Como usar um CRM para fidelização de clientes?
Usar um CRM para fidelização de clientes no varejo permite criar experiências personalizadas, segmentar com inteligência e ativar campanhas nos canais certos. Isso fortalece o…
Algumas marcas têm uma agência de marketing para ajudar a atrair mais clientes.
Sumário
Com certeza, é uma tarefa complicada escolher o melhor prestador deste tipo de serviço. Por isso, se você já contratou um, queremos te ajudar a ter os melhores resultados.
Neste sentido, listamos abaixo 5 perguntas que você deve fazer para a sua agência para ter certeza que eles estão fazendo o melhor trabalho possível.
Fazer disparos em massa sem nenhum tipo de segmentação não é o recomendado hoje em dia, embora, muitas empresas seguem fazendo isso.
Imagine você entrar em um e-commerce, fazer o cadastro e ficar recebendo frequentemente ofertas que não te interessam?
Certamente você irá bloquear esse e-mail e, por consequência, o varejista irá perder um importantíssimo canal com os clientes.
Agora imagine receber ofertas que te interessam e com uma frequência razoável
A tendência de fazer uma nova compra é muito maior e de cancelar o recebimento do e-mail é menor.
Portanto, entenda como a sua agência vai realizar este trabalho.
Pergunte como ela vai segmentar a base e criar as campanhas.
Segmentação é a chave para um ROI alto em e-commerce.
Temos clientes usando essas 5 notificações recorrentes e tendo ótimos resultados:
a) Lançamento de novos produtos (nova coleção de roupas por exemplo);
b) “Saudades” (clientes que não visitam o site há mais de 30 dias);
c) Primeira compra (cliente cadastrou mas não fez a primeira compra);
e) Cross selling (exemplo: cliente comprou um sapato, oferecer um cinto que combina com o sapato);
Peça sugestões para sua agência de marketing.
Procure saber a justificativa e o objetivo para cada uma das notificações recorrentes que ela pretende disparar para sua base.
Temos várias métricas relacionadas aos e-mails: envios, entregas, aberturas, cliques.
Mas quantas conversões (compras) foram feitas a partir da mensagem?
Medir a receita last click e a receita influenciada pelos e-mails disparados é muito importante.
Pouco adianta saber a porcentagem de usuários que somente abriram e clicaram no email.
Monitore e cobre resultados e melhorias em todas essas métricas de acompanhamento da sua agência.
O email marketing ainda é a principal ferramenta de vendas recorrentes do e-commerce.
O e-mail é um ótimo canal de comunicação com seus clientes, mas, imagine poder enviar um SMS avisando o seu cliente que a encomenda dele já está sendo entregue, ou que um produto que ele tem interesse acabou de entrar em pré-venda.
Procure saber se sua agência está pronta para pesquisar e utilizar as novas tecnologias presentes no mercado, como o CRM.
Quem são os clientes que mais compram no seu e-commerce? O que eles tem em comum?
O que eles tem comprado? Qual a frequência das compras deles? São perguntas interessantes de serem respondidas.
Lembre-se do princípio 80/20 (Pareto), ou seja, 80% das suas vendas são feitas para 20% dos seus clientes.
Essa proporção pode até não ser 80/20, mas, com certeza, existe um pequeno grupo que é responsável por grande parte das vendas.
Um trabalho mais intenso nesse grupo pode ser mais barato e trazer mais resultado que trabalhar 100% da sua base de clientes.
Saiba se a sua agência pretende se comunicar com clientes VIPS e como ela vai fazer isso.
Essas pessoas são muito importantes para o seu negócio e precisam ser impactadas de maneira diferenciada.
Esperamos que essas perguntas te ajudem a avaliar a agência que você contratou.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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