Uma estratégia de marketing, geralmente, “ataca” canais variados, mas ser omnichannel não se trata de impactar uma mesma pessoa no maior número possível de mídias.

Mas sim, de entender onde ela está e desenhar uma experiência baseada em quem ela é, o que usa e o que quer.

Quanto mais bem integrada é a comunicação, mais fluida é a transição do seu público-alvo entre seus diferentes canais e isso contribui para otimizar a experiência de compra e aumentar a retenção.

Você pode, por exemplo, segmentar as pessoas que não abriram os e-mails de uma campanha e enviar um SMS lembrando de checar o e-mail, onde você já mandou mensagens mais longas e criativas.

Assim como este exemplo, existem inúmeras possibilidades de trabalhar uma comunicação integrada que potencializa o engajamento com a sua marca, aumenta as taxas de conversão e fidelização, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência dos clientes.

Neste artigo, vamos explicar como você pode utilizar o SMS marketing para uma comunicação integrada e como calcular o número de envios de SMS em uma campanha de marketing.

Vantagens do SMS

O envio de SMS oferece diversas vantagens e é essencial para estratégias de Marketing Digital como um todo.

Esse canal consegue dar urgência às mensagens e conversar com pessoas que de alguma forma ainda não converteram nas notificações de e-mail marketing.

É um excelente canal para impactar seu público de uma forma rápida, eficaz e prática.

O SMS é considerado um dos canais mais fortes de marketing, mas aproveitá-lo como parte de uma estratégia omnichannel o torna ainda mais forte.

 Um estudo recente da DMA Insights, mostrou que esse é um dos melhores canais em taxas de entrega e engajamento. 

Como melhorar os resultados das campanhas de SMS

  • O SMS pode ser utilizado em mensagens urgentes e/ou curtas com um simples CTA (conteúdos longos ou visuais funcionam melhor via e-mail);
  • Inclua um link em sua comunicação via SMS para medir o impacto das taxas de conversão;
  • Utilize o SMS para reativar clientes que não estão abrindo os e-mails da marca e compraram recentemente;
  • O SMS também é indicado para clientes que não podem ser contactados por e-mail em momentos especiais;
  • O envio de SMS para os melhores clientes pode aumentar a taxa de conversão da marca.

Qual o volume de SMSs ideal?

É uma dúvida comum quando se tem uma grande lista de clientes e o envio de SMS será em larga escala, mas vamos te ajudar nesse desafio.

Um dos fatores que vai impactar na sua estratégia é o orçamento para o canal, pois geralmente a cobrança é por número de envios.

Você pode adequar a sua estratégia de SMS a um budget limitado ou se adequar ao perfil dos clientes que podem ter mais fit com campanhas por SMS.

Para os dois casos, siga esses passos para identificar o volume de disparos nas suas campanhas de SMS.

Faça uma lista com todos os segmentos que você pretende se comunicar durante a campanha.

Seguem sugestões de segmentos que você pode priorizar nas suas campanhas pode SMS:

  • O número de clientes que não engajam nas comunicações por e-mail, mas estão aptos a receberem SMS;
  • Clientes VIPs da sua base que podem receber SMS (Por exemplo: compram 3x mais que o ticket médio da marca);
  • Base de clientes “quentes” que navegaram recentemente no site e não compraram.

Se puder ampliar o número de SMS, busque também:

  • Disparar e-mails transacionais (compra efetuada, pedido enviado, código de rastreamento);
  • Pesquisas de satisfação por SMS;
  • Mensagens para aniversariantes do dia;
  • Agradecimento pós-venda;
  • Promoções e lançamentos da marca;

Coloque, em uma planilha, o número de pessoas aptas a receberem a comunicação pelo SMS que aparece no segmento escolhido.

Defina o número de notificações que você pretende enviar para cada segmento.

Faça o cálculo por segmento e depois some o volume total de todos os segmentos para chegar ao volume que a marca vai investir em SMS.

Volume de SMS por Segmento = (Pessoas aptas para SMS por Segmento) x (número de notificações para o Segmento).

Baixe agora nossa calculadora de volume de envios por SMS e projeção de resultados.

Fizemos uma planilha para te ajudar nesta análise. Clique no link e baixe grátis.

CRM com SMS

Você deve ter percebido que para realizar uma campanha integrada e com bons resultados, você precisa conhecer a sua base de clientes.

A inteligencia de dados é o maior diferencial na escolha de uma plataforma de envios de SMS.

Saber o público que tem o celular habilitado para SMS, as suas características e comportamentos possibilitará a criação de campanhas mais estratégicas e com maior taxa de conversão para este canal.

Além da criação de segmentos de clientes para aumentar o nível de personalização das campanhas, confira também:

  • Tem Opt Out e respeita a decisão do cliente em não querer receber mais comunicações por este canal;
  • Permite a inclusão de variáveis como Primeiro Nome do Cliente;
  • Possibilita o agendamento de envio de SMS para dias e horários mais cômodos para seus consumidores;
  • Gera um short code exclusivo para o envio das mensagens;
  • Possui uma interface intuitiva para a criação de mensagens e monitoramento da campanha;
  • A plataforma de envio é integrada com outros canais para o envio de forma integrada;
  • Possui relatórios de resultados das campanhas, com a taxa de entregas, cliques, conversão e receita influenciada por este canal em cada campanha;
  • Atendimento e suporte de qualidade para resoluções de problemas ou para tirar dúvidas;
  • Custo x benefício. O preço é importante, mas deve ser analisado junto com os outros fatores citados acima.

Na Dito, você pode configurar as suas campanhas de SMS de forma simples, intuitiva e com alto pode de segmentação para impactar os seus clientes em segundos. 

Integre o SMS com diversos comportamentos dos clientes e monitore facilmente o impacto das campanhas no faturamento da marca.

Fale com a Dito CRM e comece agora mesmo a enviar mensagens de SMS.

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Volume de SMS

Como calcular o volume de SMSs que devem ser enviados?

Uma estratégia de marketing, geralmente, “ataca” canais variados, mas ser omnichannel não se trata de impactar uma mesma pessoa no maior número possível de mídias.

Mas sim, de entender onde ela está e desenhar uma experiência baseada em quem ela é, o que usa e o que quer.

Quanto mais bem integrada é a comunicação, mais fluida é a transição do seu público-alvo entre seus diferentes canais e isso contribui para otimizar a experiência de compra e aumentar a retenção.

Você pode, por exemplo, segmentar as pessoas que não abriram os e-mails de uma campanha e enviar um SMS lembrando de checar o e-mail, onde você já mandou mensagens mais longas e criativas.

Assim como este exemplo, existem inúmeras possibilidades de trabalhar uma comunicação integrada que potencializa o engajamento com a sua marca, aumenta as taxas de conversão e fidelização, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência dos clientes.

Neste artigo, vamos explicar como você pode utilizar o SMS marketing para uma comunicação integrada e como calcular o número de envios de SMS em uma campanha de marketing.

Vantagens do SMS

O envio de SMS oferece diversas vantagens e é essencial para estratégias de Marketing Digital como um todo.

Esse canal consegue dar urgência às mensagens e conversar com pessoas que de alguma forma ainda não converteram nas notificações de e-mail marketing.

É um excelente canal para impactar seu público de uma forma rápida, eficaz e prática.

O SMS é considerado um dos canais mais fortes de marketing, mas aproveitá-lo como parte de uma estratégia omnichannel o torna ainda mais forte.

 Um estudo recente da DMA Insights, mostrou que esse é um dos melhores canais em taxas de entrega e engajamento. 

Como melhorar os resultados das campanhas de SMS

  • O SMS pode ser utilizado em mensagens urgentes e/ou curtas com um simples CTA (conteúdos longos ou visuais funcionam melhor via e-mail);
  • Inclua um link em sua comunicação via SMS para medir o impacto das taxas de conversão;
  • Utilize o SMS para reativar clientes que não estão abrindo os e-mails da marca e compraram recentemente;
  • O SMS também é indicado para clientes que não podem ser contactados por e-mail em momentos especiais;
  • O envio de SMS para os melhores clientes pode aumentar a taxa de conversão da marca.

Qual o volume de SMSs ideal?

É uma dúvida comum quando se tem uma grande lista de clientes e o envio de SMS será em larga escala, mas vamos te ajudar nesse desafio.

Um dos fatores que vai impactar na sua estratégia é o orçamento para o canal, pois geralmente a cobrança é por número de envios.

Você pode adequar a sua estratégia de SMS a um budget limitado ou se adequar ao perfil dos clientes que podem ter mais fit com campanhas por SMS.

Para os dois casos, siga esses passos para identificar o volume de disparos nas suas campanhas de SMS.

Faça uma lista com todos os segmentos que você pretende se comunicar durante a campanha.

Seguem sugestões de segmentos que você pode priorizar nas suas campanhas pode SMS:

  • O número de clientes que não engajam nas comunicações por e-mail, mas estão aptos a receberem SMS;
  • Clientes VIPs da sua base que podem receber SMS (Por exemplo: compram 3x mais que o ticket médio da marca);
  • Base de clientes “quentes” que navegaram recentemente no site e não compraram.

Se puder ampliar o número de SMS, busque também:

  • Disparar e-mails transacionais (compra efetuada, pedido enviado, código de rastreamento);
  • Pesquisas de satisfação por SMS;
  • Mensagens para aniversariantes do dia;
  • Agradecimento pós-venda;
  • Promoções e lançamentos da marca;

Coloque, em uma planilha, o número de pessoas aptas a receberem a comunicação pelo SMS que aparece no segmento escolhido.

Defina o número de notificações que você pretende enviar para cada segmento.

Faça o cálculo por segmento e depois some o volume total de todos os segmentos para chegar ao volume que a marca vai investir em SMS.

Volume de SMS por Segmento = (Pessoas aptas para SMS por Segmento) x (número de notificações para o Segmento).

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CRM com SMS

Você deve ter percebido que para realizar uma campanha integrada e com bons resultados, você precisa conhecer a sua base de clientes.

A inteligencia de dados é o maior diferencial na escolha de uma plataforma de envios de SMS.

Saber o público que tem o celular habilitado para SMS, as suas características e comportamentos possibilitará a criação de campanhas mais estratégicas e com maior taxa de conversão para este canal.

Além da criação de segmentos de clientes para aumentar o nível de personalização das campanhas, confira também:

  • Tem Opt Out e respeita a decisão do cliente em não querer receber mais comunicações por este canal;
  • Permite a inclusão de variáveis como Primeiro Nome do Cliente;
  • Possibilita o agendamento de envio de SMS para dias e horários mais cômodos para seus consumidores;
  • Gera um short code exclusivo para o envio das mensagens;
  • Possui uma interface intuitiva para a criação de mensagens e monitoramento da campanha;
  • A plataforma de envio é integrada com outros canais para o envio de forma integrada;
  • Possui relatórios de resultados das campanhas, com a taxa de entregas, cliques, conversão e receita influenciada por este canal em cada campanha;
  • Atendimento e suporte de qualidade para resoluções de problemas ou para tirar dúvidas;
  • Custo x benefício. O preço é importante, mas deve ser analisado junto com os outros fatores citados acima.

Na Dito, você pode configurar as suas campanhas de SMS de forma simples, intuitiva e com alto pode de segmentação para impactar os seus clientes em segundos. 

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