A contratação de uma plataforma de CRM visando aumentar as vendas e se relacionar melhor com os clientes é uma das principais apostas de alguns varejistas para 2024.

No atual cenário do varejo, onde conquistar novos clientes tem sido cada vez mais desafiador, trabalhar bem a base de consumidores já existente é uma excelente maneira para faturar mais por meio da recompra.

Diante disso, nós vamos apresentar neste artigo alguns argumentos para te ajudar a refletir se uma ferramenta de CRM é o que a sua empresa precisa neste momento.

Vamos lá?

O CRM como diferencial competitivo

Entre as principais estratégias a serem implementadas como diferencial competitivo por uma marca é necessário apostar no aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente e atendê-lo da melhor forma possível.

Para oferecer o melhor relacionamento, é necessário identificar os principais perfis, hábitos, necessidades e expectativas dos consumidores e assim oferecer a eles a comunicação, os produtos, o atendimento e a experiência que desejam e que podem gerar valor para eles.

Neste contexto, o CRM (Customer Relationship Management), que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, se destaca. Ele é o conjunto de práticas com a finalidade de gerenciar e analisar as interações com os clientes.

Com o uso de uma plataforma de CRM, as marcas podem realizar a gestão das informações da base de clientes e criar comunicações personalizadas de acordo com as características e comportamentos dos seus consumidores em diversos canais.

Para saber mais sobre o assunto, leia este outro artigo sobre “O que é CRM“.

CRM: retenção e fidelização

Os varejistas que conseguem se adaptar bem às mudanças do mercado, são aqueles que conhecem bastante os seus consumidores e conseguem atender às necessidades deles em velocidade recorde.

Isso porque as marcas investem em tecnologia para identificar as preferências dos clientes, otimizar processos e se manterem próximas aos seus consumidores, como é o caso do CRM. 

Existe uma transição rápida do consumo moderno, ou seja, antes um cliente comprava itens para casa pensando na qualidade do produto para 10 anos ou mais. E, hoje, há a preocupação estética. Os consumidores trocam de móveis, por exemplo, com mais agilidade para acompanhar as tendências e pela facilidade de compra dos canais digitais integrados ao físico. 

A venda ativa é a grande aliada neste cenário, pois a marca se dirige até o cliente para vender e desenvolver o relacionamento com ele, oferecendo um atendimento consultivo e personalizado.

Imagine, por exemplo, uma loja de móveis que acabou de vender um berço para uma cliente que teve o seu primeiro bebê. Depois de uns 2 anos desta compra, é bem provável que essa cliente já comece a pesquisar sobre a transição do berço para a caminha.

A inteligência artificial do CRM pode fomentar o vendedor de uma marca sobre essa possível necessidade do cliente para que ele consiga, através de uma venda ativa e consultiva, ajudar o cliente em suas necessidades. O resultado é ainda mais positivo se a marca tiver um bom pós-venda e construir um verdadeiro relacionamento com o cliente. 

Com o CRM para o varejo, as lojas de móveis e eletro podem entender as necessidade dos clientes, diversificar os canais de comunicação para manter o contato com o público e gerar engajamento. Inclusive, potencializar o pós-vendas para melhorar a experiência de compra, aumentar as vendas e fidelizar clientes.

A importância do CRM

Como já mencionado neste artigo, com a centralização dos dados de características e comportamentos dos consumidores no CRM, as marcas conseguem entender a jornada de compra dos seus clientes e atender as necessidades e expectativas deles. O que se torna um diferencial competitivo e favorece na retenção e fidelização dos clientes.

Além destes benefícios já citados, o uso do CRM para também é importante para: 

  • Integração dos canais de vendas e comunicação da marca;
     
  • Visão mais ampla do negócio: por meio dos relatórios, o gestor consegue ter uma visão ampliada da marca que é essencial para tomar decisões mais ágeis e corretas;

  • Mais produtividade: o CRM otimiza a comunicação e torna os processos mais eficientes, visto que centraliza todas as informações sobre os clientes;

  • Planejamento estratégico mais eficiente: é uma central de informações, com dados relevantes, imprescindíveis para o planejamento;

  • Aumento das vendas: como o CRM coloca o cliente no centro da estratégia, consegue identificar seu perfil, potencializando o relacionamento da marca com ele e estimulando a sua retenção, além de favorecer a aquisição de novos clientes;

Se a sua marca ainda não tem a área de CRM, leia este outro artigo como implementar e “O que faz a área de CRM“.

Conheça também a Dito CRM

A Dito CRM é uma empresa de tecnologia com mais de 15 anos de mercado. Nós já impactamos mais de 120 milhões de consumidores de grandes marcas do varejo.

Por meio da nossa plataforma, é possível integrar todos canais de vendas on e offline. Desse modo, você terá uma visão única e completa da jornada de compra dos seus clientes. Isso porque nosso sistema possibilita:

  • Integração de todos os canais de vendas do varejo;

  • Centralização dos dados;

  • Segmentação de consumidores;

  • Escolha do melhor canal de comunicação para fazer o disparo de notificação;

  • Agenda digital do vendedor, com a criação de listas de contatos;

  • Gerenciamento da performance das lojas físicas e dos vendedores;

  • Venda reativa pelo WhatsApp;

  • Envio de pesquisas de satisfação;

  • Segmentação de público para o Google Adwords e Facebook Ads;

  • Mensuração de resultados no varejo;

  • E muito mais;

Observe os resultados de alguns de nossos clientes:

  • Chilli Beans — 20% de receita influenciada por meio do CRM da Dito;
  • Dress To — 48% de receita influenciada por meio do CRM da Dito;
  • Grupo Lins Ferrão — Taxa de conversão de 35% com o Dito Jornadas;
  • Animale — 87% dos consumidores são promotores da marca;

Agora que você tem mais clareza sobre como o CRM pode estimular as vendas e que é indispensável para o crescimento de sua empresa, clique no banner abaixo para agendar uma consultoria gratuita com a gente. Te aguardamos.

Fale com um especialista da Dito

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Diante disso, nós vamos apresentar neste artigo alguns argumentos para te ajudar a refletir se uma ferramenta de CRM é o que a sua empresa precisa neste momento.

Vamos lá?

O CRM como diferencial competitivo

Entre as principais estratégias a serem implementadas como diferencial competitivo por uma marca é necessário apostar no aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente e atendê-lo da melhor forma possível.

Para oferecer o melhor relacionamento, é necessário identificar os principais perfis, hábitos, necessidades e expectativas dos consumidores e assim oferecer a eles a comunicação, os produtos, o atendimento e a experiência que desejam e que podem gerar valor para eles.

Neste contexto, o CRM (Customer Relationship Management), que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, se destaca. Ele é o conjunto de práticas com a finalidade de gerenciar e analisar as interações com os clientes.

Com o uso de uma plataforma de CRM, as marcas podem realizar a gestão das informações da base de clientes e criar comunicações personalizadas de acordo com as características e comportamentos dos seus consumidores em diversos canais.

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CRM: retenção e fidelização

Os varejistas que conseguem se adaptar bem às mudanças do mercado, são aqueles que conhecem bastante os seus consumidores e conseguem atender às necessidades deles em velocidade recorde.

Isso porque as marcas investem em tecnologia para identificar as preferências dos clientes, otimizar processos e se manterem próximas aos seus consumidores, como é o caso do CRM. 

Existe uma transição rápida do consumo moderno, ou seja, antes um cliente comprava itens para casa pensando na qualidade do produto para 10 anos ou mais. E, hoje, há a preocupação estética. Os consumidores trocam de móveis, por exemplo, com mais agilidade para acompanhar as tendências e pela facilidade de compra dos canais digitais integrados ao físico. 

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Imagine, por exemplo, uma loja de móveis que acabou de vender um berço para uma cliente que teve o seu primeiro bebê. Depois de uns 2 anos desta compra, é bem provável que essa cliente já comece a pesquisar sobre a transição do berço para a caminha.

A inteligência artificial do CRM pode fomentar o vendedor de uma marca sobre essa possível necessidade do cliente para que ele consiga, através de uma venda ativa e consultiva, ajudar o cliente em suas necessidades. O resultado é ainda mais positivo se a marca tiver um bom pós-venda e construir um verdadeiro relacionamento com o cliente. 

Com o CRM para o varejo, as lojas de móveis e eletro podem entender as necessidade dos clientes, diversificar os canais de comunicação para manter o contato com o público e gerar engajamento. Inclusive, potencializar o pós-vendas para melhorar a experiência de compra, aumentar as vendas e fidelizar clientes.

A importância do CRM

Como já mencionado neste artigo, com a centralização dos dados de características e comportamentos dos consumidores no CRM, as marcas conseguem entender a jornada de compra dos seus clientes e atender as necessidades e expectativas deles. O que se torna um diferencial competitivo e favorece na retenção e fidelização dos clientes.

Além destes benefícios já citados, o uso do CRM para também é importante para: 

  • Integração dos canais de vendas e comunicação da marca;
     
  • Visão mais ampla do negócio: por meio dos relatórios, o gestor consegue ter uma visão ampliada da marca que é essencial para tomar decisões mais ágeis e corretas;

  • Mais produtividade: o CRM otimiza a comunicação e torna os processos mais eficientes, visto que centraliza todas as informações sobre os clientes;

  • Planejamento estratégico mais eficiente: é uma central de informações, com dados relevantes, imprescindíveis para o planejamento;

  • Aumento das vendas: como o CRM coloca o cliente no centro da estratégia, consegue identificar seu perfil, potencializando o relacionamento da marca com ele e estimulando a sua retenção, além de favorecer a aquisição de novos clientes;

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Por meio da nossa plataforma, é possível integrar todos canais de vendas on e offline. Desse modo, você terá uma visão única e completa da jornada de compra dos seus clientes. Isso porque nosso sistema possibilita:

  • Integração de todos os canais de vendas do varejo;

  • Centralização dos dados;

  • Segmentação de consumidores;

  • Escolha do melhor canal de comunicação para fazer o disparo de notificação;

  • Agenda digital do vendedor, com a criação de listas de contatos;

  • Gerenciamento da performance das lojas físicas e dos vendedores;

  • Venda reativa pelo WhatsApp;

  • Envio de pesquisas de satisfação;

  • Segmentação de público para o Google Adwords e Facebook Ads;

  • Mensuração de resultados no varejo;

  • E muito mais;

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  • Grupo Lins Ferrão — Taxa de conversão de 35% com o Dito Jornadas;
  • Animale — 87% dos consumidores são promotores da marca;

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