma campanha de marketing.
O envio de SMS oferece diversas vantagens e é essencial para estratégias de Marketing Digital como um todo.
Esse canal consegue dar urgência às mensagens e conversar com pessoas que de alguma forma ainda não converteram nas notificações de e-mail marketing.
É um excelente canal para impactar seu público de uma forma rápida, eficaz e prática.
O SMS é considerado um dos canais mais fortes de marketing, mas aproveitá-lo como parte de uma estratégia omnichannel o torna ainda mais forte.
Um estudo recente da DMA Insights, mostrou que esse é um dos melhores canais em taxas de entrega e engajamento.
É uma dúvida comum quando se tem uma grande lista de clientes e o envio de SMS será em larga escala, mas vamos te ajudar nesse desafio.
Um dos fatores que vai impactar na sua estratégia é o orçamento para o canal, pois geralmente a cobrança é por número de envios.
Você pode adequar a sua estratégia de SMS a um budget limitado ou se adequar ao perfil dos clientes que podem ter mais fit com campanhas por SMS.
Para os dois casos, siga esses passos para identificar o volume de disparos nas suas campanhas de SMS.
Faça uma lista com todos os segmentos que você pretende se comunicar durante a campanha.
Seguem sugestões de segmentos que você pode priorizar nas suas campanhas pode SMS:
Se puder ampliar o número de SMS, busque também:
Coloque, em uma planilha, o número de pessoas aptas a receberem a comunicação pelo SMS que aparece no segmento escolhido.
Defina o número de notificações que você pretende enviar para cada segmento.
Faça o cálculo por segmento e depois some o volume total de todos os segmentos para chegar ao volume que a marca vai investir em SMS.
Volume de SMS por Segmento = (Pessoas aptas para SMS por Segmento) x (número de notificações para o Segmento).
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Você deve ter percebido que para realizar uma campanha integrada e com bons resultados, você precisa conhecer a sua base de clientes.
A inteligencia de dados é o maior diferencial na escolha de uma plataforma de envios de SMS.
Saber o público que tem o celular habilitado para SMS, as suas características e comportamentos possibilitará a criação de campanhas mais estratégicas e com maior taxa de conversão para este canal.
Além da criação de segmentos de clientes para aumentar o nível de personalização das campanhas, confira também:
Na Dito, você pode configurar as suas campanhas de SMS de forma simples, intuitiva e com alto pode de segmentação para impactar os seus clientes em segundos.
Integre o SMS com diversos comportamentos dos clientes e monitore facilmente o impacto das campanhas no faturamento da marca.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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