trafego qualificado

Como gerar tráfego qualificado? Descubra aqui!

Os gestores de e-commerces varejistas, responsáveis por aumentar o faturamento da marca através das vendas digitais, têm uma questão importante em mente: como gerar tráfego qualificado?

Este desafio é bem comum, afinal, não é uma tarefa fácil atrair o público que, de fato, irá comprar os produtos da empresa.

Pelo contrário, o que mais se observa no Google Analytics de alguns negócios é o crescimento do volume de visitantes, porém, caindo o tempo médio de sessão e maximizando a taxa de rejeição.

Ou seja, existem “pessoas desqualificadas” (que não têm interesse pelos produtos da marca) clicando na loja virtual e isso não ajuda em nada a bater as metas de receita. E pior, às vezes, há orçamento de mídia paga “escorrendo pelo ralo”.

Se este é o seu cenário, nós estamos aqui para apresentar algumas soluções. Então siga com a gente na leitura para descobrir como gerar tráfego qualificado para o seu e-commerce.

Auditoria das palavras-chave

Um dos fatores para que um e-commerce seja facilmente encontrado nas primeiras posições do Google é a definição estratégica das palavras-chave que vão compor as descrições de produtos, de categorias e de todas as demais páginas do site.

Essas palavras-chave (keywords) podem ser head tail e/ou long tail e, obrigatoriamente, devem estar muito alinhadas com a intenção de busca do consumidor. Do contrário, podem não atrair ninguém ou gerar tráfego desqualificado.

Diante disso, te aconselhamos a fazer uma auditoria completa das palavras-chaves que estão sendo usadas no e-commerce. Irá dar trabalho, mas, no fim, vai valer a pena.

Essa atividade é essencial, pois, muitas vezes, há descrições de produtos e de categorias, por exemplo, que foram criadas há muito tempo e que nunca mais foram revisadas. E isso não é legal, dado que, o comportamento de busca dos usuários muda com o decorrer do tempo.

Exemplo fictício: Suponha que o Magazine Luiza, um dos e-commerces mais antigos do Brasil, criou uma descrição de produto há 10 anos e selecionou palavras-chave que correspondiam à intenção de busca de um Millennial.

Entretanto, em 2023, esse produto passou a ser comprado exclusivamente pela Geração Z, que utiliza outros termos no Google para encontrá-lo. Se o Magalu não atualizar a descrição deste item, assim como as palavras-chave, irá atrair para as suas páginas internautas que não tem mais interesse por este objeto.

Vê como um “detalhe” faz toda a diferença?

E como dica bônus relacionada a este tema, te sugerimos verificar quais palavras-chave a sua agência de performance (ou equipe interna) está “atacando” / comprando na estratégia de mídia paga. 

Também neste caso, se as keywords não estiverem alinhadas com a intenção de busca dos usuários, há a possibilidade do tráfego atraído não ser qualificado, gerando assim, desperdício de budget.

Análise do público-alvo

Mesmo possuindo uma plataforma de CRM que permite segmentar as bases de clientes do e-commerce, muitas marcas insistem em enviar campanhas massivas de e-mail, SMS e/ou WhatsApp para grupos enormes de contatos.

O argumento que “vou ganhar no volume” está “caindo por terra”, afinal, a cada dia que passa, mais os clientes desejam receber conteúdos customizados. Sem falar que, na maioria das vezes, quem “ganha” em quantidade, perde em qualidade.

Quando enviamos promoções para públicos pouco segmentados, assumimos o risco de impactar uma audiência que, talvez, nem se recorde mais da empresa emissora da mensagem e o resultado é o aumento dos bounces ou visitas na loja virtual que não serão finalizadas com uma compra.

Portanto revise os grupos de pessoas que são impactados de forma recorrente pelas suas ações de marketing digital e considere a argumentação trazida até aqui para segmentar as bases que receberão outras propagandas no futuro.

Confira mais 07 dicas bônus

E agora, para concluir este conteúdo, segue abaixo mais 07 dicas que te ajudarão a gerar tráfego qualificado para o seu e-commerce:

  1. Revise a sua Data-Drive Persona e/ou ICP da sua empresa;
  1. Troque links com e-commerces que tem uma audiência igual à sua, mas que vendem produtos diferentes e/ou complementares;
  1. Crie um blog e desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo;
  1. Faça a curadoria dos conteúdos das redes sociais que direcionam para o e-commerce;
  1. Fique de olho nas atualizações de algoritmo do Google;
  1. Deixe o campo “sobre a empresa” do e-commerce super completo e detalhado;
  1. Crie uma conta no Google Meu Negócio e também descreva o máximo possível sobre a empresa, agregando fotos, links, avaliações, depoimentos e etc.

E então? Gostou destas ideias? Esperamos que sim!

Antes de nos despedir, te convidamos a baixar o e-book mais procurado nos últimos dias por aqui! O nosso guia sobre Estratégias Cruciais para 2024. Até breve!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *