5 perguntas para fazer à sua agência de marketing

Algumas marcas têm uma agência de marketing para ajudar a atrair mais clientes.

Com certeza, é uma tarefa complicada escolher o melhor prestador deste tipo de serviço. Por isso, se você já contratou um, queremos te ajudar a ter os melhores resultados.

Neste sentido, listamos abaixo 5 perguntas que você deve fazer para a sua agência para ter certeza que eles estão fazendo o melhor trabalho possível.

Disparos em massa ou segmentados?

Fazer disparos em massa sem nenhum tipo de segmentação não é o recomendado hoje em dia, embora, muitas empresas seguem fazendo isso.

Imagine você entrar em um e-commerce, fazer o cadastro e ficar recebendo frequentemente ofertas que não te interessam?

Certamente você irá bloquear esse e-mail e, por consequência, o varejista irá perder um importantíssimo canal com os clientes.

Agora imagine receber ofertas que te interessam e com uma frequência razoável

A tendência de fazer uma nova compra é muito maior e de cancelar o recebimento do e-mail é menor.

Portanto, entenda como a sua agência vai realizar este trabalho.

Pergunte como ela vai segmentar a base e criar as campanhas.

Segmentação é a chave para um ROI alto em e-commerce.

Notificações recorrentes

Temos clientes usando essas 5 notificações recorrentes e tendo ótimos resultados:

a) Lançamento de novos produtos (nova coleção de roupas por exemplo);

b) “Saudades” (clientes que não visitam o site há mais de 30 dias);

c) Primeira compra (cliente cadastrou mas não fez a primeira compra);

d) Campanhas de aniversário;

e) Cross selling (exemplo: cliente comprou um sapato, oferecer um cinto que combina com o sapato);

Peça sugestões para sua agência de marketing.

Procure saber a justificativa e o objetivo para cada uma das notificações recorrentes que ela pretende disparar para sua base.

Resultados com o e-mail marketing

Temos várias métricas relacionadas aos e-mails: envios, entregas, aberturas, cliques.

Mas quantas conversões (compras) foram feitas a partir da mensagem?

Medir a receita last click e a receita influenciada pelos e-mails disparados é muito importante.

Pouco adianta saber a porcentagem de usuários que somente abriram e clicaram no email.

Monitore e cobre resultados e melhorias em todas essas métricas de acompanhamento da sua agência.

O email marketing ainda é a principal ferramenta de vendas recorrentes do e-commerce.

Comunicação multicanal

O e-mail é um ótimo canal de comunicação com seus clientes, mas, imagine poder enviar um SMS avisando o seu cliente que a encomenda dele já está sendo entregue, ou que um produto que ele tem interesse acabou de entrar em pré-venda.

Procure saber se sua agência está pronta para pesquisar e utilizar as novas tecnologias presentes no mercado, como o CRM.

Clientes VIPs

Quem são os clientes que mais compram no seu e-commerce? O que eles tem em comum?

O que eles tem comprado? Qual a frequência das compras deles? São perguntas interessantes de serem respondidas.

Lembre-se do princípio 80/20 (Pareto), ou seja, 80% das suas vendas são feitas para 20% dos seus clientes.

Essa proporção pode até não ser 80/20, mas, com certeza, existe um pequeno grupo que é responsável por grande parte das vendas.

Um trabalho mais intenso nesse grupo pode ser mais barato e trazer mais resultado que trabalhar 100% da sua base de clientes.

Saiba se a sua agência pretende se comunicar com clientes VIPS e como ela vai fazer isso.

Essas pessoas são muito importantes para o seu negócio e precisam ser impactadas de maneira diferenciada.

Esperamos que essas perguntas te ajudem a avaliar a agência que você contratou. Deixe a sua opinião nos comentários.

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Algumas marcas têm uma agência de marketing para ajudar a atrair mais clientes.

Com certeza, é uma tarefa complicada escolher o melhor prestador deste tipo de serviço. Por isso, se você já contratou um, queremos te ajudar a ter os melhores resultados.

Neste sentido, listamos abaixo 5 perguntas que você deve fazer para a sua agência para ter certeza que eles estão fazendo o melhor trabalho possível.

Disparos em massa ou segmentados?

Fazer disparos em massa sem nenhum tipo de segmentação não é o recomendado hoje em dia, embora, muitas empresas seguem fazendo isso.

Imagine você entrar em um e-commerce, fazer o cadastro e ficar recebendo frequentemente ofertas que não te interessam?

Certamente você irá bloquear esse e-mail e, por consequência, o varejista irá perder um importantíssimo canal com os clientes.

Agora imagine receber ofertas que te interessam e com uma frequência razoável

A tendência de fazer uma nova compra é muito maior e de cancelar o recebimento do e-mail é menor.

Portanto, entenda como a sua agência vai realizar este trabalho.

Pergunte como ela vai segmentar a base e criar as campanhas.

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a) Lançamento de novos produtos (nova coleção de roupas por exemplo);

b) “Saudades” (clientes que não visitam o site há mais de 30 dias);

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d) Campanhas de aniversário;

e) Cross selling (exemplo: cliente comprou um sapato, oferecer um cinto que combina com o sapato);

Peça sugestões para sua agência de marketing.

Procure saber a justificativa e o objetivo para cada uma das notificações recorrentes que ela pretende disparar para sua base.

Resultados com o e-mail marketing

Temos várias métricas relacionadas aos e-mails: envios, entregas, aberturas, cliques.

Mas quantas conversões (compras) foram feitas a partir da mensagem?

Medir a receita last click e a receita influenciada pelos e-mails disparados é muito importante.

Pouco adianta saber a porcentagem de usuários que somente abriram e clicaram no email.

Monitore e cobre resultados e melhorias em todas essas métricas de acompanhamento da sua agência.

O email marketing ainda é a principal ferramenta de vendas recorrentes do e-commerce.

Comunicação multicanal

O e-mail é um ótimo canal de comunicação com seus clientes, mas, imagine poder enviar um SMS avisando o seu cliente que a encomenda dele já está sendo entregue, ou que um produto que ele tem interesse acabou de entrar em pré-venda.

Procure saber se sua agência está pronta para pesquisar e utilizar as novas tecnologias presentes no mercado, como o CRM.

Clientes VIPs

Quem são os clientes que mais compram no seu e-commerce? O que eles tem em comum?

O que eles tem comprado? Qual a frequência das compras deles? São perguntas interessantes de serem respondidas.

Lembre-se do princípio 80/20 (Pareto), ou seja, 80% das suas vendas são feitas para 20% dos seus clientes.

Essa proporção pode até não ser 80/20, mas, com certeza, existe um pequeno grupo que é responsável por grande parte das vendas.

Um trabalho mais intenso nesse grupo pode ser mais barato e trazer mais resultado que trabalhar 100% da sua base de clientes.

Saiba se a sua agência pretende se comunicar com clientes VIPS e como ela vai fazer isso.

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